Ideias para cozinhar abobrinha: receitas fáceis e rápidas

Tem abobrinha na geladeira? O que fazer com elas? Apesar de ser um ingrediente muito versátil, às vezes nos falta a criatividade para criar um prato gostoso e que seja ao mesmo rápido e fácil de fazer. Então vamos dar uma força e apresentar algumas ideias para que você se inspire.

1. Abobrinha ao forno, na frigideira ou grelhada

É realmente super fácil de fazer, o único trabalho é cortar as abobrinhas e temperá-las que, de resto, o forno faz tudo. Abobrinha combina demais com hortelã e você então poderá temperá-las simplesmente com azeite, sal, hortelã e alho. No link abaixo você encontrará uma outra receita com outros temperos para variar o sabor.

setaRECEITA ESPECIAL DE NATAL: ABOBRINHA COM HORTELÃ AO FORNO

Abobrinha ao forno

Corte as abobrinhas em rodelas de uns 1,5 cm e leve-as para dourar ao forno 180° por uns 20 minutos, regadas com um fio de azeite, uma pitada de sal, pimenta-do-reino a gosto e temperos a gosto (salsinha, cebolinha, hortelã picados finamente e dentes de alho descascados e inteiros ou cortados em pedaços para quem adora alho).

Abobrinha na frigideira

Se você não tiver forno, não tem problema. Coloque as abobrinhas cortadas em rodelas de 1,5 cm em uma frigideira funda e antiaderente com um fio de azeite e uma pitada de sal.

Deixe que as abobrinhas cozinhem levemente (na verdade elas podem ser comidas cruas, então não precisa cozinhar muito). Retire-as da frigideira e em uma travessa tempere-as com 1 ou 2 dentes de alho (dependendo do gosto e da quantidade) cortados em pedacinhos (não moído pois assim o gosto fica e você não precisa comer o alho se não quiser, é só mesmo para dar um sabor e sendo colocado cru, dará um sabor forte).

Junte folhas de hortelã, azeite de oliva e misture tudo bem e, se tiver um vinagre balsâmico - aceto- de boa qualidade coloque algumas gotinhas que dar um toque de gourmet.

Abobrinha ou grelhada

Os mesmo temperos ficam incríveis também se a abobrinha for grelhada. Prossiga com o mesmo procedimento usado para fazer a abobrinha na frigideira, temperando-a depois de grelhadas, com alho cru e folhas de hortelã. O corte pode ser em rodelas ou longitudinais.

Pesto de abobrinha

foto: giallozafferano 

Você nem sabia que existia, mas existe e é uma delícia: O pesto de abobrinha pode ser usado como molho em pastas tanto macarrões como lasanhas, panquecas, etc.

Ingredientes

  • 3 abobrinhas grandes
  • Manjericão a gosto
  • ou
  • Hortelã a gosto
  • 20 gr. pinolis
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • um dente pequeno de alho e sem o fio de dentro que pode dar indigestão
  • azeite
  • sal
  • pimenta-do-reino em pó

Modo de preparo

* Corte as extremidades e lave as abobrinhas. Corte-as em 4 pedaços no sentido horizontal e retire suas partes brancas em excesso.

* Coloque-as para ferver em água salgada por 1-2 minutos, não as deixe mole! É mesmo um ou dois minutos, faça o teste com o garfo e retire-as da água.

* Escorra as abobrinhas e coloque-as em uma tigela com água fria para interromper o cozimento.

* Seque as abobrinhas e coloque-as em um liquidificador ou mixer.

* Adicione as folhas de manjericão ou de hortelã lavadas, o alho, pinolis, sal e um fio de azeite e bata tudo.

* Quem adora alho pode colocar mais um dente. Lembre-se de retirar a parte interna do alho que pode dar má digestão.

* Quando a mistura começar a ficar homogênea, é hora de juntar o queijo, a pimenta-do-reino, mais azeite se precisar. Ajuste o sal e dê mais uma batida até que a mistura fique lisa. Guarde o pesto na geladeira até a hora de servir e use-o normalmente. Dura no máximo 2 dias na geladeira.

Chips de abobrinha

Basta colocar abobrinhas bem sequinhas ao forno que elas viram chips crocantes e saudáveis. Veja no link abaixo como fazer chips de abobrinha e também com outras verduras.

setaCHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA

Receita de bolinho de abobrinha (frito ou assado)

foto: ultimenotizieflash

Ingredientes

  • 5 abobrinhas
  • 2 pães-franceses (filõezinhos) amanhecidos
  • farinha de rosca
  • azeite
  • sal
  • temperos a gosto (ervas e especiarias)

Vou ensinar a base dos bolinhos feita de pão amanhecido (pão velho).

As quantidades você regula com a quantidade de pessoas que irão comer e com a de ingredientes que você tiver na geladeira, ok?

Mas aqui, para dar uma ideia, utilizei 5 abobrinhas médias-grandes para 2 filõezinhos amanhecidos.

Tenha também farinha de rosca para esta receita.

Modo de fazer

Na Itália, a maioria dos bolinhos (polpette) é feita com pão velho. A base é colocar o pão de molho no leite ou na água ou em uma mistura de leite e água (com o leite o sabor muda mas não tem problema se fizer somente com água. O ideal é usar aquele resto de leite na geladeira e misturá-lo com água porque o leite que sobrar do molho será jogado fora e dá dó desperdiçar leite. Então veja você a sua disponibilidade.

* Coloque o pão de molho neste leite com água para amolecer em uma quantidade que o cubra totalmente ou vire-o de vez em quando para que o líquido entre no pão para amolecê-lo bem. Depois de bem encharcado, o que demora uns 10, 20 minutos, esprema tudo muito bem com a ajuda de uma peneira primeiramente e depois com a ajuda de um pano de prato limpo, de modos que fique bem sequinho e reserve.

* Em uma frigideira leve as abobrinhas com um fiozinho de azeite para murcharem. Você pode colocar cebola picadinha, um dente de alho, inteiro e não picado para dar um leve sabor, ou um pedacinho de alho-poró picado, mas não exagere pois o bolinho é de abobrinha e não de alho nem de cebola, ok? Se colocar o alho inteiro, retire-o depois que as abobrinhas cozinharem.

* Coloque uma pitada de sal e deixe as abobrinhas murcharem e perderem água na frigideira.

* Em uma tigela, você vai juntar a abobrinha ao pão embevecido e bem escorrido para fazer os bolinhos mas ATENÇÃO. Se a abobrinha ficou muito aguada pode ser que a mistura fique muito mole então, antes de juntá-la ao pão, coloque-a sem o líquido (óleo) que sobrou do seu cozimento e use-o para ajustar a consistência, se precisar, depois.

* Junte na tigela umas 3 colheres cheias de sopa de queijo parmesão ralado e misture tudo à mão. A massa deve ser compacta o suficiente para fazer as bolinhas (podem ser bolinhas achatadas ou em formato de croquete também). Mas não devem ser muito duras.

* Acrescente farinha de rosca se a mistura ficar muito mole.

* Acrescente o óleo que sobrou do cozimento da abobrinha se achar a massa muito dura.

* Tempere com ervas aromáticas: salsinha, hortelã picadas, pimenta-do-reino ou pimenta cayena em pó, o que for do teu agrado.

* Faça as bolinhas e passe-as na farinha de rosca se quiser, mas não é necessário se elas estiverem bem compactas. Pode passar apenas nas claras de ovos batidas (sem as gemas) e depois na farinha assim elas ficam mais leves e com a casquinha por fora. Mas repito, nem é necessário elas ficam boas mesmo sem serem passadas na farinha de rosca. Frite ou asse.

Dicas: Para fritar elas precisam estar bem firmes. Se a mistura resultar mole, no forno vai dar certo. Para ajustar a consistência use farinha de rosca se ficou mole (trigo não); ou o óleo do cozimento da abobrinha se a massa ficar dura. Jogou o óleo fora ou não sobrou? Umas gotinhas de leite ou de azeite resolverão.

Bom apetite e conta como ficou. Esta mesma base de polpetta pode ser usada para fazer bolinho de berinjela.

Leia também: 

setaMOLHOS E CONDIMENTOS PARA MASSAS: 10 RECEITAS VEGETARIANAS PARA COZINHAR EM 5 MINUTOS