Receitas com abobrinha: ideias fáceis, econômicas e rápidas


Tem abobrinha na geladeira? O que fazer com elas? Apesar de ser um ingrediente muito versátil, às vezes nos falta a criatividade para criar um prato gostoso e que seja ao mesmo rápido, econômico  e fácil de fazer. Então vamos dar uma força e apresentar algumas ideias para que você se inspire.

Leia também:

Abobrinha na frigideira

É realmente super fácil de fazer, o único trabalho é cortar as abobrinhas e levá-las para dourar.

Coloque as abobrinhas cortadas em rodelas de 1,5 cm em uma frigideira funda e antiaderente com um fio de azeite e uma pitada de sal.

Deixe que as abobrinhas cozinhem levemente (na verdade elas podem ser comidas cruas, então não precisa cozinhar muito). Retire-as da frigideira e em uma travessa tempere-as com 1 ou 2 dentes de alho (dependendo do gosto e da quantidade) cortados em pedacinhos (não moído pois assim o gosto fica e você não precisa comer o alho se não quiser, é só mesmo para dar um sabor e sendo colocado cru, dará um sabor forte).

Junte folhas de hortelã, azeite de oliva e misture tudo bem e, se tiver um vinagre balsâmico – aceto- de boa qualidade coloque algumas gotinhas que dar um toque de gourmet.

Abobrinha combina demais com hortelã, então capriche nessa erva aromática!

No link abaixo você encontrará uma outra receita com outros temperos para variar o sabor.

foto

Abobrinha grelhada

Aqui você deve cortar as abobrinhas em fatias longitudinais (um pouco maiores que em rodelas).

Leve-as para grelhar e, uma vez grelhadas, acrescente azeite, sal, pimenta-do-reino, folhas de hortelã e alho cru picado em pedaços maiores, de maneira que a abobrinha pegue o sabor do alho, mas que possa ser retirado (pois alho cru nem todo mundo come!).

Misture bem e deixe descansar por uma hora para incorporar o sabor do tempero antes de servir.

Abobrinha ao forno

Corte as abobrinhas em rodelas de uns 1,5 cm e leve-as para dourar ao forno 180°C por uns 15 minutos regadas com um fio de azeite, uma pitada de sal, pimenta-do-reino a gosto e temperos a gosto (salsinha, pimenta-rosa, cebolinha, folhas de hortelã e dentes de alho descascados e inteiros ou cortados em pedaços para quem adora alho).

Abobrinha tunisina

Nessa receita primeiro se grelha as abobrinhas, em rodelas ou longitudinais. Deixe-as esfriarem.

Depois de resfriadas, em um recipiente de vidro, tempere-as com bastante azeite, alho cortado finamente e muitas folhas de hortelã, além de sal e pimenta-do reino a gosto.

Deixe-as descansarem na geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

O resultado é espetacular!

Pesto de abobrinha

foto

foto: giallozafferano

Você nem sabia que existia, mas existe e é uma delícia: O pesto de abobrinha pode ser usado como molho em pastas tanto macarrões como lasanhas, panquecas, etc.

INGREDIENTES

  • 3 abobrinhas grandes
  • Manjericão a gosto
  • Hortelã a gosto
  • 20 gr. de pinolis
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • um dente pequeno de alho e sem o fio de dentro que pode dar indigestão
  • azeite
  • sal
  • pimenta-do-reino em pó

MODO DE PREPARO

  • Corte as extremidades e lave as abobrinhas. Corte-as em 4 pedaços no sentido horizontal e retire suas partes brancas em excesso.
  • Coloque-as para ferver em água levemente salgada por 1-2 minutos, não as deixe mole! É mesmo um ou dois minutos, faça o teste com o garfo e retire-as da água.
  • Escorra as abobrinhas e coloque-as em uma tigela com água fria para interromper o cozimento.
  • Seque as abobrinhas e coloque-as em um liquidificador ou mixer.
  • Adicione as folhas de manjericão ou de hortelã lavadas, o alho, pinolis, sal e um fio de azeite e bata tudo.
  • Quem adora alho pode colocar mais um dente. Lembre-se de retirar a parte interna do alho que pode dar má digestão.
  • Quando a mistura começar a ficar homogênea, é hora de juntar o queijo, a pimenta-do-reino, mais azeite se precisar. Ajuste o sal e dê mais uma batida até que a mistura fique lisa.

Guarde o pesto na geladeira até a hora de servir e use-o normalmente. Dura no máximo 2 dias na geladeira.

Chips de abobrinha

foto

Lave, corte e seque as abobrinhas. Basta colocá-las bem sequinhas ao forno que elas viram chips crocantes e saudáveis.

Veja no link abaixo como fazer chips de abobrinha e também com outras verduras.

Receita de bolinho de abobrinha (frito ou assado)

foto

foto: ultimenotizieflash

INGREDIENTES

  • 5 abobrinhas
  • 2 pães-franceses (filõezinhos) amanhecidos
  • farinha de rosca
  • azeite
  • sal
  • temperos a gosto (ervas e especiarias)

Vou ensinar a base dos bolinhos feita de pão amanhecido (pão velho), com essa base você pode fazer qualquer outro bolinho, com qualquer outro ingrediente.

As quantidades você regula com a quantidade de pessoas que irão comer e com a de ingredientes que você tiver na geladeira, ok?

Mas aqui, para dar uma ideia, utilizei 5 abobrinhas médias-grandes para 2 filõezinhos amanhecidos.

Tenha também farinha de rosca para esta receita.

MODO DE FAZER

Na Itália, a maioria dos bolinhos (polpette) é feita com pão velho. A base é colocar o pão de molho no leite ou na água ou em uma mistura de leite e água (com o leite o sabor muda mas não tem problema se fizer somente com água. O ideal é usar aquele resto de leite na geladeira e misturá-lo com água porque o leite que sobrar do molho será jogado fora e dá dó desperdiçar leite. Então veja você a sua disponibilidade. Pode usar leite vegetal também desde que seja sem açúcar.

Coloque o pão de molho neste leite com água para amolecer em uma quantidade que o cubra totalmente ou vire-o de vez em quando para que o líquido entre no pão para amolecê-lo bem. Depois de bem encharcado, o que demora uns 10, 20 minutos, esprema tudo muito bem com a ajuda de uma peneira primeiramente e depois com a ajuda de um pano de prato limpo, de modos que fique bem sequinho e reserve.

Em uma frigideira leve as abobrinhas com um fiozinho de azeite para murcharem. Você pode colocar cebola picadinha, um dente de alho, inteiro e não picado para dar um leve sabor, ou um pedacinho de alho-poró picado, mas não exagere pois o bolinho é de abobrinha e não de alho nem de cebola, ok? Se colocar o alho inteiro, retire-o depois que as abobrinhas cozinharem.

Coloque uma pitada de sal e deixe as abobrinhas murcharem e perderem água na frigideira.

Em uma tigela, você vai juntar a abobrinha ao pão embevecido e bem escorrido para fazer os bolinhos mas ATENÇÃO. Se a abobrinha ficou muito aguada pode ser que a mistura fique muito mole então, antes de juntá-la ao pão, coloque-a sem o líquido (óleo) que sobrou do seu cozimento e use-o para ajustar a consistência, se precisar, depois.

Junte na tigela umas 3 colheres cheias de sopa de queijo parmesão ralado e misture tudo à mão. A massa deve ser compacta o suficiente para fazer as bolinhas (podem ser bolinhas achatadas ou em formato de croquete também). Mas não devem ser muito duras.

Acrescente farinha de rosca se a mistura ficar muito mole.

Acrescente o óleo que sobrou do cozimento da abobrinha se achar a massa muito dura.

Tempere com ervas aromáticas: salsinha, hortelã picadas, pimenta-do-reino ou pimenta cayena em pó, o que for do teu agrado.

Faça as bolinhas e passe-as na farinha de rosca se quiser, mas não é necessário se elas estiverem bem compactas. Pode passar apenas nas claras de ovos batidas (sem as gemas) e depois na farinha assim elas ficam mais leves e com a casquinha por fora. Mas repito, nem é necessário elas ficam boas mesmo sem serem passadas na farinha de rosca.

Frite ou asse e pronto! Pode servir!

DICAS: Para fritar elas precisam estar bem firmes. Se a mistura resultar mole, no forno vai dar certo. Para ajustar a consistência use farinha de rosca se ficou mole (trigo não); ou o óleo do cozimento da abobrinha se a massa ficar dura. Jogou o óleo fora ou não sobrou? Umas gotinhas de leite ou de azeite resolverão.

Bom apetite e conta como ficou. Esta mesma base de polpetta pode ser usada para fazer bolinho de berinjela.

Bolinho de abobrinha com ricota (frito ou assado)

Essa receita é muito fácil e rápida, além de saudável.

Use:

  • 2 xícaras de abobrinha ralada
  • 200 g de ricota
  • 1 colher de sopa bem cheia de farinha de rosa
  • 1 ovo
  • folhas de manjericão, cheiro-verde, salsinha ou hortelã a gosto.
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Rale a abobrinha no ralo grosso e deixe escorrer o excesso de água usando uma peneira.

Em uma tigela coloque a abobrinha sem o excesso d’água, acrescente a ricota e o queijo ralado.

Acrescente o ovo, a farinha de rosca e as ervas aromáticas de sua preferência.

Acrescente o sal e a pimenta, misture bem até dar consistência de bolinho. Faça bolinhas achatadas e leve-as ao forno quente preaquecido (200°C) por 25 minutos aproximadamente. Gire depois de uns 10 minutos para cozinhar bem dos dois lados.

Você também pode fritar mas a consistência precisa ser mais firme. Portanto, acrescente mais farinha de rosca se precisar para dar o ponto, passe os bolinhos no ovo e na farinha de rosca para empanar e frite em óleo abundante e bem quente.

Macarrão com abobrinha

Essa receita fica boa com macarrão curto tipo penne ou rigatoni. É muito simples!

Use uma abobrinha grande por pessoa ou duas pequenas.

Corte as abobrinhas em quadradinhos. Leve-as em uma frigideira grande antiaderente com um fio abundante de azeite, um ou dois dentes de alho descascados e inteiros.

Acrescente sal, folhas de hortelã e pimenta-do-reino a gosto. Tampe a frigideira para não secar demais o azeite. Cozinhe em fogo médio, girando de vez em quando para não queimar e cozinhar uniformemente.

Deixe-as cozinharem (o que demora uns 5 minutos apenas). Ao mesmo tempo coloque a água para cozinhar o macarrão.

Retire o macarrão al dente da água e reserve um pouco da água do cozimento para se precisar depois. Junte o macarrão cozido e escorrido  à frigideira da abobrinha para que ele incorpore bem o sabor. Se resultar muito al dente, acrescente um pouco da água do cozimento que reservou para chegar ao ponto justo.

A água do cozimento é importante porque nela contém o amido do macarrão que dá cremosidade à receita.

Sirva com folhas de hortelã.

Macarrão com molho branco e abobrinha

Como na receita acima, leve as abobrinhas (1 para cada pessoa) cortadas em quadradinhos para cozinharem em uma frigideira no fogo médio. Mas dessa vez use menos azeite que na receita acima.

Acrescente o alho inteiro descascado, o sal e os temperos a gosto (hortelã, pimenta-do-reino, salsinha, etc). Mexa de vez em quando.

Ao mesmo tempo leve o macarrão para cozinhar.

Quando a abobrinha estiver cozida, acrescente creme de leite ou creme de leite vegetal.

Retire o macarrão al dente da água de cozimento e leve-o para a frigideira da abobrinha para que se misture bem ao molho.

Pode servir com queijo ralado.

Quiche de abobrinha

Olha essa receita do canal Raquelícias é a mais simples de todas pois mistura todos os ingredientes e leva ao forno.

Anote os ingredientes e siga o vídeo curtíssimo:

  • 1 abobrinha média
  • 1 caixinha (200ml) de creme de leite (sem soro)
  • 4 ovos
  • 50g de queijo parmesão ralado + queijo extra pra finalizar
  • 1/2 cebola fatiada bem fininha
  • 200g de muçarela picada
  • 1 colher de sopa de ervas secas de sua preferência
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó
  • Óleo & farinha para untar e enfarinhar a forma ⠀

Pão de abobrinha

Essa receita do Receitas que Amo é muito boa. Anote os ingredientes e mãos à massa, é uma receita rápida e fácil.

  • 2 ovos
  • 1/3 xícara de óleo (80ml)
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (203g)
  • 1 colher de chá de sal (5g)
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (50g)
  • 1 colher (sopa) de fermento químico (15g)
  • 1 e 1/2 xícara de abobrinha italiana ralada no ralo grosso (250g)
  • 1 tomate sem sementes cortado em cubos
  • Cerca de 10 azeitonas cortadas em rodelas
  • Pimenta do reino a gosto

Spaghetti de abobrinha

Receita fácil, econômica e rápida se tiver um ralador ou um espiralizador, senão, pode cortar as abobrinhas à mão mesmo, em tiras bem fininhas.

Depois é só levá-las ao fogo para murcharem com um fio de azeite, uma pitada de sal, um dente de alho inteiro só para dar um leve sabor de alho e servir com um molho da sua preferência.

Pode ser com tomatinhos-cereja, temperados com hortelã e limão. Mas as variantes são muitas, use a imaginação.

Veja mais ideias no link abaixo:

Como fazer espaguete de abobrinha: receitas super fáceis

 

Talvez te interesse ler também:

Molho para macarrão: 10 receitas vegetarianas para fazer em 5 minutos

Tomate seco: propriedades, benefícios e receitas

Ideias para cozinhar alho-poró: 5 receitas saborosas

Sopa de Legumes, que delícia! Receitas Simples, Fáceis e Light

Creme de espinafre: receitas fáceis, saudáveis e super gostosas

O que fazer com tofu que está na geladeira? 6 receitas surpreendentes!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...