Os Significados da Manjedoura e do Presépio de Natal


A Manjedoura é um cenário simbólico profundamente associado à tradição cristã, especialmente durante a celebração do Natal. Ela desempenha um papel central na narrativa do nascimento de Jesus Cristo e é frequentemente representada em Presépios e outras representações artísticas. Neste conteúdo iremos nos aprofundar em sua simbologia e significados. Saiba mais!

Presépio: O que é e o que representa

O Presépio de Natal  é uma representação visual e artística do nascimento de Jesus Cristo. Ele inclui vários elementos e personagens que têm significados simbólicos na tradição cristã.

Cada figura presente na cena do nascimento de Jesus na manjedoura forma o Presépio, e carrega simbolismos e significados que nos servem como ensinamentos espirituais.

Conheça o significado de cada elemento constituinte do Presépio natalino:

Jesus Cristo (Menino Jesus)

Representa o filho de Deus, o Salvador, que veio ao mundo para trazer a redenção e a salvação à humanidade. Sua presença no Presépio é central, simbolizando a encarnação divina.

Maria (Mãe de Jesus)

Maria, a mãe de Jesus simboliza o sagrado feminino, a sensibilidade, a compreensão, a misericórdia, a compaixão e o amor divino. Sua presença destaca a importância da maternidade e a conexão com Deus e com a Mãe Terra.

José (Pai de Jesus)

José representa o masculino e a proteção paterna. Esse personagem paterno destaca a importância de atuar em consonância com a vontade divina do Pai Celestial.

Estrela de Belém

A Estrela de Belém, muitas vezes representada no topo do Presépio, guia os visitantes até o local do nascimento de Jesus. Ela simboliza a orientação espiritual, a luz divina e a manifestação celestial associada ao nascimento do Messias.

Pastores

Os pastores são frequentemente retratados como os primeiros a receberem a notícia do nascimento de Jesus. A presença deles no Presépio representa a humildade e a acessibilidade divina para todos.

Animais

Os animais no Presépio representam a naturalidade do ambiente, mas também possuem um simbolismo mais profundo. Tradicionalmente, o boi e o jumento estão associados à ideia de que até os mesmos animais confirmam a importância do nascimento de Jesus. Eles simbolizam a natureza e a senciência animal.

Os Reis Magos (ou Sábios)

Os Reis Magos simbolizam a universalidade da mensagem de Jesus. Vindos de diferentes regiões, eles representam a inspiração e o reconhecimento da realidade divina de Jesus. Os presentes que trazem (ouro, incenso e mirra) têm significados simbólicos de respeito, espiritualidade e profecia.

Significado do Local do Nascimento de Jesus (a Manjedoura)

A Manjedoura é o local onde, de acordo com a narrativa bíblica, Jesus nasceu. Na ausência de um quarto disponível, Maria e José se viram forçados a se abrigarem em um estábulo e ali Jesus foi colocado numa manjedoura, ou seja, em um recipiente de alimentação ou comedouro de animais. Esse contexto humilde e simples é um elemento-chave da mensagem cristã, simbolizando a humildade e a simplicidade do nascimento de Salvador.

Humildade e Despojamento

A escolha de uma Manjedoura como berço para o Filho de Deus destaca a humildade e o despojamento associados ao nascimento de Jesus. Isso é contrastante com a expectativa de que o Messias nasceria em grande pompa e circunstância. A Manjedoura simboliza que a vida humana pode ser vivida de forma despojada e exalta o valor da simplicidade.

Mensagem de Esperança

A Manjedoura também transmite uma poderosa mensagem de esperança. Ao escolher um local modesto para colocar o Salvador, a narrativa bíblica sugere que a redenção e a salvação estão disponíveis para todos, independentemente de sua origem ou status social. Essa mensagem ressoa com a ideia de que a fé, a resiliência e a humildade são mais importantes do que riqueza material, prestígio e status.

Luz Espiritual (Estrela de Belém)

A Manjedoura, iluminada por uma estrela, simboliza a chegada da luz divina ao mundo físico, e Jesus é considerado “Luz do Mundo” segundo a tradição cristã. A luz emanando da manjedoura representa a esperança e a orientação espiritual para a humanidade.

Amor e Redenção

Colocar Jesus em uma manjedoura também é um ato de amor e redenção. Ele veio ao mundo não apenas para ensinar, mas para promover salvação e reconciliação.

A Manjedoura como berço de Jesus, tornou-se um símbolo tangível do amor divino e da oportunidade de redenção para a humanidade.

Jesus na Manjedoura: Paz em meio aos desafios do mundo

Em suma, a Manjedoura é um símbolo poderoso e significativo no contexto do Natal, representando a humildade, a esperança, a luz divina, o amor e a redenção associados à vinda de Jesus Cristo a este plano terreno.

O nascimento de Jesus na Manjedoura evoca que a paz pode ser vivida, mesmo em meio aos desafios deste mundo.

Fontes:

  1. Shepherd of Souls (Presépio)
  2. Wikipédia
  3. Olhar Conceito
  4. Shepherd of Souls (Manjedoura)

Veja mais conteúdos associados ao Natal, em:

Natal Solidário: Veja como ajudar quem precisa

Conheça o simbolismo e a lenda natalícia da Rosa de Natal

As Plantas símbolos do Natal e seus significados profundos

Significado da Árvore de Natal: Origem, tradição e história

Ceia de Natal Vegana: 13 Receitas para um Natal sem crueldade!

O que significam os 3 presentes dados pelos Reis Magos ao menino Jesus?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...