Estrela de Davi: origem e significados. Quem foi Davi


A estrela de 6 pontas é um símbolo milenar, e uma de suas representações é conhecida como Estrela de Davi, um hexagrama constituído por 2 triângulos sobrepostos, um com a ponta para cima e outro com a ponta para baixo.

Este símbolo têm vários significados espirituais e transcendentais, que foram incorporados por diversas culturas. Porém, foi intensamente associado aos povo de Israel, em particular a Davi, o rei dos hebreus.

A Estrela de Davi é um símbolo judaico muito antigo que representa força, coragem, união e conexão com o Poder de Divino. 

Quem foi o rei Davi

Provavelmente seu nome signifique “amado”. Davi era o filho mais novo de Jessé, nascido em Belém, era um harpista e pastor de ovelhas.

Dizem também que ele era bonito e ruivo.

Davi serviu ao rei Saul, enfrentou e derrotou o gigante filisteu Golias, que tinha perseguido o povo de Israel por 40 dias. Com a vitória sobre o temido gigante, Davi ganhou popularidade mas atraiu a inveja do rei que inclusive o tentou matar.

Mas ele era o escolhido de Deus, e por isso Davi foi o segundo rei dos hebreus e se destacou por ser destemido em proteger o território de seu povo, contra tribos que intentavam invadi-lo.

O símbolo da estrela de 6 pontas era usado como emblema de força e proteção divina. Por isso, era encravado nos escudos do exército do rei Davi.

Essa estrela também era um emblema real que representava o reinado de Davi.

Acompanhe sua história no vídeo abaixo e se apaixone por ele:

A Estrela de Davi

Uma das razões da estrela de 6 pontas com triângulos sobrepostos se tornar o emblema de Davi, foi porque duas letras do nome, em hebraico, deste rei, tinham o formato de triângulo

A Estrela de Davi, além de ser símbolo do reinado de Davi, também simbolizava a fé e religiosidade do povo hebreu.

Por conta deste histórico, este símbolo acabou se tornando, no ano 1948,  emblema da bandeira nacional de Israel.

A Origem da Estrela de 6 Pontas

Mas antes mesmo de ficar conhecida como Estrela de Davi, a estrela de 6 pontas já existia e sua origem remonta aproximadamente a 5000 a.C

Muitas religiões e culturas utilizavam essa estrela como símbolo esotérico e espiritual.

Veja alguns exemplos:

No hinduísmo

A Estrela de 6 Pontas já era conhecida na Índia, há cerca de 4000 a.C., sendo utilizada pela religião hindu para representar seus deuses.

Cada ângulo dessa estrela é a representação de um deus da trindade hindu:

  • Brahma – o Criador
  • Vishnu – o Preservador
  • Shiva – o Destruidor

Na Maçonaria

Para a Maçonaria, esse símbolo representa o equilíbrio entre o céu/espiritual/macro (triângulo para cima) e a terra/materialidade/micro (triângulo para baixo).

Na Cabala

De acordo com a Cabala (esoterismo judaico), a Estrela de 6 pontas está relacionada com a interação entre Criador e Criação.

Na Alquimia

Na Alquimia, os dois triângulos têm relação com a conexão entre força masculina (triângulo para cima) e a força feminina (triângulo para baixo).

Também remete a harmonia entre os elementos fogo (triângulo para cima) e água (triângulo para baixo)

Na Gnose

Para os gnósticos, a estrela de 6 pontas é tida como símbolo de sabedoria e plenitude, representando a expansão espiritual do ser humano e a transcendência do bem e do mal, ou seja, da dualidade.

Cristianismo

No Novo Testamento da Bíblia, no Apocalipse 22:16, aparece uma menção a Davi e à estrela

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas.

Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã.

Essa referência faz alusão a Jesus ter sido um descendente de Davi, e de ter vindo com a missão de trazer luz para a humanidade. 

Na Umbanda

Na Umbanda, religião afro-brasileira, a Estrela de 6 Pontas é utilizada para representar cada orixá (guia espiritual), que são: Iemanjá, Oxóssi, Ogum, Xangô, Oxum e Iansã.

No centro da estrela fica a divindade criadora, o orixá Oxalá.

Diferenças entre a Estrela de Davi e o Selo de Salomão

A Estrela de Davi costuma ser confundida com o Selo de Salomão, representado por um hexagrama com dois triângulos entrelaçados, em vez de sobrepostos.

Este símbolo foi adotado como emblema real do rei Salomão, que foi filho e sucessor de Davi, e considerado o rei mais próspero e sábio de Israel.

Ambos símbolos aparecem em vários monumentos, templos antigos de Israel e em sinagogas (igreja judaica).

O Selo de Salomão é um símbolo também muito utilizado pelos grupos esotéricos.

Saiba outros significados da Estrela, nas diversas culturas em:

Tatuagem da Estrela de Davi

Por ser um símbolo de significados profundos e místicos, em geral, quem opta pela tatuagem com o desenho da Estrela de Davi, a faz pelo seu sentido de poder e força.

Por todos os significados dessa estrela, há quem faça essa tattoo para tê-la como amuleto de proteção e defesa espiritual.

Pingente com a Estrela de Davi

Tem pessoas que usam o pingente da Estrela de Davi como um talismã para atrair boas vibrações e energias, devido à sua poderosa simbologia e atributos espirituais.

©Greg Rakozy/Unsplash

De fato, esse símbolo sempre figurou ao longo da história humana, nos lembrando com todos os seus significados que cada um de nós é como uma estrela, e tem a sua própria luz! 

Brilhemos!

Talvez te interesse ler também:

Romã: uma fruta cheia de símbolos, significados e mistérios

Significado espiritual de acender incenso: cada objetivo, um aroma

Como a Lei do Eterno Retorno atua no cotidiano de nossas vidas




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...