O Verdadeiro Significado do Natal


Qual é o verdadeiro significado do Natal? Dezembro chegou trazendo consigo uma das festas mais famosas em todo o mundo. Mas é uma festa religiosa ou apenas consumismo?

Com as árvores de Natal a cada ano, as decorações, os preparativos para a grande festa com jantares, almoços, geladeiras estourando e uma corrida selvagem aos shoppings para fazer as tão esperadas compras. Chegou o Natal!

Escapar dessa dinâmica é muito difícil, mesmo que muitas vezes a gente queira e prometa “este é o último Natal” ou, “este ano, compraremos apenas o necessário indispensável” e no final lá estamos nós jogando comida no lixo, ou comprando itens que não nos servem, só porque temos que ter os pacotes debaixo da árvore.

Mas talvez possamos mudar algo em nossos hábitos, começando a nos perguntar: o que é o Natal para nós?

Para muitos, esta festa representa o renascimento, uma ruptura com o passado e um novo começo. Para outros, é hora de fazer um balanço do ano. Para os estudantes fora de suas residências, é a oportunidade de rever a família e receber o calor dos amigos e parentes.

Mas há também aqueles que vivem tudo isso com grande estresse. A árvore tem que ser feita por força, os presentes têm que estar comprados até o dia 24 à tarde, meia hora antes de fecharem as lojas. As compras no supermercado idem, o menu tem que ser pensado e repensado, quem e quantos virão para a ceia, o que eles comerão com suas alergias, intolerâncias etc, etc … Tudo isso se transforma em grande ansiedade e tensão.

Enquanto isso, devemos encontrar o verdadeiro significado do Natal, mas não há fórmula mágica para conseguir.

Quando se diz que o Natal deve estar no coração de cada um, isso não quer dizer comprar presentes se não tivermos amigos verdadeiros e pessoas queridas com as quais temos o verdadeiro prazer de estar junto e trocar presentes. Imagine ainda querer organizar um belo jantar com velas e pratos coloridos, mas não ter parentes ou amigos realmente agradáveis para convidar. Tudo isso vira um estresse, medo das críticas, de não fazer o suficiente, de não agradar e ainda por cima, depois de tanto trabalho, sentir-se frustrado.

Estes são apenas alguns exemplos, haveria muitos a se fazer ainda, mas esses são suficientes para entender que, se em nossa vida tivermos o Natal no coração, provavelmente o 25 de dezembro será agradável e renderá frutos.

Se durante o ano mantivermos boas relações com os amigos, estivermos de boa ​​com os parentes, isso por si só será um bom começo para saborear o verdadeiro significado do Natal.

Para os cristãos, este período representa uma nova luz, mas se pensarmos bem, poderia ser assim também para aqueles que não são católicos: a troca de saudações e carinho pode nos trazer nova luz, bem como nos fazer ver novas luzes nas pessoas e nas relações que temos.

©Kira auf der Heide/Unsplash

©Kira auf der Heide/Unsplash

Para nascer de novo, não é necessário fugir de si mesmo, porque às vezes basta se ver em um novo sentido, de um modo diferente, e isso, atenção, nada tem a ver com a questão física.

Para estimular a mente e o coração, bastaria abrir-se aos outros, tentar aceitar as pequenas falhas, nossas e alheias, superar a solidão e encontrar a beleza das coisas, talvez até novos objetivos.

Assim, para este ano, podemos continuar a enfeitar a casa, a trocar presentes, sem nos deixar levar pelo consumismo desenfreado porém, focando no amor que está dentro de nós, superando as tensões, os conflitos e tentando perdoar aqueles que nos fizeram sofrer.

Somente com a paz em nossos corações, poderemos dizer que é realmente Natal, uma oportunidade de renascermos em tudo que possa nos melhorar como pessoas.

Talvez te interesse ler também:

Presente de Natal usado? Por que não? Veja as opções

Panetone Vegano: 10 Receitas para um Natal Cruelty Free

Embrulhar presentes com jornais, revistas, papeis de pão para um Natal green




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...