As Plantas Símbolos do Natal e Seus Significados Profundos


O Natal é uma época mágica, onde as casas ganham vida com decorações festivas. Entre as muitas tradições, as plantas desempenham um papel significativo, repletas de simbolismo e significados que remontam a mitos e lendas. Vamos explorar algumas dessas plantas que tornam o Natal ainda mais especial.

Abeto – a Árvore de Natal (Abies)

Abies nordmanniana © Verde Commerce

Abies nordmanniana © Verde Commerce

O verdadeiro protagonista, o abeto (gênero Abies) é uma árvore cônica e delgada, enraizada em antigas tradições. Desde o antigo Egito, era considerada a “Árvore da Natividade”, onde o deus de Biblos teria nascido.

Na Grécia, o abeto era sagrado à Ártemis, deusa associada à Lua, protetora dos nascimentos.  No calendário celta, o abeto representava o dia do nascimento do menino divino.

O abeto evoluiu para o símbolo cristão da Natividade, decorado em guirlandas que passaram a um outro símbolo essencial do Natal.

Mas qual abeto seria a espécie verdadeira da Árvore de Natal? A Associação norte-americana de Árvores de Natal lista 16 espécies natalícias, todas com folhas finas, verde escuro e forma cônica.

O Visco (Viscum album)

O visco (Viscum album), planta usada como amuleto contra desgraças e influências negativas, é uma planta semiparasita que vive em árvores. Tradicionalmente, raminhos de visco eram usados como amuletos, sendo considerado azar apanhá-los no chão. Com raízes celtas, o visco era misterioso e divino, representando imortalidade e regeneração. No Cristianismo, tornou-se símbolo de Cristo, inicialmente rejeitado por ser associado a religiões pagãs.

Azevinho (Ilex aquifolium) e Murta-espinhosa (Ruscus aculeatus)

Os romanos carregavam ramos de azevinho durante os Saturnais (dias festivos que antecedem o Solstício de Inverno) como talismãs protetores, acreditando que afastavam malefícios. Com folhas coriáceas e frutos vermelhos, o azevinho simboliza durabilidade e prosperidade.

©SafariGarden

Azevinho (Ilex aquifolium) ©SafariGarden

A sempreverde murta-espinhosa com folhas pontiagudas e frutos vermelhos persistentes, é o símbolo da renovação solar no Solstício.

Rosa de Natal (Helleborus niger)

©Robert Hundsdorfer/Wikipedia

©Robert Hundsdorfer/Wikipedia

Florescendo no inverno, a rosa de Natal, também chamada de heléboro negro, simboliza o amanhecer do Solstício, representando a luz que retorna após a escuridão. Com folhas coriáceas, ela é um lembrete da renovação espiritual e da vida que persiste.

Estrela-de-Natal (Euphorbia pulcherrima)

Em uma tradição mais recente, a estrela-de-Natal representa renovação. Suas brácteas vermelhas vibrantes simbolizam a vitalidade e a celebração do nascimento de Cristo.

Plantas Símbolos do Natal

Explorar o significado dessas plantas revela uma rica tapeçaria de tradições que atravessam séculos. Cada planta, com sua história única, adiciona uma camada especial ao encanto do Natal, tornando-o não apenas uma celebração, mas uma experiência profundamente simbólica e espiritual. Que esses símbolos naturais tragam alegria e significado às celebrações natalinas!

Saiba mais:

Fontes:

  1. Suingiardino
  2. Florestas.pt
  3. Quilianonline

Talvez te interesse ler também:

Flores de Dezembro e seus significados: Azevinho e Narciso

10 Árvores de Natal Sustentáveis e Fáceis de Fazer

10 Maneiras de embrulhar presentes de Natal sem gerar lixo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...