Flores de Dezembro e seus significados: Azevinho e Narciso

O mês de dezembro é representado por duas flores. O Azevinho é aquela plantinha de bagas vermelhas, muito usada em decorações de Natal, e o Narciso, que é uma flor que literalmente causa estupor.


Índice

O último mês do ano chegou! Boas-vindas a dezembro com essas duas flores que o representam: Narciso e Azevinho.

Para você que ama plantas e flores e para você que nasceu em dezembro, conheça o significado das flores desse mês.

Azevinho

Esta é uma planta arbustiva pertencente à família Aquifoliaceae, a mesma da erva-mate. É aquela plantinha que figura nos enfeites de Natal, por isso é uma das plantas que melhor representam o mês de dezembro.

O azevinho (Ilex aquifolium) nasce espontaneamente na Europa e sobrevive por todo o inverno, mantendo viva a cor vermelha de seus frutos. Por isso é muito usada como planta ornamental.

Suas flores são pequenas e brancas.

O Azevinho simboliza a felicidade familiar, sendo uma planta ótima para figurar nas festas de fim de ano, para atrair um ambiente cheio de energias boas e prósperas.

Embora tenha significados de natureza positiva, o azevinho também é usado como forma de proteção contra os maus presságios.

Os druidas consideravam o azevinho símbolo de fertilidade e vida eterna. Para os cristãos, as folhas dentadas simbolizam a coroa de espinhos usada por Cristo, enquanto as bagas (frutos) vermelhos representam seu sangue.

O Azevinho representa:

  • proteção
  • felicidade
  • e paz.

Saiba mais sobre o Azevinho no vídeo abaixo:

Narciso

Narciso (Narcissus) é um gênero de plantas que possui cerca de 150 espécies diferentes, com flores de colorações brancas, amarelas e creme. Além da beleza, a flor Narciso também se destaca por seu delicado perfume.

Existem algumas teorias diferentes sobre a origem do nome ‘narciso’. Uma delas é que o nome venha da palavra Affodyle, que significa ‘aquele que vem cedo’ (porque nascem assim que acaba o inverno).

Outra teoria é que Narciso venha da palavra grega nárke, que significa “estupor, entorpecimento”, a mesma origem de narcótico (de fato, a planta é tóxica).

Acredita-se também que o nome tenha origem no personagem mitológico Narciso.

Os significados da flor Narciso são:

  • Renascimento e novos começos – como planta que representa o mês de dezembro, que fecha o ciclo de um ano. Além disso, no hemisfério Norte, as flores narciso são umas das primeiras que aparecem na primavera, indicando o fim do inverno, portanto, novos começos.
  • As flores de narcisos também representam; criatividade, vaidade, inspiração, consciência, reflexão interior, perdão e vitalidade.

Se você der um buquê de narcisos a uma pessoa querida, isso significa essa pessoa é única.

Saiba mais sobre a flor narciso no vídeo abaixo:

Que tal, neste Natal, presentear quem você ama com uma dessas plantas?

Fontes: 

  1. mother-nature.ca
  2. interflora-uk

Talvez te interesse ler também:

Zínia: fácil de plantar, tem flores lindas e comestíveis

Flor Angélica: significado, simbolismo, usos e benefícios

Flor Íris: significado, simbolismo e curiosidades




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...