A lenda mexicana da estrela-do-natal


Você sabia que a estrela-do-natal, poinsétia, também conhecida como bico-de-papagaio, rabo-de-arara, é nativa do México? Muito usada em decorações natalícias, esta planta ornamental pode chegar a 4 metros de altura.

E não faltam lendas dedicadas à esta planta que com o tempo tornou-se um dos símbolos mais conhecidos e um dos presentes mais populares para as festas natalicias.

Entre as mais famosas destas estórias, encontramos a lenda mexicana da estrela-do-natal que nos conta que esta é uma planta especial, capaz de conquistar os corações das pessoas.

Diz a lenda que em uma pequena vila mexicana viveu uma menina pobre que não tinha presente a oferecer a Jesus no dia de Natal. Todos os habitantes da vila andavam a caminho da igreja com seus presentes, mas a menina que não tinha nada a oferecer, decidiu ficar em casa.

lenda mexicana 2

A menina estava muito triste pois não sabia como encontrar um presente para levar a Jesus e foi aí que um Anjo que lhe disse para pegar os ramos de árvores caídos pelas ruas e levá-los à igreja.

O Anjo lhe assegurou que seu presente seria o mais lindo de todos, porque vinha acompanhado do sentimento mais importante de todos, o de Amor.

A menina seguiu as instruções do Anjo, pegou os ramos e os levou cosigo para a igreja para oferecê-los como presente. Ela colocou o buquê de ramos perto do altar e começou a rezar.

Os ramos foram se transformando em uma planta com lindas flores vermelhas e foi assim que, segundo a lenda, nasceu a estrela- do-natal, tal como a conhecemos hoje.

Desde aquele dia, a estrela-do-natal no México passou a ser chamada de “Flores de la Noce Buena“.

lenda mexicana 3

Além da lenda sabemos historicamente que, em 1825, Joel Poinsett, embaixador americano para o México, levou para a América sementes da estrela-do-natal e assim tornou conhecida esta planta maravilhosa no mundo inteiro 🙂

lenda mexicana 4

lenda mexicana 5

Especialmente indicado para você:

10 ÁRVORES DE NATAL FAÇA VOCÊ MESMO EM CASA

A LENDA DO FIO VERMELHO DO DESTINO

A LENDA DA LETRA M NA TESTA DE ALGUNS GATOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...