A lenda da letra M na testa de alguns gatos


Você já notou uma estranha mancha em forma de letra M na testa de alguns gatos? A presença deste sinal está relacionada à cor do pelo do gato e à questões genéticas, mas o fenômeno também está ligado à algumas lendas realmente interessantes.

Alguns acreditam que a mancha M frontal é um sinal de que estamos diante de um gato abissínio, raça de origem misteriosa, sendo mais provavelmente proveniente do Egito ou da Etiópia; enquanto outros acreditam que a origem da mancha deve ser procurada nos mitos e nas tradições religiosas.

Uma dessas lendas por exemplo, estaria ligada ao Natal e deriva da ajuda oferecida por um gato para esquentar o menino Jesus na manjedoura. Maria teria agradecido e recompensado o gato, deixando a inicial de seu nome marcada em sua testa.

Seria uma explicação imaginativa para justificar o fato de que os gatos são muitas vezes atraídos por lugares quentes e, inclusive, alguns gatos de rua buscam um pouco de calor nas manjedouras de presépios feitos nas cidades afora.

Uma outra história sobre o M na testa dos gatos vem do mundo islâmico e diz que Maomé tinha um gato chamado Muezza. O gato uma vez salvou sua vida, ferindo uma cobra que queria atacá-lo. O M na fronte de alguns gatos serviria para lembrar que Maomé adorava gatos e esses animais devem sempre ser respeitados.

Não só lendas, no entanto, giram em torno desse fato. A ciência tem explorado o tema através das características da pelagem de gatos listrados ou não, e a presença do M na testa parece ter uma origem provavelmente genética, sendo um sinal que distingue especialmente certas raças, como a do gato abissínio.

Porém, a famosa M também pode estar presente em outras raças e talvez seja exatamente esse o recurso que alimenta tanto mistério.

Por fim, gatos são seres misteriosos por excelência.

Talvez te interesse ler também:

NIRVANA FELINO: OS GATOS NOS BRAÇOS DE BUDA

POR QUE OS GATOS ENTRAM NO CÍRCULO? TENTE FAZER EM CASA

ATÉ OS GATOS FALAM: VEJA O QUE ELES QUEREM DIZER COM MIADOS E RONRONADOS

Fonte foto: jangadadatijuca




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...