Mata Ciliar: a Associação que protege fauna, flora e resgata animais do tráfico


A Associação Mata Ciliar é uma entidade civil sem fins lucrativos, que atua em benefício da preservação da fauna e flora, com programas e projetos de reflorestamento e assistência aos animais silvestres.

Esta associação foi fundada em 1987 e tem por finalidade preservar os mananciais através do cultivo e plantio de mudas nativas. Além disso, em 1997, a Mata Ciliar fundou o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) na cidade de Jundiaí (SP), para socorrer e reabilitar estes animais a fim de reinseri-los na Natureza.

Com o passar do tempo, essa entidade foi ampliando seus projetos e estendendo seu serviço de ajuda aos animais.

Os animais socorridos por esta ONG, em geral são provenientes da Serra do Japi e região, mas também de outras regiões. Como exemplo, este ano foram levados para o CRAS centenas de animais resgatados do tráfico e vítimas das queimadas, em ambos os casos provenientes da região do Pantanal.

Os animais levados para o CRAS também podem ter sido vítimas de acidentes, caça, desmatamento e maus-tratos, entre outros motivos.

Em geral, estes animais são levados a esta ONG pelos Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental ou Guardas Municipais, além de outras instituições. 

A Mata Ciliar também conta com o Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais, que tem por finalidade implementar estratégias para a conservação das oito espécies de felinos selvagens em nosso país.

Conheça mais detalhadamente a amplitude do trabalho da Associação da Mata Ciliar, em relação à toda nossa biodiversidade.

Recursos Hídricos 

Esta associação realiza projetos socioambientais desenvolvidos em parceria com às comunidades rurais para a preservação dos recursos hídricos, beneficiando diversos municípios.

Este trabalho tem a participação comunitária na gestão ambiental, através do incentivo às práticas que conciliam a produção agropecuária com a preservação ambiental.  

Flora

A Associação Mata Ciliar possui viveiros de mudas florestais, onde cultiva cerca de 200 espécies diferentes de árvores típicas de Mata Atlântica e do Cerrado.

Estes viveiros têm capacidade de produzir anualmente dois milhões de mudas. 

Com este trabalho, esta associação já plantou mais de 10 milhões de árvores nativas, recuperando com isso mais de 60 milhões de metros quadrados de áreas naturais. 

Fauna

Outro trabalho de vital importância dessa entidade é a assistência aos animais silvestres vitimados pela ação humana, prestando desde o atendimento veterinário, reabilitação e soltura, até o monitoramento deles no ambiente natural.  

Mais de 20.000 animais foram atendidos pelo CRAS e 9000 foram reabilitados.

Educação

A Associação Mata Ciliar também realiza programa de educação ambiental, direcionado especialmente para estudantes de escolas públicas e privadas.

Esse programa conta com uma série de atividades educativas e instrutivas como:

  • palestras
  • visita monitorada
  • jogos ambientais
  • teatros interativos

Todas essas atividades pedagógicas ajudam a criança e o jovem a desenvolverem a consciência ambiental, adquirindo a compreensão da importância da preservação da biodiversidade

Através desse programa, mais de 1 milhão de pessoas receberam essa conscientização.

Tráfico de Animais Silvestres 

O nosso país possui a maior biodiversidade do planeta. Entretanto, toda essa riqueza natural é alvo de exploração de pessoas inescrupulosas que abrem mão da compaixão aos animais e do respeito à Natureza para terem lucro.

Nesse contexto, muitos animais são cruelmente retirados da natureza para serem vendidos como animais de estimação e com isso, perdem sua liberdade. E, no mais, o equilíbrio do ecossistema é afetado pela falta desse animal.

Todos aqueles que compram animais, mesmo sem saberem, são coniventes com esse crime, pois alimentando o tráfico de animais silvestres contribuem para o lucro da terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo.

Nesse comércio ilegal, os animais são transportados em condições extremamente precárias e cruéis, muitos acabam sendo mutilados ou morrendo por conta disso.

Apesar da intensificação das apreensões, a punição aos traficantes ainda é branda, por isso o tráfico continua acontecendo. Ademais, há quem compre:

Uma das formas de combater esse crime é denunciá-lo através da Linha Verde do IBAMA: 0800-618080.

Além disso, é fundamental não fazer parte desse comércio ilegal, seja comprando seja vendendo esses animais.

Outras formas de combater o tráfico de animais é divulgar e compartilhar todas essas informações, além de votar em quem se compromete em combatê-lo e em preservar os habitats destes animais alvos do tráfico. Além de reivindicar dos políticos, leis rigorosas contra a exploração da fauna silvestre.

Matéria da TV Band sobre a Mata Ciliar

Veja neste vídeo uma matéria da TV Band Campinas, sobre o trabalho da Mata Ciliar de Jundiaí, onde se vê a desafiante missão de tratar e recuperar os animais silvestres órfãos. 

Ana Hickamann entrevista a Coordenadora da Mata Ciliar

Neste outro vídeo, Ana Hickmann mostra as diversas espécies de animais que são cuidadas pela Mata Ciliar e entrevista Cristina Harumi, coordenadora da ONG.

Filhotes de aves, apreendidos do tráfico

Recentemente, foram encaminhados à Associação Mata Ciliar, uma arara de um mês e 160 filhotes de papagaios que foram capturados de seus ninhos por traficantes de animais no Pantanal, que os teriam vendidos como pets.

Como bem diz a defensora dos animais Luisa Mell neste vídeo sobre esse resgate: silvestre não é pet.

Agora, estes animais estão sendo reabilitados por esta ONG para futuramente serem inseridos na Natureza.

Para que isso não continue acontecendo assine a:

Colabore com esta associação

Deu para ver a magnitude do trabalho dessa ONG. Por isso nosso apoio é uma forma de edificar as ações da Mata Ciliar.

Você pode colaborar com isso de várias maneiras, como:

Nós do greenMe parabenizamos toda a equipe desta associação, pela dedicação à vida da fauna e da flora que vem sendo tão usurpada e judiada pela ação humana!

Talvez te interesse ler também:

Vitória: camelos e cavalos são proibidos como meio de transporte no Egito

Animais, pedras e conchas: da praia nada se toca e nada se leva. É crime!

5000 pets encontrados mortos em empresa de transporte. Um comércio que muita gente sustenta




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...