Associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP) anuncia possível fechamento do local


Neste sábado, 22, a Associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP) anunciou sobre o possível fechamento do local alegando que a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo indeferiu as autorizações de instalação e de uso e manejo da fauna silvestre.

Nas redes, a Mata Ciliar informou:

“O Governo Doria, através de sua Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, indeferiu as autorizações de instalação (AI) e de uso e manejo (AM) da fauna silvestre, o que na prática significa o fechamento da Associação Mata Ciliar. Após 35 anos de luta pelos animais, dos quais 27 anos em Jundiaí, cerca de 40 mil animais foram recebidos sendo que no último ano foram 7.106 animais de 83 municípios do Estado de São Paulo.”

Segundo a Mata Ciliar, chegou um ofício do governo com o indeferimento e pedindo que os animais sejam entregues ao governo do estado, o que representaria o fechamento da área do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).

Erro administrativo

Em nota, o governo estadual afirmou que reconhece a importância de iniciativas como a da Associação Mata Ciliar e que, por um erro administrativo, o documento foi parcialmente inscrito no sistema sem o parecer final.

O estado alegou:

“Até que se encontre uma solução conjunta para o manejo dos animais, que continuam sendo assistidos no local, está sendo emitida uma autorização provisória“.

Sobrevivendo

Vale lembrar que em 2021, nessa mesma área, a concessionária VOA-SP entrou com uma ação de despejo contra a Associação Mata Ciliar dando 48 horas para retirar mais de 130 animais de uma área de 30.000 m².

Acelerando às pressões, o Governo Doria, apesar de todas as promessas e conversas ao longo desse tempo, decidiu simplesmente “varrer para o lixo” a Associação Mata Ciliar e sua história de prestação de serviços ao Estado.

Segundo a Lei Federal 12.725/2012:

“É proibido esse tipo de atividade nas proximidades de aeroportos em razão do risco para as aves e para o tráfego aéreo. Uma nova reunião com a associação e com a Prefeitura de Jundiaí será convocada nos próximos dias a fim de buscar alternativas para o caso”.

Mais uma vez parece que os interesses econômicos se sobrepõem à proteção da vida animal ou a qualquer outra questão ambiental.

O trabalho da Associação Mata Ciliar para o acolhimento e cuidado de animais da fauna silvestre para o Estado e para todo o Brasil é de extrema importância para a biodiversidade brasileira. São mais de 30 anos de luta pelos animais.

Parabéns por essa, Governador!

Talvez te interesse ler também:

Girafas importadas da África do Sul morreram ao tentarem fugir

Decreto autoriza exploração de cavernas: retrocesso na legislação ambiental 

Barragem do Carioca tem 99% de se romper: Alerta Máximo 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...