Barragem do Carioca tem 99% de se romper: Alerta Máximo


Depois da Bahia agora Minas Gerais está sendo duramente castigado pelas chuvas. Casas desaparecendo, populações debaixo d’água. Agora o risco de uma barragem se romper coloca moradores em risco. Eles precisam deixar suas casas.

“A barragem vai descer aqui ó! O Rio São João vai subir mais  60 metros.   Vão sumir daqui todo mundo. Bora pra casa.

Essas são as palavras de um bombeiro tentando alertar as pessoas do perigo que elas estão correndo nos arredores da barragem, com risco de rompimento que chega a 99%.

“Se ela (a barragem) romper ela vai estourar Carioca, Onça do Pitangui, vai vir nesta reta, vai chegar, na faixa, atenção, no mínimo 60 metros de altura, vai vir com planta com tudo, toco, vai lavar tudo isso aqui. Então, pelo amor de Deus, foi orientado, nem os militares poderão ficar aqui mais, é todo mundo subir para parte alta, para baixo de Pitangui, é assim que funciona”, explicou Edson Souza, coordenador do grupo de resgate G3, de Pitangui.

Alerta máximo: saiam imediatamente de suas casas

A prefeitura de Pará de Minas publicou na noite de hoje um alerta máximo nas redes sociais endereçado à todas as famílias que se encontram abaixo da Usina do Carioca, tanto no município de Pará de Minas quanto em Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.

A prefeitura pede que os moradores saiam “imediatamente de suas casas” devido “alto risco de rompimento da barragem”.

Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil estão no local fazendo o monitoramento.

Chuvas + tragédias

Além do terrível acidente em Capitólio, uma outra tragédia ambiental aconteceu nesse final de semana no estado de Minas Gerais.

Em Nova Lima, o transbordamento de um dique de contenção da Mina de Pau Branco, empresa controlada pela mineradora francesa Vallourec, deixou a BR-040 interditada, tomada por lama tóxica. Uma pessoa ficou ferida mas não houve óbitos, como informou o Estado de Minas.

O corpo de bombeiro evacuou 6 casas que estavam na rota de uma eventual inundação, pois um rio nas proximidades poderia conter o material derramado.

O transbordamento de deu por causa do grande volume de água causado pelas fortes chuvas que têm assolado Minas Gerais nos últimos dias.

A barragem está em nível 2 de risco, esperando que as medidas tomadas pela empresa sejam suficientes para que um novo transbordamento não ocorra.

Racismo ambiental

Imagens das chuvas fortes que agora caem em Minas Gerais mostram o racismo ambiental às claras. Populações inteiras vendo suas casas sendo engolidas pela chuva.

Por motivos éticos e editoriais, preferimos não replicar os vídeos das tragédias que estão acontecendo no Brasil causadas pelas chuvas, porque são de uma tristeza infinita. Tragédias, digamos anunciadas, anunciadíssimas há anos pois chuvas não são um fenômeno desconhecido em nosso país.

Agora é torcer pelo 1% de chance da barragem do Carioca não romper.

Talvez te interesse ler também:

Chuvas + Brasil = Tragédias. Por que todo ano a mesma história?

SOS Bahia: como ajudar as vítimas das chuvas

Você nunca deve ter uma iguana de estimação. Veja o porquê




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...