O que é racismo ambiental e como pode influenciar a vida das pessoas 


A estrutura desigual da sociedade afeta milhares de pessoas. Para além da questão econômica, os aspectos de higiene básica e de moradia também acarretam o aumento dessa porcentagem a cada ano.

Nas periferias, é possível observar solo degradado, ausência de asfaltamento, entre outros pontos que chamam atenção para a experiência de vida de quem mora nesses lugares.

Apesar de pouca visibilidade e discussão, o racismo ambiental se relaciona com a discriminação de grupos minoritários, uma vez que tais grupos são penalizados por situações de degradação ambiental, sem assistência de políticas públicas na maior parte dos casos.

O que é o racismo ambiental?

O termo se refere à injustiça ambiental no contexto racial e étnico.

O racismo ambiental também é compreendido como discriminação racial no cumprimento de leis e de seus regulamentos, visto que há uma maior quantidade de depósito de rejeitos tóxicos e instalação de indústrias de agentes poluidores nas periferias.

Como o racismo ambiental pode influenciar a vida das pessoas?

Os grupos minoritários que vivem nas periferias, e consequente a população negra, é a mais afetada pela situação. Tornam-se vítimas do racismo ambiental por serem pobres e, historicamente, invisíveis socialmente. Nesse contexto, a batalha por visibilidade, consequente da injustiça social se torna mais um peso árduo em suas lutas diárias.

“Quanto mais resíduo, quanto mais maltratado for o ambiente e quanto mais você despejar dejetos nesses lugares, mais você consolida essa situação de desigualdade e discriminação absurda”, explica Marcos Bernardino de Carvalho, professor de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

A falta de investigação em territórios que não possuem saneamento básico também indica a vulnerabilidade social e invisibilidade da problemática.

Talvez te interesse ler também: 

PFAS: o veneno eterno encontrado em todos os cantos do planeta

100% brasileira: essa é uma das serpentes mais venenosas do mundo

Adeus solidão nas grandes cidades, estando em contato com a natureza




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...