PFAS: o veneno eterno encontrado em todos os cantos do planeta


Os PFAS são tóxicos considerados “químicos eternos”. No oceano são transportados da água do mar para o ar quando as ondas atingem a praia, e esse fenômeno representa uma fonte significativa de poluição do ar. É o que revela um novo estudo da Universidade de Estocolmo.

O que é PFAS?

Os PFAS é um acrônimo em inglês para Substâncias PerFluoradas Alquiladas – PerFluorinated Alkylated Substances – ou substâncias que contêm pelo menos um átomo de carbono completamente fluorado. É uma família que agrupa dezenas de compostos químicos utilizados em dezenas de indústrias para fazer produtos resistentes à água, manchas e calor.

Embora os compostos sejam altamente eficazes, eles também estão ligados ao câncer, doenças renais, defeitos de nascença, diminuição da imunidade, problemas hepáticos e uma série de outras doenças graves.

Produtos químicos eternos

O estudo destaca a mobilidade dos produtos químicos uma vez que eles são liberados no ambiente.

Os PFAS não se decompõem naturalmente, portanto, eles se movem continuamente através do solo, água e ar. Sua longevidade no ambiente os levou a serem apelidados de “produtos químicos eternos”.

Eles foram detectados em todos os cantos do planeta, desde ovos de pinguim na Antártica até ursos polares no Ártico.

A equipe de pesquisa de Estocolmo coletou amostras de aerossol entre 2018 e 2020 de Andøya, uma ilha do Ártico, e Birkenes, uma cidade no sul da Noruega, encontrando níveis correlatos de PFAS e íons de sódio, que são marcadores de spray marítimo.

A transferência de produtos químicos ocorre quando as bolhas de ar rebentam com a queda das ondas, e o estudo descobriu que os PFAS podem percorrer milhares de quilômetros através de spray marítimo na atmosfera antes que os produtos químicos retornem à terra.

Estamos envenenados… eternamente

Talvez te interesse ler também:

Água engarrafada pode ser pior que água da torneira. Entenda!

O corpo das crianças está cheio de substâncias plásticas, diz estudo

Panelas antiaderentes: substâncias tóxicas e saúde em risco




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...