PFAS: o veneno eterno encontrado em todos os cantos do planeta

PFAS: o veneno eterno encontrado em todos os cantos do planeta

Os PFAS são tóxicos considerados “químicos eternos”. No oceano são transportados da água do mar para o ar quando as ondas atingem a praia, e esse fenômeno representa uma fonte significativa de poluição do ar. É o que revela um novo estudo da Universidade de Estocolmo.

O que é PFAS?

Os PFAS é um acrônimo em inglês para Substâncias PerFluoradas Alquiladas – PerFluorinated Alkylated Substances – ou substâncias que contêm pelo menos um átomo de carbono completamente fluorado. É uma família que agrupa dezenas de compostos químicos utilizados em dezenas de indústrias para fazer produtos resistentes à água, manchas e calor.

Embora os compostos sejam altamente eficazes, eles também estão ligados ao câncer, doenças renais, defeitos de nascença, diminuição da imunidade, problemas hepáticos e uma série de outras doenças graves.

Produtos químicos eternos

O estudo destaca a mobilidade dos produtos químicos uma vez que eles são liberados no ambiente.

Os PFAS não se decompõem naturalmente, portanto, eles se movem continuamente através do solo, água e ar. Sua longevidade no ambiente os levou a serem apelidados de “produtos químicos eternos”.

Eles foram detectados em todos os cantos do planeta, desde ovos de pinguim na Antártica até ursos polares no Ártico.

A equipe de pesquisa de Estocolmo coletou amostras de aerossol entre 2018 e 2020 de Andøya, uma ilha do Ártico, e Birkenes, uma cidade no sul da Noruega, encontrando níveis correlatos de PFAS e íons de sódio, que são marcadores de spray marítimo.

A transferência de produtos químicos ocorre quando as bolhas de ar rebentam com a queda das ondas, e o estudo descobriu que os PFAS podem percorrer milhares de quilômetros através de spray marítimo na atmosfera antes que os produtos químicos retornem à terra.

Estamos envenenados… eternamente

Talvez te interesse ler também:

Água engarrafada pode ser pior que água da torneira. Entenda!

O corpo das crianças está cheio de substâncias plásticas, diz estudo

Panelas antiaderentes: substâncias tóxicas e saúde em risco

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *