Mais uma tragédia ambiental: rejeitos de minério transbordam e invadem BR-040


Neste sábado, Mina Gerais foi alvo de mais uma tragédia ambiental.

As informações são de que rejeitos da Mina de Pau Branco, em Nova Lima, deslizaram e tomaram o dique da estrutura invadindo a BR040.

A Defesa Civil do município informou que o incidente foi causado por um problema no sistema de drenagem da barragem.

A barragem é de responsabilidade da empresa Vallourec, da França. O volume de lama e rejeitos transbordou e interditou a BR040.

Segundo a imprensa, não houve vítimas.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais recuou após inicialmente confirmar que a barragem da Mina de Pau Branco, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teria se rompido neste sábado (8).

De acordo com o tenente Pedro Aihara:

“Não há nenhum tipo de rompimento de problema estrutural. Simplesmente uma situação de transbordamento. Não há nenhuma vítima fatal, nenhuma comunidade que esteja em risco nesse momento”.

Um trecho da rodovia BR040 no local foi afetado pelo fluxo de lama e água. Os bombeiros informaram que uma pessoa ficou ferida.

A concessionária Via 040, responsável pela via, informou que há “interdição total da rodovia por material carreado de mineradora pelo excesso de chuvas“.

A Vallourec informou que “houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima” e ainda declarou:

“Não se trata de rompimento de barragem. Equipes estão atuando no local e, em breve, mais informações serão repassadas”.

Até quando vamos vivenciar este tipo de cenário em MG? O que estamos vendo na Mina de Pau Branco é mais um sinal da fragilidade das barragens e mostra a ineficácia dos modelos de exploração mineral no estado.

Não podemos continuar reféns dessa falta de segurança!

Talvez te interesse ler também:

Rompimento de barragem em Brumadinho faz 2 anos e Vale segue impune 

Não esqueça Mariana 

Não omissão da Vale poderia ter evitado tragédia em Brumadinho 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...