Diga NÃO ao PL do Autocontrole que favorece o aumento da crueldade nos matadouros


Paul McCartney definiu bem o que ocorre nos matadouros de animais, ao dizer:

“Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seríamos vegetarianos”.

A frase é curta, mas diz tudo sobre a crueldade que ocorre nestas espécies de campos de concentração de animais.

Esta realidade já é cruel para nossos irmãos animais e pode ficar ainda pior com o Projeto de Lei (PL) N.º 1.293/2021, apelidado de PL do Autocontrole, que está em tramitação no Senado Federal.

Se aprovado, o PL do Autocontrole irá liberar as empresas de produção de carne, da obrigatoriedade de fiscalização governamental e rotineira nos abatedouros e em quaisquer outras indústrias de alimentos.

O que significa o PL do Autocontrole?

Isso significa que a própria empresa ficará totalmente responsável por garantir o bem-estar dos animais e a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos ou não.

Com a aprovação desse projeto de lei, as empresas não receberão mais a presença de fiscais e poderão apenas enviar documentos diretamente para o sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que não é garantia de dados legítimos e verdadeiros, dando margem à informações fraudulentas.

Se esse projeto de lei for aprovado, ele poderá favorecer que fazendas industriais e abatedouros cometam mais arbitrariedades e crueldades com os animais, que já ocorrem mesmo com fiscalização presencial, o que dirá sem!

Campanha contra o PL do Autocontrole

Levando tudo isso em conta a Animal Equality – Brasil lançou um alerta e está fazendo uma campanha solicitando que entremos no site do Senado, onde está ocorrendo uma consulta pública sobre esse PL, para dizermos NÃO à sua aprovação.

Infelizmente, até o momento, o número de pessoas que votaram a favor do PL é muito superior ao número de pessoas que votaram contra. Esta campanha tem o objetivo de mudar esta situação.

  • Para evitar que esse PL seja aprovado entre AQUI e diga que NÃO apoia o PL do Autocontrole.

Outra forma de apoiar essa campanha é compartilhando essa votação com todos os seus amigos e familiares para que todos votem NÃO ao PL do Autocontrole.

Quais são os interesses por trás do PL do Autocontrole?

Um dos interesses por trás do PL do Autocontrole, vem do  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que diante do aumento das exportações, quer economizar investimentos e despesas, por isso apresentou no Congresso Nacional este projeto de lei para dispensar a necessidade de contratar novos fiscais federais.

As justificativas usadas no Congresso Nacional em defesa do PL do Autocontrole têm como base o argumento de “gerar mais eficiência” para o setor de produção de alimentos à base de origem animal e também vegetal.

Essa “eficiência” irá beneficiar mais os interesses econômicos dos grandes frigoríficos pertencentes às empresas exportadoras como:

  • JBS
  • Marfrig
  • Aurora

Prejuízos do PL do Autocontrole

Como dito anteriormente, já com fiscalização nos abatedouros brasileiros os animais estão sujeitos a todo tipo de maus-tratos como:

  • Eles são arrastados à força para a área de insensibilização ou recebem eletrochoques para se posicionarem nesta área
  • Quando a insensibilização não deixa o animal inconsciente, o que acontece com frequência, os animais são degolados ainda conscientes
  • E o que é mais trágico: são esquartejados ainda vivos, pois os funcionários nem sempre aguardam o animal morrer para iniciarem o corte das partes do corpo do animal

Tudo isso já acontece com a obrigatoriedade da fiscalização, imagine o que acontecerá quando não for mais obrigatória?

Além de favorecer o aumento da crueldade com os animais nas fazendas industriais e abatedouros, este PL também contribuirá para prejudicar a saúde humana, pois sem fiscalização não haverá nenhuma garantia e segurança das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos.

Como reduzir, e oxalá, acabar com os abatedouros?

Para que essa dura e injusta realidade imposta aos animais seja reduzida ou, oxalá deixe de existir, é preciso que os seres humanos façam escolhas conscientes de consumo.

Comer carne é um condicionamento que pode ser mudado com conscientização, compreensão e alternativas substitutivas vegetais.

Hoje em dia, existem muitas opções que substituem a carne e alimentos de origem animal, graças ao trabalho de cientistas, empreendedores, ativistas e veganos em prol de um sistema alimentar livre de crueldade, e da divulgação na Internet de receitas e informações sobre alternativas vegetais.

Se ainda não fez essa escolha, faça pelos animais, por sua saúde e pelo planeta!

Para te incentivar, conheça alternativas que substituem os produtos de origem animal nos links abaixo:

Frango vegano? Confira 10 receitas!

16 receitas de espetinho vegetariano para o churrasco

Receita de bolo vegano de chocolate: fácil, barato e gostoso

10 Receitas de Quibe de Forno Vegano

Panetone Vegano: 10 Receitas para um Natal Cruelty Free

Salsicha Vegetal é saudável e mais natural! Veja 6 saborosas receitas caseiras!

Como Fazer X-Salada Vegano. Receitas de Hambúrguer, Maionese, Queijo e Pão

Queijo Vegetal Existe! Conheça Várias Opções Veganas para o Queijo

8 Receitas de Omeletes Veganos. Deliciosas 🙂

6 Receitas de Deliciosos Sorvetes Veganos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...