Mobilização nacional para salvar as búfalas e seus filhotes abandonados em Brotas


No dia 06 de novembro, Brotas-SP foi palco de um acontecimento cruel, no qual as vítimas foram  milhares de animais da espécie Bubalus bubalis (búfalo-asiático) largados à própria sorte, sem alimento nem água.

Este caso ocorreu na fazenda Água Sumida, cujo proprietário resolveu parar de se dedicar à criação desses animais para cultivar soja. Para isso, tirou todo pasto que havia no local, deixando as búfalas e seus filhotes sem alimento.

Denúncia de maus-tratos com os animais

A Polícia Ambiental recebeu uma denúncia sobre o que estava acontecendo e, ao chegar no local encontrou 22 carcaças de búfalas enterradas, além de muitos animais com fome e em situação de abandono.

A princípio, na contagem inicial, foi divulgado que as autoridades encontraram 335 vacas e 332 bezerros, confinados em um pequeno espaço. Porém, segundo os ativistas que foram e estão no local para ajudar e alimentar os animais, há mais de 1000 búfalas.

O proprietário da fazenda foi autuado por maus-tratos, recebendo multa no valor de R$ 2,133 milhões imputada pela Polícia Ambiental.

O delegado Douglas Brandão do Amaral que fez a ocorrência do delito deu a seguinte declaração sobre o caso publicada no G1:

“Ontem, no fim da tarde, ele começou a passar trator no local para estragar o pasto que ainda era bom. Então, vimos que a intenção dele, ainda não sei por qual motivo, era de matar esses búfalos.

Diante desse dolo direto, decidimos autuá-lo por maus-tratos animais em concurso material, ou seja, cada búfalo que está sendo maltratado lá é um crime.”

Reportagem sobre este tenebroso fato

A reportagem do Jornal do SBT, dá mais informações sobre este terrível caso:

Socorro aos animais

Voluntários, ativistas pelos animais e representantes de entidades de proteção animal, veterinários, empresas e a prefeitura se uniram para dar água e alimento aos animais.

Muitos animais estão desnutridos, fracos ou doentes e veterinários estão tratando deles.

Segundo relato de ativistas, cerca de 90% das búfalas aparentam estar prenhes, o que irá aumentar o número de animais.

Veja neste vídeo como se deu o socorro a estes animais:

Mobilização para cuidar das búfalas e filhotes

Para poder ajudar os milhares de animais que sofreram em consequência de tamanho abandono e negligência, está sendo feita uma campanha para mobilizar ações e recursos a fim de dar a assistência que as búfalas e seus filhotes precisam.

Os vídeos a seguir mostram o que tem sido feito para ajudar esses animais:

Como ajudar nesta mobilização

Para angariar recursos para alimentar os mais de 1000 animais, está sendo feita uma campanha de arrecadação de fundos, cujas doações podem ser feitas por meio de:

  • PIX: CNPJ 14.732.153/0001-38 – ONG A.R.A. Banco Cora SCD 403 – Agência 0001 – Conta 1372147-8
  • PAYPAL: [email protected] – Enviar o comprovante para @bufalas_de_brotas, no  Instagram

Outra forma de ajudar é divulgar este conteúdo e as postagens da página búfalas_de_brotas, no Instagram e no site Búfalas de Brotas.

Acompanhe as postagens para ter mais informações sobre as búfalas e seus filhotes e sobre todo esse trabalho de assistência a esses animais.

Mais um motivo para mudar os hábitos alimentares

Ao que parece, as búfalas estavam sendo criadas para produção de leite e laticínios (queijo de búfala) e provavelmente o fazendeiro resolveu mudar de negócio.

Esta é mais uma consequência desastrosa a que os animais são submetidos em consequência da mercantilização de produtos de origem animal.

Veja outros danos causados aos animais, por conta do consumo humano, nos conteúdo abaixo:

Nesse contexto, é preciso refletir se é justo que inocentes sofram para virarem produto de consumo humano quando já existem tantas alternativas vegetais, deliciosas, saudáveis e sem crueldade.

Conheça as muitas alternativas alimentares que poupam os animais do sofrimento, em:

10 Receitas de Quibe de Forno Vegano

Hambúrguer vegano: as MELHORES RECEITAS estão AQUI

Queijo Vegetal Existe! Conheça Várias Opções Veganas para o Queijo

Salsicha Vegetal é saudável e mais natural! Veja 6 saborosas receitas caseiras!

Leites vegetais: 7 alternativas ao leite de vaca

8 Receitas de Omeletes Veganos. Deliciosas 🙂




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...