Dia da Terra 2023: Invista em Nosso Planeta


Hoje, 22 de abril, é o Dia da Terra e, nesse ano em que se comemora a 53ª edição do movimento, o tema é “Invista em Nosso Planeta”, o mesmo do ano passado.

Veja o que você pode fazer para proteger a Terra.

53 anos de história

O Dia da Terra é o principal evento mundial dedicado à proteção do meio ambiente. Nascido em 1970 nos Estados Unidos, o Earth Day se transformou em um movimento enorme que envolve mais de um bilhão de pessoas em quase 200 nações todos os anos.

A principal reivindicação do movimento é o direito de todos a viver em um planeta saudável.

O Dia da Terra promove eventos em todo o mundo durante este dia: clique aqui para encontrar o evento na sua cidade.

Os problemas são muitos

Muita gente duvida das mudança climáticas mas ninguém duvida que estamos sendo intoxicados por plásticos, que estamos maltratando os animais a ponto de favorecer o surgimento de pandemias e de doenças resistentes aos antibióticos, dado que usamos medicamentos aos montes na pecuária e na criação de animais para consumo humano.

Enchentes, secas que causam queimadas, desmatamento, aumento do nível do mar com o derretimento do gelo… essas são algumas das consequências da mudança climática.

Mas os problemas são muitos. Estamos intoxicados por plástico, nano e micro, por metais pesados, agrotóxicos e outros venenos. O ar que respiramos é poluído, o solo em que plantamos está contaminado. A biodiversidade da Terra está em risco por causa do desequilíbrio causado pelo homem, que vem extraindo recursos naturais de maneira inconsequente desde a revolução industrial, e de maneira ultra-acelerada agora com a revolução tecnológica digital.

O tema do Dia da Terra 2023

O tema central do Dia da Terra 2023 é “Invista em Nosso Planeta”, um tema discutível porque a palavra invista soa sempre capitalista.

O convite feito pelo movimento é endereçado aos governos, às empresas e aos cidadãos comuns para que todos invistam na sustentabilidade das cidades, na energia renovável, na mobilidade verde e assim por diante.

Para o movimento, o cidadão comum tem verdadeiro poder sobre a mudança por meio de sua influência como consumidor, eleitor e membro da comunidade: “não subestime seu poder”, lê-se na página oficial do evento.

O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância de limitar o aumento da temperatura média global em 1,5°C, limite considerado essencial pelos especialistas para evitar as consequências mais catastróficas.

Ação urgente

Não são poucos os estudos que alertam para a necessidade de ação urgente. Alguns cientistas acreditam inclusive que já atingimos o famoso ponto do não retorno, ou seja, os danos ao planeta causados pelo homem são irreversíveis.

Se não agirmos rápida e drasticamente para conter o aquecimento global, zerando emissões e reduzindo ao máximo possível o uso do plástico, nas próximas décadas a humanidade estará condenada a um sofrimento indescritível. Alguns cientistas profetizam o fim da civilização como a conhecemos hoje, a 6ª extinção em massa estaria prestes.

Mas os organizadores do Dia da Terra acreditam que ainda há tempo de agir:

“Este é o momento de mudar tudo – o clima de negócios, o clima político e como agimos no clima. Agora é a hora da coragem imparável para preservar e proteger nossa saúde, nossas famílias , nossos meios de subsistência … juntos, devemos investir em nosso planeta .

Porque um futuro verde é um futuro próspero.”

Justiça climática

Precisamos agir (com ousadia), inovar (amplamente) e implementar (equitativamente), salientam os os promotores do Dia da Terra. É preciso implementar a sustentabilidade de forma justa porque os países pobres e os em desenvolvimento pagam o preço mais alto do aquecimento global, que sucumbe aos efeitos catastróficos resultantes das emissões produzidas pelos ricos. Lembremos também do conceito do racismo ambiental, ou seja, a alocação de estruturas poluidoras e perigosas nas periferias e nas comunidades pobres (como aterros, lixões, indústrias, etc).

O que podemos fazer para proteger a Terra?

O que cada um de nós pode fazer pela Terra para salvar a vida e seus preciosos ecossistemas?

Entre tantas ações que podemos fazer, estas são fáceis de executar:

  • mudar o padrão alimentar
  • reduzir o consumo de carne
  • plantar árvores
  • reduzir o consumo de plástico
  • fazer compostagem caseira
  • apoiar e consumir produtos da agricultura familiar e orgânica
  • assinar petições para proteger o meio ambiente
  • aplicar os mandamentos do consumo consciente
  • cuidar de uma horta ou jardim
  • fazer plogging

E você? O que já faz e o que pretende fazer pela Terra?

Para nós, investir no planeta é entrar em conexão com a Mãe Natureza resgatando conceitos esquecidos de simplicidade e de respeito a todos os seres.

Talvez te interesse ler também:

Microplástico: comemos 1 cartão de crédito por semana. Conheça os riscos

Próxima pandemia: antibióticos na água causarão 10 milhões de mortes por ano

O que é especismo? Como evitar essa discriminação?

Furão: o que você precisa saber antes de adotar um

Fenômenos da natureza: os incríveis lagos cor-de-rosa na Austrália

NÃO ao PL 4444/2021. Não à privatização das praias!

Telhado verde nas coberturas dos prédios para reduzir o calor nas cidades




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...