Especialistas pedem pausa à Inteligência Artificial pela profunda ameaça à humanidade


Uma ameaça profunda à humanidade! Com essa premissa, um grupo de especialistas em inteligência artificial e executivos da indústria de tecnologia, pedem uma pausa no desenvolvimento de poderosos sistemas de inteligência artificial (IA).

Em uma carta aberta publicada pelo instituto Future of Life, os signatário alegam que os criadores dessa tecnologia estão em “uma corrida fora de controle para desenvolver e implementar mentes digitais cada vez mais poderosas, que nem mesmo seus criadores pode entender, prever ou controlar com segurança”.

A declaração já foi assinada por mais de 1.600 pessoas, incluindo o empresário Elon Musk, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, o historiador e professor Yuval Noah Harari e outros famosos do mundo digital.

O medo bateu à porta principalmente com o avanço do treinamento de sistemas de inteligência artificial mais poderosos que o GPT-4, que é a versão mais avançada do ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI. Ambas tecnologias são um tipo de inteligência artificial generativa que usam algoritmos e texto preditivo para criar novos conteúdos, podendo gerar desinformação além de colocar 300 milhões de empregos em risco.

“Devemos desenvolver mentes não humanas que possam eventualmente nos superar, ser mais inteligentes, nos tornar obsoletos e nos substituir?”, questiona-se na carta, a qual a OpenAI não comentou publicamente.

Veja alguns trechos e leia aqui a carta na íntegra.

Você também pode assinar!

“A IA avançada pode representar uma mudança profunda na história da vida na Terra e deve ser planejada e gerenciada com cuidados e recursos proporcionais. Infelizmente, esse nível de planejamento e gerenciamento não está acontecendo.”

“Sistemas poderosos de IA devem ser desenvolvidos apenas quando estivermos confiantes de que seus efeitos serão positivos e seus riscos serão administráveis.”

“Pedimos a todos os laboratórios de IA que parem imediatamente por pelo menos 6 meses o treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4. Essa pausa deve ser pública e verificável e incluir todos os principais atores. Se tal pausa não puder ser decretada rapidamente, os governos devem intervir e instituir uma moratória.”

“Isso não significa uma pausa no desenvolvimento da IA em geral, apenas um retrocesso na corrida perigosa para modelos de caixa-preta cada vez maiores e imprevisíveis, com capacidades emergentes.”

“A sociedade fez uma pausa em outras tecnologias com efeitos potencialmente catastróficos na sociedade. Podemos fazer isso agora.”

Quem puder, assista a esse vídeo:

Talvez te interesse ler também:

Quais trabalhos sobreviverão à Inteligência Artificial?

1° de Maio: Dia da Massa de Pessoas Inúteis

Transumanismo: a nova tendência DESumana




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...