Cúpula do plástico: um novo tratado global para conter a poluição plástica


Representantes de 193 países irão se reunir em Nairóbi, no Quênia, África, para realizar a 5ª Sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, de 28 de fevereiro a 2 de março, com a finalidade de tratar um acordo global para um desenvolvimento sustentável.

O tema geral desta assembleia é: Fortalecendo as Ações da Natureza para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  destacando o papel fundamental que a natureza desempenha em nossas vidas, nos âmbitos social, econômico e ambiental.

Este evento será uma oportunidade para os Estados Membros da ONU compartilharem as melhores práticas de sustentabilidade, sendo uma forma de impulsionar os governos a desenvolverem medidas e ações para proteger e restaurar o mundo natural do qual nossas economias e sociedades dependem.

Nessa assembleia, será formado um comitê de negociação para elaborar um documento global destinado a estabelecer práticas sustentáveis e medidas que reduzam a poluição, principalmente a provocada pelo uso do plástico.

Uso insustentável do plástico

Um dos objetivos dessa assembleia é elaborar um novo tratado global destinado a conter a poluição plástica, que é um dos problemas que mais impedem o desenvolvimento sustentável.

O uso excessivo do plástico, a falta de programas de reciclagem e de reaproveitamento de resíduos plásticos, resultam no despejo de cerca de 11 milhões de toneladas desses materiais nos oceanos.

Segundo um estudo publicado na revista Science, uma proposta criada durante a COP-26, determina que cada nação adote planos de ação, estabeleça metas e crie um sistema de monitoramento para reduzir a poluição dos oceanos.

Uma das primeiras atribuições desse acordo internacional consiste em rastrear a quantidade de material que entra e sai das linhas de produção, e também quantificar a quantidade de plástico reciclado usado na fabricação de novos produtos.

Para coletar esses dados, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, tem trabalhado para aumentar a capacidade de monitoramento com programas de treinamento e cursos online.

Desafios da 5ªAssembleia Ambiental

A 5ª Assembleia Ambiental terá como desafio o gerenciamento das questões propostas pela COP – 26 e de colocá-las em prática.

Um desses desafios é reduzir a poluição provocada pelo descarte do resíduo plástico. Problema que é agravado pelo fato de apenas 9% do plástico no mundo ser reciclado.

Além desse desafio, existe outro decorrente da pandemia, porque o plástico passou a ser muito usado para a produção de materiais descartáveis na área da saúde, o que tem gerado o excessivo descarte de lixo plástico hospitalar.

A OMS estimou que, entre março de 2020 e novembro de 2021, 87 mil toneladas de equipamentos de proteção individual (máscaras, luvas e viseiras faciais) foram enviadas para apoiar os países durante a pandemia, sem contar o descarte de testes e materiais envolvidos nas vacinas.

Os prejuízos do lixo plástico

Além de ser um material difícil de reciclar, o plástico demora para se decompor, sendo altamente poluente e causador de prejuízos imensuráveis.

Veja os exemplos de como o plástico prejudica a vida em nosso planeta:

Da década de 1950 até nossos dias, a humanidade produziu cerca de 9 bilhões de toneladas de plástico, sendo que 7 bilhões de toneladas se converteram em resíduos poluentes.

Sobre essa questão, Inger Andersen, diretora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente disse:

 “Esse lixo não desaparece. Podemos nos sentir bem quando o colocamos na lixeira, mas nem tudo é reciclado… 76% acaba em aterros sanitários e o restante é incinerado, o que causa emissões tóxicas e dióxido de carbono.”

De acordo com um relatório do WWF, se nada for feito para reduzir a produção e o uso de plástico, a poluição plástica nos oceanos poderá quadruplicar até 2050 e haverá danos ecológicos generalizados.

Além do mais, o plástico é feito de petróleo, por isso tem implicações para o clima e o aquecimento global.

O plástico afeta a vida em todo o planeta, repercutindo em vários segmentos de nossa existência.

Saiba mais sobre os prejuízos do plástico em:

Nanoplástico tóxico encontrado pela 1ª vez em ambos os pólos da Terra

Elefantes no Sri Lanka estão morrendo por comer lixo plástico

Ingerimos cerca de 40 mil pedaços de microplásticos por ano, diz pesquisa

Tem mais plástico nos solos que nos oceanos: situação desastrosa!

Ursa fica presa em plástico por mais de um mês

Microplástico em garrafas de água: Todas as marcas envolvidas

Perigo oculto: a contaminação química por plástico no ambiente

Tartarugas-marinhas em risco: nascem mais fêmeas que machos por causa do plástico

2 dias, 30 pessoas e 1 missão: libertar um leopardo de um galão de água

20 empresas produzem mais de 50% de todo o plástico descartável do planeta




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...