2 dias, 30 pessoas e 1 missão: libertar um leopardo de um galão d’água


Aconteceu na Índia, no distrito de Thane, em Maharashtra. Um leopardo viveu momentos de terror tendo sua cabeça totalmente bloqueada dentro de um galão plástico de água.

Para salvar o animal, 30 pessoas, entre elas guardas florestais, moradores e ativistas, se uniram em torno da missão que durou cerca de 48 horas.

O caso

Imagine um ser inocente de repente se ver dentro de um galão, sem poder comer, beber e respirar direito. Provavelmente, o felino se enfiou nessa situação tentando beber a água do galão, ficando preso dentro dele.

No domingo,13, o animal foi visto por transeuntes que filmaram o leopardo tentando desesperadamente libertar sua cabeça do galão. Mas antes que os socorristas pudessem chegar ao local, o animal acabou indo parar em um outro lugar.

O animal foi revisto por volta das 19h da terça-feira, 15, e foi tranquilizado com um dardo calmante.

Ao India Express, a equipe de resgate contou que quando o dardo o atingiu, o leopardo estremeceu com tanta força que o galão de plástico se soltou sozinho.

O animal pode ter  ficado sem comida e sem água por pelo menos dois dias, está gravemente desidratado e atualmente em tratamento no centro de resgate do Parque Nacional Sanjay Gandhi (SGNP) para ser tratado antes de ser liberado na natureza.

Um problema sério

De acordo com especialistas, a imobilização química, ou tranquilização, é protocolo padrão na captura de animais selvagens. Mas em assentamentos humanos a prática é complicada, pois a sedação leva tempo para fazer efeito, e o animal acaba fugindo instintivamente.

Esse é um motivo de preocupação ainda maior. Segundo os especialistas:

“Juntamente com as áreas urbanas, o lixo plástico se tornou um grande problema nas áreas rurais e florestais. Está se tornando uma ameaça para os animais selvagens… Ou os resíduos plásticos são trazidos por ventos fortes ou despejados indiscriminadamente nas estradas, corredores ferroviários, etc”.

Animais selvagens que se aproximam de assentamentos humanos em busca de comida, a gente já viu por aqui.

Quem chegou primeiro? O humano ou o felino?

De qualquer forma, o plástico está pronto para matar todos, felinos, humanos e quem quer apareça em seu caminho. Caminho este, deixado pelo humano, que fique claro.

Talvez te interesse ler também:

Tem um elefante na sala… literalmente

Elefantes no Sri Lanka estão morrendo por comer lixo plástico

Ursa fica presa em plástico por mais de um mês

Visita ilustre: mãe ursa aparece com filhotes na casa de um humano (vídeos)

Nurdles: o pior lixo tóxico que existe e você provavelmente nunca ouviu falar

Poluição ambiental: urso polar sofre com lata presa à sua boca




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...