Elefantes no Sri Lanka estão morrendo por comer lixo plástico


Cenas de revirar o estômago. Elefantes buscando comida em lixões a céu aberto no Sri Lanka. Os magníficos animais estão morrendo de estômago cheio… mas não de comida.

Uma reportagem de Achala Pussalla para a AP News mostra imagens horripilantes. Não que nós não tenhamos visto cenas até piores, pois no Brasil muita gente recolhe comida dos lixões. Mas no Sri Lanka a coisa é tão horrível quanto, pois elefantes não distinguem comida de lixo plástico.

Conservacionistas e veterinários estão alertando que o lixo plástico despejado em um aterro a céu aberto no leste do país está matando os elefantes na região.

Cerca de 20 elefantes morreram nos últimos oito anos depois de terem comido lixo plástico no lixão da vila de Pallakkadu, no distrito de Ampara, cerca de 210 quilômetros a leste da capital, Colombo. No último final de semana, mais dois elefantes foram encontrados mortos.

A autópsia nos animais mostrou que a causa mortis foi a indigestão de grandes quantidades de plástico não degradável.

“Polietileno, embalagens de alimentos, plástico, outros não digeríveis e água foram as únicas coisas que pudemos ver nas autópsias. A comida normal que os elefantes comem e digerem não era evidente”, disse o veterinário Nihal Pushpakumara.

54 Lixões

Segundo informa a reportagem, existem cerca de 54 lixões frequentados por cerca de 300 elefantes na região de Ampara.

O lixo ali derramado teria uma certa finalidade. O local foi aberto para a gestão dos resíduos, inclusive com a ajuda da União Europeia, para ser reciclado. Mas nada está sendo feito.

As autoridades ficam na promessa enquanto a população tenta afugentar os animais como pode (usando fogos de artificio ou cercas elétricas).

O problema se arrasta desde 2014 quando uma cerca elétrica que protegia o local foi atingida por um raio e as autoridades nada fizeram para consertá-la. Bem como o programa de reciclagem que ficou só na promessa.

Moradores têm medo dos animais, pacatos porém famintos, que se aproximam e causam danos às aldeias e a eles próprios.

Os aldeões até gostariam de resolver o problema das cercas elétricas mas têm medo de colocarem em risco suas próprias vidas, bem como a dos elefantes.

“Mesmo que os chamemos de ameaça, os elefantes selvagens também são um recurso. As autoridades precisam encontrar uma maneira de proteger as vidas humanas e os elefantes que também nos permita continuar nossas atividades agrícolas” diz Keerthi Ranasinghe, um conselheiro da aldeia local.

Adorados e Ameaçados

Pensa que situação! No Sri Lanka, os elefantes são adorados e reverenciados. Todavia, por causa de vários problemas ambientais esses animais estão ameaçados de extinção.

O número de espécimes está diminuindo rapidamente devido à perda e degradação do habitat natural deles.

Em busca de alimentos, os animais se aproximam dos assentamentos humanos e acabam por serem assassinados, seja por caçadores, seja por fazendeiros que os matam porque os elefantes destroem suas plantações.

Outros acabam morrendo ao comer o plástico não digerível contido nos lixões, além de objetos cortantes que danificam seus sistemas digestivos.

Sem comer, eles minguam vagarosamente rumo à morte certa.

De acordo com o primeiro censo de elefantes do país, estima-se uma redução de 14.000 elefantes no século XIX, para 6.000 em 2011.

Cenas fortes, atenção

As cenas da reportagem são de revirar o estômago. Humanos também reviram lixos e isso deveria ser inconcebível, meu Deus! Isso não poderia acontecer! Da mesma forma, ver elefantes revirando lixo é cruel porque os animais não distinguem comida do plástico.

Assim como acontece com animais marinhos, eles confundem comida com plástico simplesmente por causa do cheiro.

Que tristeza!

Talvez te interesse ler também:

Acorrentado e sozinho 17 horas por dia: salvemos Shankar do sofrimento

Tem um elefante na sala… literalmente

Elefante reconhece o veterinário que salvou sua vida 12 anos atrás!

Elefante: as várias simbologias e significados nos sonhos

Em memória de Daphne Sheldrick, a mulher que passou a vida salvando elefantes órfãos na África

Raríssima Coruja-do-Ártico é sensação por aparição inusitada

Não mate as típulas: elas são inofensivas e combatem a dengue




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...