Acorrentado e sozinho 17 horas por dia: salvemos Shankar do sofrimento


Uma campanha para libertar o elefante Shankar que vive acorrentado, sozinho e solitário em um pequeno espaço do zoológico de Nova Delhi, na Índia, está sendo liderada por uma jovem ativista de 16 anos, chamada Nikita Dhawan, fundadora da ONG Youth for Animals (YFA).

Uma das ações para libertar o elefante Shankar, foi entrar com uma ação de interesse público no Tribunal Superior de Delhi, requerendo a libertação e a reabilitação do único elefante-africano (Loxodonta africana) que vive como um prisioneiro no zoológico de Delhi.

A outra ação foi criar uma petição buscando mobilizar o apoio de mais pessoas para a rápida libertação de Shankar.

Até agora, como resultado desta mobilização, o Chefe de Justiça DN Patel e o juiz Jyoti Singh entraram em contato com o governo de Delhi, a Autoridade Central do Zoológico (CZA) e o Conselho de Bem-Estar Animal da Índia (AWBI) para tratarem sobre a libertação de Shankar em audiência no dia 9 de março.

Com relação à petição, 53.664 pessoas já assinaram até agora pedindo pela libertação do elefante Shankar.

Para saber mais sobre o porquê de apoiar e divulgar essa campanha, conheça a triste história de Shankar e os motivos pelos quais ele precisa ser urgentemente libertado.

A triste história de Shankar

A triste história de Shankar começa quando ele, junto com um outro elefante-africano, foram presenteados à Índia pelo governo do Zimbábue em 1998.

Na época ele tinha 26 meses de idade e foi batizado com o nome de Shankar Dayal Sharma, em homenagem ao 9º presidente da Índia.

Desde então, Shankar junto com o outro elefante, que se chamava Bombai, foram alojados no zoológico de Delhi.

Infelizmente, Bombai faleceu em 2005 por conta do ambiente inóspito e inadequado do zoológico. A partir de então, Shankar passou a sobreviver isolado e solitário.

Atualmente, Shankar está com 26 anos e está na hora de mudar a triste história desse elefante. que é mais uma, dentre tantas, provocadas pela ação humana de interferir e explorar os animais.

Como a jovem Nikita conheceu Shankar

A jovem Nikita constatou que o zoológico de Nova Delhi não estava cumprindo com uma circular de 2009 que havia proibido a exibição de elefantes em zoológicos, além da manutenção dos animais presos e solitários por mais de seis meses.

Ela constatou esse fato ao ir no zoológico e ver Shankar acorrentado.

“Quando visitei Shankar, estava muito angustiado.

Acorrentado por 17 horas por dia, ele não recebia estímulo cognitivo e nem enriquecimento ambiental.

Não tinha nenhuma socialização porque estava separado dos outros dois elefantes”- disse Nikita ao Indiatimes.

Veja neste vídeo do canal Youth for Animals, a jovem Nikita falando sobre sua luta para libertar Shankar.

Observação: para ver a legenda em português, clique no botão de configuração na barra do vídeo e ative a tradução automática:

O sofrimento de Shankar

Por viver acorrentado a maior parte do dia e, quando solto ficar em espaço muito pequeno, para se movimentar Shankar sofre de distúrbios de comportamento, balançando a cabeça repetidamente, reflexo da angústia que esse animal vive. Tal sequela é resultado dessa vida de isolamento e tolhimento.

Já passou do tempo de tirar esse animal desse martírio e lhe proporcionar dignidade para o que resta  da sua existência. Por isso, é necessário apoiar essa campanha a fim de chamar a atenção das autoridades indianas para que libertem Shankar e ele possa ser reabilitado e viver com mais espaço e liberdade.

Além das correntes, do isolamento, do espaço limitado e da solidão, Shankar fica em um local próximo a uma ferrovia barulhenta, o que causa muito estresse para ele. Isso porque os elefantes têm a audição sensível. Uma verdadeira tortura para esse animal!

Veja neste vídeo do canal Youth for Animals, a situação deplorável de Shankar.

Atenção: imagens fortes

Se for hipersensível e de emoções afloradas, NÃO veja as cenas deste vídeo.

Petição e outra ações para a libertação de Shanka

Nikita, através da fundação Youth for Animals, está se empenhando para libertar Shankar e encaminhá-lo para um santuário com alguns exemplares de sua espécie.

Para conseguir esse intento, ela tem recorrido às autoridades através de cartas, negociações, petições e até ação judicial.

Ainda bem que a petição que ela criou tem o apoio de várias organizações nacionais e internacionais de bem-estar animal, incluindo:

  • Federação de Organizações Indianas de Proteção Animal (FIAPO)
  • Blue Cross India, Pro Elephant Network (PREN)
  • Elephant Specialists Alliance International (ESAI)
  • Voice for Asian Elephants Society (VFAES)
  • World Animal Protection (WAP)
  • ELSA Foundation.

Além de criar a petição, a jovem Nikita escreveu uma carta às autoridades do zoológico de Delhi, contendo informações embasadas em pesquisas científicas, comprovando que o cativeiro é ruim e insalubre para os elefantes, argumentando o porquê da urgência da libertação de Shankar.

Até o momento, ela não obteve resposta e resolução definitiva.

Ela também enviou uma carta ao Ministério do Meio Ambiente e ao Gabinete do Primeiro-Ministro da Índia-PMO que também não deram retorno e apresentaram solução para o caso.

Toda essa campanha tem apoio da Aspinall Foundation, uma ONG de conservação animal britânica para animais, que se prontificou a fazer a reabilitação de Shankar.

“Temos uma carta de apoio de uma instituição de conservação animal sediada no Reino Unido chamada Aspinall Foundation. Seus membros são muito experientes na reabilitação de elefantes e têm santuários em toda a África.

Reabilitaram cerca de 2.000 elefantes até o momento. E até disseram que estão dispostos a pagar pelo transporte e outras despesas”, disse Nikita.

Vamos torcer e compartilhar bastante essa campanha para que as ações da jovem ativista Nikita surtam efeito e Shankar possa ter um futuro mais feliz e digno.

Para assinar e apoiar essa petição entre -> AQUI

Leia também:

Veja outro conteúdos em defesa dos animais em:

Assine a Petição para o elefante Sandro ir para um Santuário de Elefantes 

Elefantes torturados pelo turismo: assine a petição para acabar com os maus-tratos

Senado, proíba a exportação de animais vivos! Assine a petição!

Charrete Não! Assine a petição! Salve os animais da exploração!

Petição online para o STF: Diga Não ao Extermínio de Animais!

Campanha global pelo fechamento dos mercados de animais vivos. Assine a petição

Todos Contra a Caça: evite esse retrocesso. Assine a Petição

Parem de matar os animais sobreviventes da Farra do Boi. Assine a Petição

Leões doentes e desnutridos correm o risco de morrer trancados no pior zoológico do mundo: a petição para salvá-los

Carnaval: menos luxo e ostentação. Zero sofrimento animal no maior espetáculo da Terra




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...