Assine a Petição para o elefante Sandro ir para um Santuário de Elefantes 


Precisamos que mais e mais pessoas assinem a petição e enviem e-mail para o Prefeito de Sorocaba – SP, com a finalidade de solicitar que o elefante Sandro seja transferido para um santuário em vez de um zoológico.

Quem é Sandro

Sandro é um elefante asiático de 50 anos de idade, que há 30 anos vive no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” na cidade de Sorocaba, São Paulo.

Ele dividia o recinto com a fêmea asiática Raysa, que faleceu em 2020 devido a diversos problemas de saúde, ainda sem causas completamente definidas e explicadas.

Em dezembro de 2020, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Sorocaba decidiu encaminhar Sandro para outro local melhor capacitado.

Nesse mesmo período, o promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo em Sorocaba, Dr. Jorge Marum, emitiu uma recomendação endossando a transferência de Sandro para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB).

O SEB, por sua vez comunicou a equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba que deseja e tem capacidade de receber Sandro. Porém, no segundo semestre de 2021, tudo mudou.

A mudança se deu porque a comissão técnica da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, opinou a favor da transferência de Sandro para o Zoológico do Rio de Janeiro, demonstrando com isso, profundo desconhecimento sobre elefantes e sobre a estrutura das instituições envolvidas.

O plano, agora, é enviá-lo para o zoológico do Rio de Janeiro, mesmo ele tendo a oportunidade de viver em um santuário próprio para elefantes.

Mobilização para Sandro viver no Santuário

Com todos os agravantes apontados, está sendo feita uma mobilização para reivindicar aos órgãos competentes de Sorocaba que Sandro possa viver em um local onde não será explorado e poderá viver com maior espaço e mais liberdade.

Para apoiar a campanha, criada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, entre no site -> www.santuarioparatodos.com.br, assine a petição e envie e-mail para as autoridades competentes de Sorocaba.

Mais apoio, mais chances de Sandro viver no santuário

Se mais e mais pessoas ajudarem nessas ações, será possível fazer a diferença na vida de Sandro para que ele seja transferido para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB).

Neste Santuário, Sandro terá a oportunidade de viver com outros elefantes e sair do cativeiro de décadas.

Além disso, o SEB possui centenas de milhares de metros quadrados de floresta, riachos, lagoas e vegetação natural, oferecendo aos elefantes mais liberdade e autonomia, o que um zoológico não tem a capacidade de proporcionar a um elefante.

O SEB também conta com equipe exclusiva e especialista em elefantes, com suporte 24h por dia.

Por todos essa razões, apoiemos essa campanha, contribuindo para que Sandro possa viver com mais dignidade.

Saiba mais informações relacionadas a elefantes em:

Elefante reconhece o veterinário que salvou sua vida 12 anos atrás

Elefantes estão morrendo de fome na África

Europa pede pelo fim do comércio de marfim para proteger os elefantes

Na Índia: o primeiro hospital para tratar elefantes abusados e maltratados

Em memória de Daphne Sheldrick, a mulher que passou a vida salvando elefantes órfãos na África




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Celia Regina Bueno de Lima
    Publicado em 13/09/2022 às 3:58 am [+]

    Sandro é tratado como uma atração do zoológico de Sorocaba São Paulo Brasi! Animais não devem ser usados como atração ou troféu eles tem sentimentos e no caso do Sandro é muito sofrimento ficar sozinho em espaço inadequado para um animal enorme e que costuma viver em manada na natureza! Pensem no que é melhor para o Sandro e não para o Município! Estamos falando de um ser vivo! Espero que o Juiz que julgar o caso pense com justiça e compaixão! Grata!!!!


  2. Daia Florios
    Publicado em 14/09/2022 às 8:52 am [+]

    Oxalá! Grata à vc <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...