Luto nacional pela morte de Raja: elefante sagrado do Sri Lanka


Morreu ontem, 07, no Sri Lanka aos 68 anos, o elefante sagrado Raja Nadungamuwa. Sua morte gerou comoção nacional.

O presidente do país, Gotabaya Rajapaksa, determinou que o corpo de Raja Nadungamuwa fosse empalhado para ser preservado e conhecido pelas gerações futuras, além de decretar luto nacional e que o animal seja declarado vulto nacional.

Raja em vida

Era tradição a participação de Raja Nadungamuwa no festival budista Esala Perahera que acontece todo ano na cidade de Kandy.

Para desfilar nesta celebração, o elefante era enfeitado e portava um caixão com a Relíquia do Dente de Buda.

Em 2015, um motociclista quase atropelou Raja em uma cerimônia religiosa, por isso, a partir de então, este elefante passou a andar nas ruas e desfilar em celebrações escoltado por uma guarda armada com policiais de elite.

Elefantes – animais sagrados

Os elefantes são, por tradição, considerados sagrados em vários países orientais, como no Sri Lanka, país insular ao sul da Índia.

Antes de Raja Nadungamuwa, outros elefantes também eram tidos como sagrados, como por exemplo, seu antecessor chamado Millangoda Raja.

O antecessor de Raja Nadungamuwa participou das tradicionais celebrações religiosas por 34 anos, entre 1953 e 1986 e morreu em 1988, aos 72 anos.

Este animal também foi homenageado, seu corpo preservado está em um museu no complexo do Templo do Dente em Kandy.

O sucessor de Raja

Em decorrência de seu falecimento, Raja Nadungamuwa terá um sucessor.

O sucessor deste elefante precisará fazer parte de uma casta específica e apresentar características físicas bem definidas.

Os critérios para a escolha serão:

  • Saber ficar de pé para formar as “sete pontas”, ou seja, as quatro patas, sua tromba, pênis e cauda tocando o chão.
  • Ele também terá que ter o dorso (costas) plano, as presas deverão ter o formato de uma peneira ou abertura de uma coador (arredondados) e sua altura deve ser de 3,6 metros.

Em termos de altura, Raja Nadungamuwa foi uma exceção, pois tinha apenas 3,2 metros e porque era o mais alto do país na época em que foi escolhido.

Como vivem os elefantes domesticados no Sri Lanka

Os elefantes são protegidos por lei no Sri Lanka, para impedir a captura e matança dos espécimes selvagens. Entretanto, existem elefantes domesticados que são mantidos como animais de estimação, pois são considerados símbolos de status.

Por causa dessa cultura, vários elefantes acabam vivendo em cativeiro e passando horas parados, solitários ou até acorrentados, só saindo acompanhados por um humano, por vezes na corrente (que serve de guia).

Sagrados e maltratados

Levando em conta essa questão da domesticação e confinamento dos elefantes, protetores e ativistas dos direitos dos animais alegam que estes animais ficam sujeitos à exploração, à falta de liberdade, aos abusos contra a natureza deles, até sofrimento e maus-tratos.

De fato, existem razões para os defensores dos animais serem contra a domesticação e a vida em cativeiro desses seres de natureza e essência selvagens. Inclusive, os que são utilizados em procissões e cerimônias religiosas.

Isso porque, mesmo os elefantes sendo considerados sagrados e protegidos por lei, passam sua existência tendo seus corpos enfeitados de forma exagerada, até com luzinhas grudadas em seus corpos, carregando pesos monumentais nas celebrações, percorrendo ruas cercados pela multidão e perturbados pela agitação popular.

Há ainda aqueles que vivem confinados e até acorrentados quando não estão caminhando escoltados pelas ruas, ou levados para se alimentarem de forma solitária em locais que tenham vegetação.

Imagens com Raja Nadungamuwa

Veja abaixo, o vídeo do canal LBC News, noticiando a morte do elefante sagrado Raja Nadungamuwa, mostrando passagens de sua vida, entre as quais, momentos durante o festival religioso do Sri Lnka, onde carrega o caixão do Templo do Dente em Kandydo:

Domesticação X Liberdade

As imagens do vídeo acima denotam que os elefantes domesticados, inclusive os que são venerados e utilizados em atividades religiosas, vivem e servem aos seres humanos em detrimento de sua liberdade e vida natural.

Se esses elefantes tivessem escolha, naturalmente iriam viver em manadas com outros elefantes e em meio à natureza.

Para mais conteúdos informativos sobre elefantes leia:

Elefantes no Sri Lanka estão morrendo por comer lixo plástico

Zimbábue permite caçar elefantes em extinção para salvar o turismo e a economia

Elefantes são devolvidos à natureza devido ao fechamento de atrações turísticas na Tailândia

Para tudo! 50 elefantes bloqueiam o tráfego para atravessarem uma estrada na Tailândia

Na Tailândia, elefantes explorados que levavam turistas a passeio, agora estão livres

VITÓRIA! Camboja proíbe os cruéis passeios sobre as costas de elefantes no templo de Angkor Wat

Elefantes estão morrendo de fome na África

Assine a Petição para o elefante Sandro ir para um Santuário de Elefantes 

Na Índia: o primeiro hospital para tratar elefantes abusados e maltratados

Proibição da venda de marfim pode não salvar os elefantes

Elefantes correm o risco de desaparecerem para sempre. Senso alarmante da Unep

Elefantes torturados pelo turismo: assine a petição para acabar com os maus-tratos

A dura vida dos elefantes: do circo aos experimentos científicos

Fonte foto




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...