Mais de 100 países se comprometem a reduzir emissões de metano até 2030 


Metano é um gás 80 vezes mais influente que o dióxido de carbono (CO2), em relação à elevação da temperatura do planeta.

A Cúpula do Clima, COP26, estabeleceu uma meta importante para a redução da emissão de metano: 30% até 2030.

A lista de adesão ao termo de compromisso para atingir o resultado contempla mais de 100 países, incluindo 30 dos maiores emissores desse gás, que representam dois terços da economia global, entre estes, o Brasil.

Como o metano é originado

Esse gás se origina no aparelho digestivo do gado e em outros processos de origem natural.

Entretanto, a grande geração tem origem em ações do ser humano como a geração de resíduos de aterros e produção de óleo e gás; assim como na criação de gado, seja para leite ou corte.

Leia mais:

A participação do Brasil na emissão de metano

O Brasil tem papel importante nesse tema, pois é o 5° maior emissor de gás metano no planeta.

A agropecuária contribui com 27% das emissões brutas atuais de gases do efeito estufa no nosso país. E a pecuária participa com 61% desse total, através da emissão de gás metano devido à fermentação entérica do gado.

O segmento do agronegócio, que envolve a agropecuária e o desmatamento, representa, portanto, 73% do total de emissão. Esses índices vêm apresentando aumento, ano após ano.

Alguns países não aderiram à redução

Embora o grupo de signatários do acordo seja extenso, com mais de 100 nações, outras preferiram não aderir ao compromisso.

China, Índia, Rússia, Austrália, assim como nossos vizinhos Paraguai, Venezuela e Bolívia são exemplos de nações que não aderiram ao acordo.

Porém, 30, entre os países que concordaram com as metas, representam 50% de emissão desse gás e, felizmente, terão papel fundamental em conseguir atender a redução estabelecida.

Fique por dentro da COP26 -> Talvez te interesse ler também:

Greta na COP26: “podem enfiar a sua crise climática no…”

Mercado financeiro promete eliminar investimentos ligados ao desmatamento

EUA retoma aliança para combater aquecimento global

Equador se compromete em ampliar reserva marinha de Galápagos 

Bolsonaro, Biden e outros líderes concordam em acabar com desmatamento 




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...