Bolsonaro, Biden e outros líderes concordam em acabar com desmatamento 


A humanidade tem sido responsável por um quarto das emissões de gases do efeito estufa, principalmente pelo desmatamento descontrolado de suas florestas.

Entretanto, a COP26 celebrou um compromisso, assumido por lideres de 100 países, para encerrar e reverter o desmatamento e a degradação do solo até 2030.

Entre esses signatários estão os Estados Unidos e a China, os dois maiores emissores de gases que aumentam o aquecimento global e cujas empresas implantadas em seus territórios têm grandes responsabilidades na contenção ao desmatamento.

Destaque para o Brasil, Indonésia e a República Democrática do Congo, que apoiaram a inciativa. Isso é importante, pois 85% das florestas do planeta estão localizadas nesses países.

“Um acordo sem precedentes “

Essa foi a afirmação do primeiro ministro britânico, Boris Johnson, quanto ao compromisso assumido pelas nações integrantes do encontro do clima.

Lembrando sempre que as florestas são fundamentais para absorver o gás carbônico e desacelerar o aquecimento global.

O acordo será financiado por um valor de R$ 114 bilhões que incluirá a proteção dos povos indígenas e conta com o apoio de instituições financeiras que assumiram um compromisso de não investir em empresas responsáveis pelo desmatamento.

A reação dos ambientalistas

Várias entidades, com destaque para o Greenpeace, se posicionaram quanto ao acordo. Referem-se ao processo como insuficiente para o cumprimento de objetivos tão ambiciosos, pois não impede o desmatamento já, a partir do momento atual.

Saiba mais no video abaixo:

Talvez te interesse ler também:

Caatinga perde 40% de superfície de água: 96 mil campos de futebol em 35 anos

Acordo Climático no G20: muita mídia, pouca ação 

Brasil não dá mais suporte à agricultura familiar: pequeno produtor em risco

Tamanduá-mirim é flagrado no 1º viaduto vegetado em rodovias federais do Brasil




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...