Para reduzir aquecimento global, vacas aprendem a usar o banheiro


Você sabia que a pecuária é uma das atividades que mais emitem gases de efeito estufa na atmosfera, e por isso é uma das que mais contribuem para o aquecimento global, certo?

Como resolver esse problema? A resposta mais lógica seria reduzindo o consumo de carne pois a pecuária também desmata para criar pasto, o que por usa vez também contribui para a crise climatérica pois as árvores captam o CO2 da atmosfera.

Mas para que tudo fique numa boa, os carnívoros continuem churrascando e os fazendeiros continuem lucrando, cientistas da Universidade de Auckland pensaram em criar um banheiro onde as vacas possam continuar a viver para morrerem no abate, mas causando uma menor pegada de carbono.

As vacas seriam treinadas para usarem o banheiro onde a urina delas é tratada:

“Quando você tem animais ao ar livre, a ureia pode ser convertida em nitratos no solo e, em seguida, poluir os cursos de água, causando todos os tipos de problemas nos cursos de água”, diz Lindsay Matthews, cientista da Universidade de Auckland da Nova Zelândia uma das pesquisadoras envolvidas no experimento.

“Os nitratos são convertidos em óxido nitroso, que é 300 vezes mais potente que o dióxido de carbono”, acrescenta.

O banheiro das vacas tem até um nome: MooLoo e 16 vacas foram treinadas para usar o recinto feito especialmente para elas.

Para treiná-las o método foi usar ração como recompensa após as vacas urinarem. Mas as que não se deram bem no treinamento receberam jatos d’água como “punição didática”.

Depois de 10 aulas, 11 das 16 vacas aprenderam direitinho a usar o banheiro.

“Muito rapidamente, com 15 a 20 idas ao banheiro em média, as vacas iniciavam elas próprias o uso do banheiro.
No final, três quartos dos animais estavam urinando no banheiro”,  acrescenta Lindsay Matthews.

Tá certo isso?

As vacas aprendem rápido e os seus filhotes aprendem mais rápido ainda:

“Os bezerros mostraram um nível de desempenho comparável ao de crianças e superior ao de crianças muito novas”, diz o estudo publicado na Current Biology.

Para garantir o churrasco vale treinar vacas? Uns dirão que isso não é nada perto do sofrimento geral da vida delas e de todos os animais explorados pelo homem. Mas os cientistas alegam que fazer as vacas irem ao banheiro reduz em 56% as emissões de amônia causadas pela urina do gado.

Diz aí o que você acha. Os nossos leitores fieis já sabem o que nós achamos disso.

Para reduzir emissões existem maneiras mais simples e coerentes com quem está, de fato, interessado em salvar esse planeta.

Talvez te interesse ler também:

É irreversível: zerar emissões já não basta para deter o aquecimento global

Agropecuária é apontada por especialistas como uma das causas do surgimento de pandemias

Pau-rosa: para fazer perfume, árvore nativa está em risco de extinção

A tragédia no Pantanal tem nome e sobrenome: Consumo De Carne

Consumo de carne e queimadas na Amazônia: tudo a ver




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...