EUA retoma aliança para combater aquecimento global

EUA retoma aliança para combater aquecimento global

Há de se comemorar um fato importante divulgado nas negociações do clima, a COP26 da ONU: a reintegração dos EUA ao grupo de nações desenvolvidas e em desenvolvimento contra o aquecimento global.

Esse grupo integra o High Ambition Coalition: iniciativa global para garantir a meta de limitação do aumento da temperatura do planeta em 1,5 °C até 2030, ponto central do Acordo de Paris, em 2015.

A saída dos EUA desse grupo ocorreu durante o governo Trump, sendo retomada nesse momento, com a administração Biden.

A importância dessa decisão

O retorno dos EUA a esse compromisso global é importante para que se possa tomar medidas mais eficientes de combate ao aumento da temperatura no planeta, tentando manter a meta abaixo dos 2°C, no limite do 1,5ºC.

Afinal, trata-se da maior economia do mundo e segundo maior emissor de gases de efeito estufa. Por isso, seu posicionamento tem um peso enorme no alcance dessa meta.

O compromisso está relacionado à eliminação do carvão como gerador de energia; além de eliminar os subsídios concedidos aos combustíveis fósseis. Existe ainda o objetivo de duplicar a quantidade de recursos para o financiamento de controle climático no mundo.

São desafios enormes que, sem a participação norte- americana, seriam mais complicados de se atingir.

Um desafio muito grande

O desafio da mudança da matriz energética mundial e os recursos necessários para viabilização desse novo cenário de negócios necessita do esforço conjunto de governos e empresas, assim como de agentes financeiros globais.

É preciso ter empenho extraordinário, pois lutamos contra o tempo para reduzir a emissão de poluentes em cerca de 45%, até 2030, considerando o ano de 2010 como a base de comparação.

Manter a temperatura global dentro dos limites propostos é determinante para a sobrevivência da vida na Terra em diversos locais do planeta que, com o aquecimento global, podem se tornar inabitáveis.

Talvez te interesse ler também:

COP26: Fracasso da Cúpula Pode Resultar em Caos e Conflitos Globais

O Planeta pede socorro: concentração de gases de efeito estufa atinge recorde

O futuro das crianças? Cenas assim serão o novo normal se nada for feito

ONU reconhece o direito humano a um meio ambiente saudável

Joaquim Phoenix, Moby, Billie Eilish e outros artistas pedem: parem de ignorar que a pecuária é a causa da crise climática!

Relatório sobre clima global alerta para extinção da humanidade

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *