EUA retoma aliança para combater aquecimento global


Há de se comemorar um fato importante divulgado nas negociações do clima, a COP26 da ONU: a reintegração dos EUA ao grupo de nações desenvolvidas e em desenvolvimento contra o aquecimento global.

Esse grupo integra o High Ambition Coalition: iniciativa global para garantir a meta de limitação do aumento da temperatura do planeta em 1,5 °C até 2030, ponto central do Acordo de Paris, em 2015.

A saída dos EUA desse grupo ocorreu durante o governo Trump, sendo retomada nesse momento, com a administração Biden.

A importância dessa decisão

O retorno dos EUA a esse compromisso global é importante para que se possa tomar medidas mais eficientes de combate ao aumento da temperatura no planeta, tentando manter a meta abaixo dos 2°C, no limite do 1,5ºC.

Afinal, trata-se da maior economia do mundo e segundo maior emissor de gases de efeito estufa. Por isso, seu posicionamento tem um peso enorme no alcance dessa meta.

O compromisso está relacionado à eliminação do carvão como gerador de energia; além de eliminar os subsídios concedidos aos combustíveis fósseis. Existe ainda o objetivo de duplicar a quantidade de recursos para o financiamento de controle climático no mundo.

São desafios enormes que, sem a participação norte- americana, seriam mais complicados de se atingir.

Um desafio muito grande

O desafio da mudança da matriz energética mundial e os recursos necessários para viabilização desse novo cenário de negócios necessita do esforço conjunto de governos e empresas, assim como de agentes financeiros globais.

É preciso ter empenho extraordinário, pois lutamos contra o tempo para reduzir a emissão de poluentes em cerca de 45%, até 2030, considerando o ano de 2010 como a base de comparação.

Manter a temperatura global dentro dos limites propostos é determinante para a sobrevivência da vida na Terra em diversos locais do planeta que, com o aquecimento global, podem se tornar inabitáveis.

Talvez te interesse ler também:

COP26: Fracasso da Cúpula Pode Resultar em Caos e Conflitos Globais

O Planeta pede socorro: concentração de gases de efeito estufa atinge recorde

O futuro das crianças? Cenas assim serão o novo normal se nada for feito

ONU reconhece o direito humano a um meio ambiente saudável

Joaquim Phoenix, Moby, Billie Eilish e outros artistas pedem: parem de ignorar que a pecuária é a causa da crise climática!

Relatório sobre clima global alerta para extinção da humanidade




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...