Chá de folhas de goiabeira dá vigor, energia e disposição


O chá de folhas de goiabeira possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Essas propriedades podem contribuir para a saúde geral, e influenciar positivamente na vitalidade de uma pessoa.

Os benefícios das folhas de goiabeira são múltiplos. Desde reduzir o colesterol ruim até ajudar na perda de peso e controlar os níveis de açúcar no sangue. Por isso, as folhas de goiabeira são tradicionalmente consideradas curativas.

Além disso, o chá de folhas de goiabeira tem sido utilizado na medicina popular para tratar problemas gastrointestinais, como diarreia e dores de estômago, aliviando sintomas e promovendo bem-estar.

Por esses benefícios e outros que serão expostos a seguir, este chá pode ser uma aliado para a saúde. :Saiba mais!

Chá de folhas de goiabeira: um aliado da vitalidade

O chá de folhas de goiabeira pode contribuir para ter mais energia, disposição e vigor. Veja a seguir os efeitos benéficos desse chá que cooperam para dar um UP na saúde:

Bom para o cérebro

“As folhas de goiabeira contêm vitamina B3 (niacina) e vitamina B6 (piridoxina), que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, estimulando a função cognitiva e relaxando os nervos”, de acordo com informações do Dr. Manoj K. Ahuja.

Melhora a qualidade do sono

“Beber chá de folha de goiabeira regularmente ajuda a melhorar a qualidade do sono”, segundo esclarecimento do Dr. Ashutosh Gautam, gerente de operações clínicas e coordenação da Baidyanath.

Este chá também acalma os nervos e a mente, facilitando o sono.

Reduz o colesterol

LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, é um dos cinco principais grupos de lipoproteínas que transportam as moléculas de gordura para todo o corpo. O excesso dessa classe de colesterol pode causar uma série de problemas de saúde, principalmente ao coração. O mau funcionamento do coração pode comprometer várias funções orgânicas e prejudicar a saúde e a vitalidade.

Combate os sinais de envelhecimento

Ao beber o chá das folhas de goiabeira, o corpo receberá uma rica dose de vitamina C e poderosos antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Rugas, problemas na pele, enfraquecimento das raízes capilares, sinais de envelhecimento e falta de energia podem estar associados à ação dos radicais livres.

Fortalece a imunidade

Se você estiver procurando um reforço imunológico natural, o chá de folhas de goiabeira pode ser útil.

Ademais, este chá serve para diversos tratamentos, desde bronquite a dor de dente até alergias, feridas, dor de garganta e problemas de visão. E, não para aí, as folhas têm propriedades antimicrobianas, portanto, este chá pode nos proteger de doenças e apoiar nossa imunidade.

Dá mais vigor

O chá de folhas de goiabeira é popularmente conhecido por seus potenciais benefícios para a saúde, favorecendo o aumento do vigor. No entanto, é importante lembrar que esse chá não faz  milagres, se a pessoa não procura levar um estilo de vida mais saudável.

Manter um estilo de vida saudável inclui uma dieta alimentar equilibrada, exercícios físicos regulares, sono adequado e gerenciamento do estresse, o que é fundamental para promover vigor e bem-estar geral.

Favorece maior disposição

Acredita-se popularmente que o chá de folhas de goiabeira, por ser benéfico para a saúde, possa fornecer mais disposição.

As folhas de goiabeira contêm vários compostos bioativos, como flavonóides e taninos, que  possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, o consumo do chá das folhas de goiabeira propicia um aumento geral de disposição.

Poderes do chá de folhas de goiabeira

Este vídeo do Receitas e Dicas da Josy ensina como fazer o chá das folhas da goiabeira e conta mais sobre os poderes curativos desse remédio natural:

@receitasedicasdajosy Segredo do chá da folha da goiaba um poderoso remédio caseiro! #foryoupage #viral #fy #fyp #chadefolhadegoiaba #folhadegoiaba #goiabeira #receitasaudável #receitacaseira ♬ som original – Receitas Dicas da J – Receitas&DicasdaJosy

Chá de folhas de goiabeira: um UP na vida!

Se você está procurando aumentar a sua disposição, energia e vigor, o chá das folhas de goiabeira pode ser um apoio para alcançar esse objetivo.

É importante ressaltar que cada pessoa pode reagir de maneira diferente aos alimentos, bebidas e remédios naturais. Sendo assim,  o efeito do chá de folhas de goiabeira pode variar de indivíduo para indivíduo.

Consulte um médico ou fisioterapeuta

Se for fazer uso desse chá para fins medicinais, consulte um médico ou fisioterapeuta para avaliar se pode ser útil para seu caso. Nunca se automedique, nem com remédios naturais. Cuidado com as interações medicamentosas. Se estiver fazendo uso de remédios, comunique isso ao médico.

No mais, lembre-se que além das folhas da goiabeira, temos também os benefícios da sua fruta.

E você já tomou chá de folhas de goiabeira?

Fontes:

  1. Times of India
  2. NDTV Food
  3. Receitas & Dicas da Josy – Tik Tok

Para mais conteúdos sobre Usos e Benefícios das Plantas, veja:

Chá de Lavanda: Benefícios, contraindicações e como fazer

Cansado demais? Plantas e dicas para ter disposição e vigor

Cipó-cravo (Tynnanthus fasciculatus): Benefícios e usos medicinais

Dedaleira (Digitalis purpurea): Usos, benefícios, significados

Umbuzeiro: Usos e benefícios dessa árvore sagrada




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...