Chá de Folha de Goiabeira: o Melhor contra Candidíase e Sapinho


Brasileiro conhece goiaba, goiabeira e goiabada – sabe usar o chá do broto de goiabeira para aplacar as cólicas das crianças, as diarréias (virais ou bacterianas) de todos e até o chá das folhas novas para lavar o rosto com acne muito inflamada.

A goiaba, Psidium guajava, é planta natural nas nossas Américas – Central e do Sul (exceto no México, onde não há) e aqui na terra também é conhecida com os nomes de:

  • araçá-guaçu,
  • araçaíba,
  • araçá-das-almas,
  • araçá-mirim,
  • araçauaçu,
  • araçá-goiaba,
  • goiaba,
  • goiabeira-branca,
  • goiabeira-vermelha,
  • guaiaba,
  • guaiava,
  • guava,
  • guiaba,
  • mepera e
  • pereira.

É prima irmã dos araçás, que também são Psidium, da família Myrtaceae, e até parecem goiabinhas pequenas e rústicas.

Segundo alguns textos, a nossa Psidium guajava é fruta nativa do cerrado brasileiro e, pela mão dos homens, estômago dos animais e vôo dos pássaros, se espalhou pelo resto do continente.

A fruta madura, cheirosa, é muito apreciada e alimentícia, para além de ser uma riqueza em vitaminas diversas.

Só é preciso ter cuidado com os dentes – morder goiaba madura pode ser “fatal” por causa das sementes, não é?

Folhas de goiabeira: uso medicinal

Bom, mas aqui queremos falar de uma qualidade curativa das folhas da goiabeira por conta da sua atividade antifúngica e antibacteriana, razão pela qual esta planta consta do cadastro de Plantas Medicinais dos Sus – RENASUS.

Acontece que a folha da goiabeira é excelente para tratar lesões fúngicas e bacterianas tanto na mucosa bucal quanto vaginal – assim, é indicada em caso de candidíase, leucorreia, aftas e úlceras diversas.

Qualidades curativas comprovadas

A constatação desta atividade curativa das folhas de goiabeira foi feita em estudo in vitro realizado por duas pesquisadoras da Uniaraxá – Centro Universitário do Planalto de Araxá, em MInas Gerais, a bióloga Joice de Freitas Fonseca e a cirurgiã-dentista Aline do Carmo França Botelho.

Nesta pesquisa constatou-se que as folhas de goiabeira são ativas contra 3 espécies do fungo Candida, habitualmente ocorrente na vagina – C. albicans, C, krusei e C. tropicalis – e responsáveis pela enorme incidência de problemas femininos e infantis como corrimentos vaginais e infecções bucais, sapinhos, que acometem os bebês recém nascidos.

Este fungo, ou levedura, habita normalmente as vaginas mas, em situações de baixa imunidade e variação do pH (para maior acidez) prolifera demasiado causando vaginites e podendo, inclusive, causar problemas mais graves por contaminação interna do organismo humano.

A candidíase, apesar da levedura morar na vagina, também pode ocorrer em homens, por contaminação secundária, em casos de sistema imuno deprimido.

Os testes de qualidade curativa com a folha de goiabeira foram feitos com o extrato bruto na forma de macerado hidroalcoólico e aplicado sobre as colônias de Candida. O resultado foi a inibição da proliferação das leveduras com maior eficiência do que os antimicóticos e antifúngicos habitualmente recomendados para o caso.

Como usar as folhas de goiabeira

Para usar esse remédio caseiro basta você ter um pé de goiaba no quintal (pode ser o da praça, também) e fazer o chá com folhas saudáveis da planta para usar como banho de assento, como líquido para enxaguar a boca, lavar feridas ou tomar.

Fonte:  UFRGS – Atividade Antifúngica do Extrato de Folhas de Psidium guajava sobre Leveduras do Gênero Candida

Talvez te interesse ler também:

GOIABA: CALORIAS, BENEFÍCIOS E COMO FAZER O SUCO

ARAÇÁ: A FRUTA DAS PROPRIEDADES DIURÉTICAS E ANTI-INFLAMATÓRIAS

REMÉDIOS PARA DIARREIA – NATURAIS E EFICAZES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...