Araçá: a fruta das propriedades diuréticas e anti-inflamatórias


O araçá, Psidium araca, é uma planta brasileira, parente da goiaba e da jabuticada, da pitanga e da grumixama, alimentícia e com diversos usos medicinais na medicina popular.

Araçá tem diversos nomes araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pera, o araçá-rosa e o araçá-piranga e é uma planta que tem 150 espécies diferentes, conforme o ambiente onde cresce.

O araçá cresce nas planícies costeiras, restinga e na Mata Atlântica, até cerca de 1.200 metros de altitude. Também é cultivada como ornamental, frutífera e em projetos de recuperação de áreas degradadas. Seus frutos, parecidos com a goiaba, de tamanho menor e sabor mais acentuado, é procurado por pássaros e morcegos frugívoros. Suas flores, brancas e perfumadas, são melíferas e muito procuradas por abelhas nativas, contribuindo para a sua preservação.

Propriedades medicinais

O araçá tem ação calmante, diurética e antiinflamatória, sendo usada para combater as inflamações bucais e gastrointestinais, urogenitais e intestinais. A infusão de folhas e brotos é indicada, como as goiabas, para tratar diarréias e hemorragias. São medicinais tanto a fruta, as folhas e as flores que podem ser usadas em infusão.

A fruta do araçá é rica em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, B e C, antioxidantes, carboidratos e proteínas. É uma fruta mucilaginosa e adstringente cujo óleo essencial tem atividade antimicrobiana. Também possui importante teor de carotenóides e antocianinas.

Com sua riqueza nutricional, é usada na prevenção e tratamento da osteoporose, no excesso de ácido úrico, na retenção de líquidos, na anemia, no tratamento de prisão de ventre e no esgotamento físico.

Araçá possui tanta vitamina C quanto os frutos cítricos, sendo recomendada sua ingestão nos casos de gripes e resfriados.

Com a fruta madura pode-se preparar sucos, sorvete, doces e geleias mas, seu melhor uso é “in natura”, fresca.

O óleo essencial do araçá é extraído de suas folhas.

Talvez te interesse ler também:

GOIABA: CALORIAS, BENEFÍCIOS E COMO FAZER O SUCO

SUCO VERMELHO: UMA ÓTIMA MISTURA PARA A SAÚDE

JABUTICABA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E USO POPULAR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 6 comentários

  1. Ivanete
    Publicado em 31/12/2020 às 11:36 am [+]

    Não sabia dos benefícios deste fruto que aqui onde moro Florianópolis se tem baste vou consumir com mais frequência


  2. Jorge Kern
    Publicado em 07/02/2021 às 2:55 am [+]

    Tem muito sim…
    No recanto dia araçás (na lagoa ) tu encontras bastante.


  3. Jorge Kern
    Publicado em 07/02/2021 às 2:57 am [+]

    Recanto dos Araçás.


  4. Daia Florios
    Publicado em 02/01/2021 às 11:46 am [+]

    🙂 <3


  5. Monica Rodriguez Velasquez
    Publicado em 11/01/2021 às 11:34 pm [+]

    Gosto de preparar suco de araça com limão e carambola.. fica uma delicia!!!


  6. Fernando
    Publicado em 28/02/2024 às 4:46 pm [+]

    Eu tenho um pé dessa fruta aqui em casa e nem sabia desses benefícios pesquisei e fiquei impressionado com a natureza cada vez mas nos beneficiando


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...