Umbuzeiro: usos e benefícios dessa árvore sagrada


O umbuzeiro é uma árvore extraordinária, muito valorizada no Sertão Nordestino por atender às necessidades de sobrevivência de seres humanos e animais da região. O fruto dessa árvore é utilizado em receitas típicas da culinária local e contribui para a geração de renda das comunidades sertanejas.

Saiba mais sobre os preciosos atributos do umbuzeiro, com as informações a seguir.

Origem e características

O umbuzeiro, Spondias tuberosa, é uma árvore de pequeno porte, nativa da caatinga, um bioma 100% brasileiro.

Essa árvore é muito resistente à seca por ter a capacidade de armazenar água e nutrientes em suas raízes. Durante os longos períodos de estiagem, a árvore perde as folhas para evitar a necessidade de água e nutrientes.

É uma das frutíferas mais importantes da região. O fruto do umbuzeiro, umbu, tem sabor cítrico adocicado, com formato arredondado, casca lisa ou levemente pilosa (aveludada) e possui polpa suculenta envolvendo um caroço.

O perfume de suas flores brancas é o néctar que delicia as abelhas e outros polinizadores.

A copa dessa árvore tem a forma de um triângulo arredondado, que serve de proteção de sol e chuva para os sertanejos e viajantes.

Umbuzeiro e seu fruto

Essa reportagem do canal Rede TVT apresenta o umbuzeiro, seu fruto e seus diversos usos:

Usos

No Nordeste, o fruto umbu é utilizado de várias formas como:

  • in natura
  • sorvete
  • geleia
  • doce
  • compota
  • bebida, a umbuzada, muito apreciada nesta região
  • vinhos e licores caseiros
  • cervejas artesanais

Os frutos, as folhas e raízes do umbuzeiro também servem para alimentação de animais e na medicina popular.

Leia mais:

Benefícios nutricionais e medicinais

Umbu, o fruto do umbuzeiro é fonte de vitaminas A, B1 e C, diversos minerais, além de fibras e proteínas.

O suco da fruta é rico em polifenóis, que atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres.

Já o suco das raízes do umbuzeiro serve como uma bebida nutritiva que  proporciona ao sertanejo doses consideráveis de sais minerais e de vitaminas, principalmente de vitamina C.

Os primeiros habitantes do sertão, os índios, utilizavam as raízes (batatas) dos umbuzeiros para curar doenças. Inclusive, em épocas de seca, estas “batatas” são utilizadas pelos sertanejos para saciar a sede.

Desde os primeiros tempos da colonização, as comunidades dessa região utilizavam o efeito curativo do suco da raiz do umbuzeiro para tratar escorbuto, doença causada por deficiência grave de vitamina C.

Na medicina popular do Sertão, as raízes do umbuzeiro também são usadas como remédio caseiro para o tratamento de diarreias e no controle de verminose.

Fonte de renda para as comunidades sertanejas

Além de ser útil para a alimentação e como remédio caseiro, o umbuzeiro serve como geração de renda para famílias sertanejas, pois com seu fruto se produz e se comercializa produtos típicos da gastronomia nordestina.

Importância ecológica

O umbuzeiro nasce e se desenvolve de forma natural e livre na natureza, porque vários animais nativos da caatinga cooperam para a sua propagação e reprodução. É o caso das abelhas, moscas e vespas, que realizam a polinização atraídas pelas flores aromáticas do umbuzeiro.

Já a dispersão das sementes acontece por meio de animais da fauna nordestina como o veado-catingueiro, tatu-peba, cotia e outros.

No clima agreste da caatinga, o umbuzeiro atua como um oásis para humanos e animais, graças à sua sombra refrescante.

Simbolismo do Umbuzeiro

Devido à sua grande importância, os primeiros indígenas batizaram essa árvore com o nome de “ymbu”, que em  tupi-guarani, significa “árvore que dá de beber”.

Por conta de seu valor e tantos atributos, o célebre escritor Euclides da Cunha em sua obra “Os Sertões” se refere ao umbuzeiro como a “árvore sagrada do sertão”.

Para os índios Pankararu, de Pernambuco, o umbuzeiro com sua vasta copa é considerado morada dos seres espirituais que geram os ciclos da vida.

Além de tudo, na cultura sertaneja, o umbuzeiro é visto como símbolo de resistência, por sua tamanha força de sobreviver aos extremos períodos de seca.

Você conhecia essa valorosa árvore?

Fontes:

Para mais conteúdos sobre a flora nordestina veja:

Murici; Todos os benefícios para sua saúde e muito mais

Típica do Brasil, esta orquídea é considerada a Rainha do Sertão porque nasce só ali!

Carnaúba: Uma árvore espetacular 100% brasileira

Cajueiro, do nosso nordeste, uma planta medicinal e alimentar

Cajá: Fruta gostosa com sabor de infância. Veja usos e benefícios




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...