Balas de goma: conheça a crueldade animal por trás desta guloseima


Balas de goma, também conhecidas como jujubas, são guloseimas cheias de calorias vazias, contêm muito açúcar, corantes artificiais e zero nutrientes. Mas há um outro problema além desses.

Em geral, o principal ingrediente para a fabricação das balas de gomas é a pele animal, precisamente o colágeno extraído dela, o que envolve crueldade e matança.

Saiba como são produzidas as balas de goma e quais opções são mais saudáveis.

O processo de produção das balas de gomas

Um curta-metragem produzido pela rede de TV VRT  mostra as etapas de como são feitas as balas de goma, utilizando como matéria-prima principal, a gelatina animal. Dirigido por Alina Kneepkens, o curta faz parte da série Over Eten (do holandês – Sobre Comida).

No vídeo é possível ver claramente, através de uma retrospectiva do produto final até a sua origem, de onde vem a bala de goma e como é fabricada.

As cenas revelam que tudo começa a partir de um animal confinado, explorado e morto para extrair seu colágeno.

Alerta de cenas com impacto emocional! 😥

Produtos de origem animal onde você menos imagina

A bala de goma é só mais um exemplo de produtos alimentícios que parecem não conter nada de origem animal, mas que na realidade contêm! Por isso, nós consumidores, precisamos nos informar sobre o que consumimos se não quisermos compactuar com uma indústria perversa e mercenária que, pelo lucro acima de tudo, promove a tortura de animais e a destruição do meio ambiente.

Opções veganas à bala de goma

Mas você que é fissurado em comer jujubas, não fique chateado. Com o avanço do mercado vegano e planted-based, já existem balas de gomas feitas de ágar-ágar, uma gelatina vegetal feita a partir de algas.

Existem alternativas às balas de gomas que são cruelty-free, saudáveis e sustentáveis. Então, você pode continuar saboreando esta guloseima sem culpa e de forma nutritiva. Basta pesquisar por marcas, ler os rótulos e dar preferência aos produtos com selos veganos e cruelty free.

Além disso, dê preferência por embalagens sustentáveis (de papel reciclado ou biodegradável), gerando assim menos impacto ambiental e lixo.

Adotando estas atitudes, é possível reduzir os impactos do consumo humano sobre o planeta e respeitar a dignidade dos animais.

Fontes:

Para mais conteúdos sobre crueldade animal onde você nem imagina, veja:

A crueldade da seda que as pessoas desconhecem

Crueldade por trás da cera de abelha que você nem imagina

Crueldade animal: 10 práticas horríveis que a China deve abolir

Veja a crueldade por trás dos cremes de baba de caracol

Chega de crueldade: Veja alternativas ao uso de animais em laboratórios

O que é lanolina e porque usar lanolina vegetal

Botox: o que é, do que é feito. Envolve crueldade animal?

O horror por trás dos pincéis para barba e maquiagem: animais espancados

Cochonilha: porque deixar de consumir produtos que utilizam o corante extraído dela

Sabia que veganos não comem mel? Por que não comem?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Thiago Ramos de Andrade
    Publicado em 08/12/2023 às 11:10 pm [+]

    Os animais não são mortos para fazer bala de goma, são mortos para sustento e consumo humano, a bala de goma é uma genialidade de se aproveitar tudo, é sensacional.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...