Goma Xantana: o que é, para que serve, é saudável ou faz mal?


Alguns aditivos alimentares entram na composição das receitas para dar consistência ou uniformidade ao produto alimentício. É o caso da goma xantana. Já ouviu falar?

Desde sua descoberta, em 1950, por Allen Jeanes, nos EUA, esse item foi se tornando cada vez mais popular e hoje é muito comum em diversos produtos industriais alimentícios, como molhos, coberturas e sorvete.

A goma xantana é tão versátil que é usada também em cosméticos, produtos de limpeza, adesivos e fungicidas.

Conheça abaixo mais sobre esse aditivo, seus usos e onde encontrar.

O que é goma xantana?

A goma xantana é uma fibra obtida através da fermentação de açúcares simples, como glicose e sacarose. Esse processo, que é produzido pela bactéria Xamthomonas campestris, torna essa fibra um ingrediente viscoso e que ajuda a dar consistência em inúmeras receitas e produtos.

No Brasil, a goma xantana é importada e se origina da glicose do milho. É um dos aditivos mais populares da indústria alimentícia.

Para que serve?

Desde que a indústria descobriu que a goma xantana pode ser um excelente aditivo, por ser espessante, emulsificante e estabilizante eficiente, é comum encontrar o produto na composição de vários itens. Entre eles, os molhos para salada, coberturas, geleias, xaropes, sorvetes, cremes, sucos, sopas, pães, bolos e alimentos sem glúten.

Com isso a goma xantana é um dos ingredientes mais populares da indústria alimentícia, mas não é usada só em alimentos.

Os cosméticos também estão cheios dessa fibra, pois ela permite que os produtos fiquem mais espessos, porém maleáveis. É encontrada em cremes, pastas de dente, xampus e loções.

Outro dos usos da goma xantana é na indústria, em geral, pois ela suporta diferentes temperaturas e níveis de PH, além de deixar os líquidos mais densos.

É o caso dos produtos, como argamassa, fungicidas, adesivos, como cola de papel de parede e tintas. Até mesmo alguns limpadores de vaso sanitário e de forno usam essa goma.

Goma xantana é saudável ou faz mal?

A goma xantana possui aprovação para uso em alimentos como aditivo seguro em vários países da Europa, Canadá, EUA e outros.

Alguns estudos indicam benefícios como por exemplo:

  • Pode reduzir a glicose no sangue, retardando a digestão, diminuindo os picos de açúcar após as refeições
  • Diminui o colesterol: este estudou analisou redução de 10% do colesterol em homens
  • Perda de peso: devido à sensação de saciedade após o consumo da goma xantana.
  • Propriedades anticâncer: um estudo feito camundongos com melanoma descobriu que a goma xantana reduziu significativamente o crescimento dos tumores e prolongou a vida, mas nenhum estudo com humanos foi concluído.
  • Melhora o trânsito intestinal: a goma xantana aumenta o movimento da água nos intestinos e faz com que as fezes fiquem mais macias e volumosas. Também pode atuar como prebiótico e estimular o crescimento de bactérias boas no intestino.

No entanto, mais estudos em humanos são necessários para comprovar tais benefícios.

Vale lembrar também que a goma xantana é um composto não comum para uso caseiro. Por isso, o uso intenso pela indústria mostra que produtos alimentícios que contenham a goma são processados.

Pessoas com alergia ao componente principal da goma, que pode ser o milho, soja ou trigo, precisam tomar cuidado ao consumir esse ingrediente.

A goma xantana pode ter efeito laxante se consumida em excesso. Também há relatos de dor de estômago após seu consumo em grandes quantidades.

É low carb?

A goma xantana é considerada um alimento low carb e é usada amplamente em produtos específicos para quem não ingere glúten.

Ela funciona assim como um aditivo eficaz para dar elasticidade e maciez às receitas sem glúten e pode ser usada em bolos, pães, sobremesas e outros.

Goma xantana: como substituir?

Para quem prefere não consumir goma xantana ou tem dificuldade de encontrar esse item, uma das formas de substituição é recorrer ao CMC (Carboximetilcelulose), que é um composto derivado da celulose e pode ser encontrado em lojas de confeitaria ou artigos para festas.

Uma outra forma de substituição é utilizar a goma guar, que tem origem em uma planta da Ásia tropical e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Por fim, há também o psyllium, uma fibra natural proveniente da casca da planta Plantago ovata.

Onde comprar goma xantana

Embora possua uso mais intenso pela indústria, a goma xantana pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, alguns supermercados e em diversas redes de venda online.

Talvez te interesse ler também:

Alimentos termogênicos: o que são, quais são, por que ajudam a emagrecer? 

Queijo cottage: diferenças, benefícios e formas de usar

Alimentos que ajudam na cicatrização (e os que atrapalham)

GERGELIM: 15 Benefícios para a saúde e 5 receitas para usá-lo

Fonte foto




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...