Molho para macarrão: 10 receitas vegetarianas para fazer em 5 minutos


Comer um bom prato de macarrão é um dos maiores prazeres da vida, além de que, o macarrão tem benfícios que você nem imagina.

As alternativas para temperá-lo são muitas. Então, nada de repetir a receita! Seguindo simples sugestões não será mais necessário comprar molhos prontos no supermercado. Pode ter certeza de que nada é melhor do que o molho caseiro feito com ingredientes frescos e da estação.

Veja aqui 10 receitas veganas e vegetarianas para dar o condimento especial, saudável, gostoso e rápido que a sua fome merece!

Pesto ao Radicchio

fotoFonte foto: www.recipechart.com

Para duas pessoas: metade de um maço médio de radicchio. Lave-o bem e corte-o em fatias finas. Bata no liquidificador ou mixer juntando azeite de oliva a fio, sal e pimenta do reino a gosto. Junte duas colheres de amêndoas descascadas e continue batendo tudo.

Cozinhe o macarrão al dente, retire-o da água reservando um pouco desta água caso precise juntar ao molho se este ficar muito seco. Coloque o macarrão em uma frigideira ou tigela para misturar bem o macarrão no molho. Se resultar seco, acrescente a água do cozimento.

Pode completar a receita espalhando queijo parmesão ralado, e sirva!

Molho de Pistache

Esta receita é especial e fica ótima com spaghetti.

Para duas pessoas: descasque um punhado de pistache e triture-o no mixer. Em uma frigideira aqueça um fio abundante de azeite com um dente de alho descascado e inteiro. Acrescente o pistache junte 100 ml de creme de leite clássico ou de soja. Deixe o molho se enxugar um pouco misturando-o com uma colher de pau e cozinhando em fogo baixo. Ponha sal e pimenta do reino a gosto. Tempere o macarrão misturando-o diretamente na frigideira que usou para fazer o molho. Retire o alho antes de servir.

fotoFonte foto: simplyglutenfree

Molho de Nozes

Para preparar este molho use ricota ou tofu. No caso do tofu, bata-o no liquificador com água até que ele vire um creme. Faça a olho, então junte um pedaço de cada vez do tofu conforme a quantidade de pessoas que irão comer. Com a ricota clássica não é necessário batê-la no liquidificador pois ela já é cremosa normalmente. Igualmente aqui faça a olho batendo com um garfo um pouco de cada vez conforme a quantidade de pessoas que irão comer. Toste em uma frigideira 4 colheres de nozes trituradas e junte o tofu ou a ricota. Pode também simplesmente bater todos os ingredientes do mixer, juntando um pouco d’água e azeite de oliva para conseguir a consistência desejada. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e pronto! Junte o molho ao macarrão subitamente depois de cozido.

Molho de alho, azeite e pimenta

Trata-se provavelmente do condimento para macarrão mais rápido de se fazer. Fica ótimo com spaghetti. Deixe dourar um dente de alho junto com duas colheres de azeite de oliva para cada pessoa. Junte o macarrão cozido al dente no óleo ainda quente, misturando e adicionando pimenta triturada, fresca ou seca. Pode completar o condimento, use com queijo parmesão ralado ou farinha de rosca. E prontos para a “spaghettada” da meia noite!

Pesto alla genovese

Na receita tradicional de pesto utiliza-se um pilão, mas pode-se usar um mixer ainda que o resultado não seja exatamente o mesmo. Bata um punhado abundante de manjericão com azeite de oliva, 2 ou 3 colheres de parmesão ralado, um dente de alho e uma colherzinha de pinhole. Tempere com uma pitada de sal e utilize o molho assim que o macarrão estiver cozido, al dente, claro!

fotoFonte foto: epicureselections.com

Pesto de couve

Use 350 g de couve cozida e bata no mixer junto com 50 g de nozes, 20 g de pinhole, 1/2 dente de alho, 5 colheres de azeite de oliva e uma pitada de sal. Está pronto um molho rápido e saudável para o seu macarrão!

Linguine-al-pesto-di-cavolo-nero

Fonte: www.dipastaimpasta.it

Molho ao açafrão e abobrinha

Pra duas pessoas: corte em rodelas finas uma abobrinha de tamanho médio e doure-a em uma frigideira com uma colher de azeite de oliva e um dente de alho inteiro e acrescente algumas folhas de hortelã, a gosto.

Se quiser, polvilhe 1/3 de colher de chá de açafrão em pó ou colorau  diretamente na água do cozimento do macarrão para dar uma cor ao prato.

Escorra o macarrão e coloque-o na frigideira junto com a abobrinha. Misture tudo e tempere com pimenta do reino a gosto.

Se quiser um molho mais cremoso pode juntar duas colheres de creme de leite clássico ou vegetal ou bechamel feito em casa.

foto

Fonte foto: tasteandtellblog.com

Molho de verduras

Corte em fatias bem fitinhas as verduras de estação que preferir (cenoura, abobrinha, couve etc). Cozinhe tudo salteando-as em frigideira com azeite de oliva e um dente de alho, enquanto a pasta estiver quase pronta. Misture o macarrão diretamente na frigideira e sirva imediatamente. Se quiser pode misturar esta verdura em molho de tomate feito em casa para que ele fique ainda mais gostoso.

Molho carbonara vegetariana

Para preparar um molho rápido para a massa, os vegetarianos podem substituir o bacon por seitan cortado em cubinhos. Proceda a preparação da carbonara clássica, com creme de leite e ovo, utilizando esta simples variante. Quem é vegano pode juntar o seitan no creme de leite vegetal. Tempere com açafrão, curry ou cúrcuma se quiser dar com uma cor especial à sua massa.

Molho de azeitonas

Para preparar este molho pode-se escolher azeitonas verdes ou pretas, como preferir. Bata no liquidificador as azeitonas sem caroços, com azeite, salsinha fresca, uma colherzinha de alcaparras e outra de farinha de rosca ou queijo parmesão ralado.

Para que o molho fique mais cremoso pode-se juntar ricota fresca ou tofu batido com um pouco d’agua. Uma outra ideia para incrementar em dois minutos o tradicional molho de tomate é bater as azeitonas sem caroços no liquidificador e salteá-las em frigideira antes de juntá-las ao molho.

Gostou? Experimente e conte pra gente!

Talvez te interesse ler também:

5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL

3 RECEITAS VEGETARIANAS PARA BOLINHOS FRITOS OU ASSADOS

LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS

Fonte fotos: italpasta.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...