Benefícios do macarrão: porque comer macarrão faz bem!


Macarrão é aquela comida que quase vem junto com um adjetivo: ENGORDA. Mas para você comer seu macarrão na santa paz (porque de fato é uma das coisas mais gostosas que existem), vamos nos pautar na ciência e nos italianos, que são os donos da massa.

Tá liberado o macarrão, a lasanha, o canelone, o ravioli e tudo o mais! Veja por quê.

Comer macarrão ajuda a relaxar, a dormir melhor e até a emagrecer! Basta que ele seja preparado da maneira correta e consumido com outros alimentos que potencializam os benefícios da massa.

De acordo com a endocrinologista e nutricionista italiana Serena Missori, o melhor ponto da massa é al dente, ou seja, menos cozido possível, pois o amido fica retido na rede de proteínas do glúten, é assimilado mais lentamente e não causa inchaço abdominal.

Quando o macarrão fica mais tempo na água e se cozinha demais, ocorre uma dispersão do amido e aumento do glúten, fazendo com que a massa fique pesada, pegajosa e pouco digerível.

Se você perguntar qual é o ponto al dente, é como diz o próprio nome: o ponto em que se sente mastigar, e não aquela massa mole que os dentes não sentem a mastigação.

Benefícios do macarrão

Mesmo quem possui algum tipo de intolerância ao glúten pode se beneficiar, pois existem massas feitas de outros ingredientes que não levam trigo (feitas com farinha de arroz, de milho, quinoa e tantas outras). Mas existe um tipo de massa feita de trigo sarraceno que, mesmo quem tem problemas com o glúten pode ingerir. Claro que, nestes casos, um nutricionista precisa ser consultado.

Os principais benefícios do macarrão citados por Serena Missori são:

Cabe na dieta e ajuda a emagrecer

A massa sempre teve má reputação por causa de seus carboidratos. Mas estudos indicam que os carboidratos em si não impedem a perda de peso, ao contrário, pessoas que comem macarrão como parte da dieta mediterrânea têm um índice de massa corporal (IMC) mais baixo  e menos gordura na barriga (que é uma gordura perigosa).

Portanto, ao contrário do que muitos pensam, macarrão pode fazer parte da dieta para emagrecimento. Desde que seja respeitada a quantidade e a forma de preparo indicada pela sua nutricionista.

Uma indicação de quantidade é o consumo de 80 gramas de massa com um molho a base de vegetais ou de tomate fresco e pouco óleo, que ajuda a acelerar o metabolismo.

Ajuda na concentração

Por ser de fácil digestão, fornece ao cérebro açúcares essenciais para manter a concentração, a atenção e o foco nas atividades intelectuais.

Ou seja, comer macarrão ajuda a pensar melhor!

É antiestresse

Segundo especialistas, o macarrão contém vitaminas do complexo B, especialmente a tiamina (B1), que são úteis para o sistema nervoso. A glicose liberada lentamente ajuda a produzir mais serotonina, um dos hormônios da felicidade e do bem-estar.

Pode ser consumido à noite

Não é à toa que a nutricionista Serena Missori deu carta verde para o consumo de macarrão à noite (com moderação). Segundo ela, comer massa à noite pode ajudar quem sofre de insônia ou está estressado, pois a absorção de triptofano favorece a síntese dos hormônios melatonina e serotonina.

Ajuda a prevenir câncer de estômago e cólon

Pessoas com problemas intestinais (colite, inflamação, intolerantes ao glúten, celíacos) podem consumir macarrão de trigo sarraceno, desde que seja preparado al dente.

Grãos integrais compõem um “pacote completo” de benefícios à saúde – como diz este artigo da Harvard School of Public Health – citando vários estudos que indicam os benefícios dos grãos integrais inclusive na prevenção do câncer.

Tem pouco sódio e baixo teor de gordura

Comer macarrão não prejudica o coração. Muito pelo contrário!

A nutricionista diz que a massa possui proteínas que favorecem a circulação sanguínea e protegem o coração.

Lembrando que o preparo deve ser com pouco óleo e pouco sal, senão de nada adianta o benefício da própria massa. E isso vale principalmente para o molho ou acompanhamento.

Ajuda a controlar o índice glicêmico

Desde que seja preparada como indica a nutricionista (al dente), pois isso faz com que o açúcar presente na massa seja liberado bem lentamente, sem causar picos de glicemia no sangue.

Sacia e dá energia

Macarrão mata a fome e dá energia. É o prato típico e preferido dos atletas que podem e devem se esbaldar com ele. E mesmo os que não fazem esporte com frequência ou profissionalmente, como vimos, também podem tranquilamente comer macarrão, desde que não exagerem nem na dose nem no tipo de molho.

Um prato único e completo

Dependendo do macarrão que você fizer, este pode ser um prato único e completo, pois terá carboidrato para dar energia, proteína se usar queijo ou alguma leguminosa (por exemplo feijão, grão-de-bico, lentilha ou ervilha), fibras, vitaminas e minerais se você adicionar verduras como rúcula, tomates, cogumelos, pistache, nozes, para citar alguns ingredientes que combinam com o macarrão.

Longevidade

Vida longa ao macarrão e à quem come ele. Um estudo feito pelo Women’s Hospital de Boston deixou clara a sua conclusão: os carboidratos não devem ser cortados da dieta! Eles fazem bem e aumentam a expectativa de vida.

Leia mais sobre esse estudo no link abaixo:

É versátil, acessível e fácil de fazer

Existem diversos tipos de massas, pratos e receitas, sendo que é possível comer macarrão até na sobremesa! Além disso, as massas (frescas, industrializadas ou congeladas) têm longa durabilidade, o que ajuda a evitar desperdício.

Sem contar que ficam prontas em menos de 10 minutos, o que garante uma refeição saborosa, prática e nutritiva em pouquíssimo tempo.

Além de todos esses benefícios, ainda existe a vantagem de socializar, seja no momento da refeição ou mesmo no preparo da massa. Quando feito de forma caseira, trabalhando com as próprias mãos, torna-se uma forma divertida, criativa e prazerosa de preparar um prato tão querido e que une várias gerações.

Se você tem uma mama italiana que sabe preparar a massa do macarrão com todo carinho e amor, aproveite para aprender com ela essa tradição de família e, quem sabe, replicar os benefícios do macarrão para as gerações futuras? Afinal, comer macarrão faz bem e não engorda!

Talvez te interesse ler também:

Queijo cottage: diferenças, benefícios e como usar

Rúcula: os incríveis benefícios que talvez você não saiba

Café da manhã saudável: 10 opções gostosas e fáceis

Legumes cozidos no leite de coco: receita fácil, super saudável

Quinoa: 5 dicas para cozinhar, 5 erros a evitar e 5 receitas




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...