Como fazer massa de macarrão caseiro. Receitas para todos os gostos!


Engana-se quem pensa que preparar massa de macarrão caseiro é uma tarefa difícil. Os ingredientes básicos para preparar essa massa são basicamente farinha de trigo e ovos! No entanto, existem algumas variações e truques, tanto no preparo da massa, quanto na forma de abrir e cortar. Vamos aprender?

Quem não gosta de uma boa massa, não é mesmo? Nem precisa ser italiano para apreciar um bom macarrão e quando ele é caseiro então? Hummmm… É uma delícia! Mais fresquinha, mais saudável e mais saborosa!

Porém, se você tem restrições alimentares como eu que não posso mais comer alimentos que contenham glúten, ovo, leite e soja, fiquem tranquilos que, graças a Deus, já existem versões para atender a essa demanda.

Nesse artigo vamos aprender 8 versões de massa caseira:

{index}

MAS, ANTES VAMOS ÀS DICAS PARA FAZER MASSA DE MACARRÃO CASEIRO:

Para ilustrar cada uma dessas massas caseiras, separamos alguns vídeos bastante didáticos que ajudarão a mostrar como é fácil fazer macarrão caseiro. Porém, antes dos vídeos, anotem essas dicas que a maioria deles ensina:

  • A proporção de ovos para farinha é sempre de 100 gramas de farinha para 1 ovo grande (em temperatura ambiente).
  • Algumas pessoas colocam sal no preparo da massa, outros acham melhor colocar na água do cozimento e outros ainda gostam de colocar só no molho. Então, fica a critério!
  • A mesma coisa para o azeite, os que usam explicam que é para deixar a massa mais macia e moldável. Então, teste das duas formas e veja qual acha melhor.
  • Antes de abrir a massa, misture os ovos e a farinha em um recipiente que não seja frio, para não dar choque térmico na massa.
  • Para abrir a massa, recomenda-se dobrar em forma de envelope para ficar no formato correto e mais fácil de cortar depois.
  • Sempre que precisar deixar a massa descansar, enrole num papel filme, saco plástico ou papel alumínio para ela não ressecar.
  • O tempo de cozimento da massa fresca é bem mais rápido, ou seja, só um susto! Sendo assim, cozinhe por no máximo 2 minutos em água fervente e salgada.
  • O processo é um pouco demorado, mas vale muito a pena. Por isso, relaxe, abra um bom vinho, chame alguém para conversar enquanto prepara a massa. Faça desse preparo uma terapia!

PRONTO! DICAS DADAS, VAMOS ÀS RECEITAS!

Receita tradicional com uso de máquina

(Equipamento para abrir e cortar)

No vídeo abaixo do “Tô bem na cozinha”, é ensinado o passo a passo detalhado de como preparar uma massa tradicional, bem como a maneira correta de abrir e cortar em diferentes formatos. Neste caso é preciso ter a máquina. Mas para quem ama macarrão, vale a pena comprá-la!

Receita tradicional sem máquina

Aqui neste vídeo, o Master Chef Aloísio ensina uma maneira mais prática de preparar a massa caseira, que não precisa de máquina. É tudo à mão. Ele também ensina uma opção de molho com sálvia na manteiga. Com a sua massa dá pra fazer ravioli ou talharim. Confira:

Tradicional com semolina e aberta no rolo comum

Nesse outro vídeo, a Drica ensina uma versão de massa misturando a farinha de trigo com semolina, para ficar uma massa um pouco mais encorpada. Essa massa serve inclusive para preparar lasanha, bastando cortar no formato desejado:

Opção vegana (massa caseira sem ovos)

E aqui chegamos em uma das versões que se encaixa com o meu perfil atualmente: massa de macarrão caseiro sem ovos! Isso é possível? Sim! Basta utilizar apenas a farinha, água e sal! Sigam o vídeo:

Massa caseira integral

Também é possível preparar massas caseiras integrais. Para isso, basta substituir a farinha de trigo normal, pela integral. Vejam o resultado:

Massa caseira com espinafre

Se você quer dar mais sabor à massa caseira e deixá-la ainda mais nutritiva, saiba que é possível misturar alguns vegetais no preparo. Nesse caso, a Thaís Nogueira ensina a preparar uma deliciosa massa fresca de espinafre. No início do vídeo ela dá dicas de como preparar o espinafre antes de utilizá-lo na receita. Siga a receita completa:

Massa caseira colorida naturalmente

Da mesma forma que no vídeo anterior, selecionamos também um vídeo que mostra como fazer outros tipos de massas coloridas. Não, você não vai misturar todos os legumes de uma só vez… (risos)

É colorida porque ele ensina a fazer a massa caseira de cores diferentes: verde (espinafre), laranja (cenoura com açafrão) e vermelha (beterraba).

Nesse vídeo, Maurício Rodrigues também dá sugestões de incorporar outros ingredientes na massa para favorecer a coloração, bem como a substituição da farinha tradicional pela própria farinha do vegetal escolhido. Veja as super dicas dele e leve cor à tua mesa:

Massa fresca sem glúten

E aqui, mais uma opção de massa caseira para atender não só a minha demanda, mas a de muitas pessoas que se encontram na mesma situação que a minha: Massa fresca SEM GLÚTEN! (No meu caso vou tentar misturar a sem ovo com a sem glúten para ver se dá certo!)

Paula Martins é conhecida por sempre adaptar receitas tradicionais para as versões sem glúten. Para conseguir substituir a farinha de trigo, ela fala que é necessário fazer um mix de farinhas com: farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce.

Além disso, para dar elasticidade à massa, ela precisa usar goma xantana e CMC, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou para festa (no caso do CMC). Vejam o vídeo e divirtam-se com a risada gostosa dela no final:

E aí? Gostaram dessas dicas? Eu adorei e confesso que fiquei até com fome só de ver esses vídeos! Esperamos que vocês também gostem, façam o teste com cada uma dessas massas e aproveitem o momento de descontração que é o ato de cozinhar!

Preparar o seu próprio alimento, além de fazer bem para a saúde, faz bem para a mente também, pois é uma verdadeira terapia. Como sugere a Paula Martins no último vídeo, aproveite para relaxar, abrir um vinho e preparar a massa com calma e sem pressa. Nada que é feito com pressa fica bom, desfrute o momento… Carpe diem!

Talvez te interesse ler também:

COMER MACARRÃO À NOITE FAZ BEM: REDUZ ESTRESSE, COMBATE INSÔNIA E NÃO ENGORDA

COMENDO MACARRÃO E PIZZA, ITÁLIA CONSEGUE SER O 3° PAÍS MAIS MAGRO DO MUNDO!

25 DE OUTUBRO É DIA MUNDIAL DO MACARRÃO. VAMOS COMEMORAR?




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...