Super receitas para fazer com sobras de macarrão. Nada se joga! 


Sobrou macarrão do almoço ou do jantar? A luta contra o desperdício de alimentos começa na cozinha…da nossa casa. Tente nunca jogar fora as sobras, reutilize-as criando pratos saborosos para surpreender toda a família.

O macarrão, além de ser delicioso, econômico e fácil de fazer, tem muitos benefícios para a saúde:

Veja aqui algumas receitas que te darão inspiração, para não jogar nenhum macarrão fora.

Omelete de macarrão

Talvez esse seja um clássico do reaproveitamento de macarrão. Dá pra fazer com qualquer tipo de massa que sobrar. Basta caprichar nos temperos (salsinha, cebolinha, até mesmo cebola picadinha, hortelã também fica ótimo).

Aproveite e faça a limpa na geladeira colocando aquilo que estiver dando sopa: rúcula e tomate por exemplo, ficam muito bons nessa receita.

Bata os ovos de acordo com a quantidade de massa que tiver sobrado, coloque queijo ralado que também dá um toque de renovação e sabor ao omelete e… pronto!

Use a imaginação. O video abaixo dá uma boa ideia de como fazer mas pode usar a tua criatividade e dar o teu toque de gourmet reaperoveitando o que tiver em casa:

Bolinho de macarrão

Assim como a gente faz bolinho de arroz com a sobra de arroz, dá pra fazer também bolinho de macarrão, com ou sem condimento (ou seja, se tiver sobrado macarrão com ou sem molho).

O princípio é o mesmo do bolinho de arroz: formar uma massa modelável, fazer os bolinhos e fritar. O vídeo abaixo dá uma ideia mas nessa receita, nós tiraríamos o presunto sem dó nem piedade, aliás, por dó e piedade dos porcos: menos bacon e menos presunto em nossas receitas 🙂

Macarrão de forno

O macarrão que sobrou, com ou sem tempero, pode dar aquela renovada indo ao forno com um molho de tomate, creme de leite, queijo e temperos como pimenta-do-reino, orégano, salsinha, cebolinha e com o que mais tiver na geladeira (milho, azeitona, ervilha) e tua imaginação mandar. O vídeo abaixo dá uma ideia, mas você pode fazer com o que tiver em casa e de acordo com o seu paladar.

Salada de macarrão com maionese

Se sobrou macarrão cozido somente com sal (sem molho) você pode usá-lo para fazer essa receita de salada de maionese com macarrão (macarronese) com abacate, super saudável. Claro que você vai precisar fazer a olho a receita de acordo com o que tiver sobrado de macarrão em casa. Mas vale a pena! Dá uma olhada nessa receita:

Salada Vegetariana

Aqui também fica a dica para aquela sobra de macarrão “branco” ou seja, sem tempero. Essa receita é super rica, leva feijão, espinafre, cenoura, é um banquete! Inspire-se e coloque o que tiver dando sopa na geladeira.

Esperamos que tenham gostado das dicas e lembramos que estas receitas são algumas ideias que você pode reinventar toda vez que sobrar macarrão. O importante é que nada se joga, tudo se transforma!

Talvez te interesse ler também:

MOLHOS E CONDIMENTOS PARA MASSAS: 10 RECEITAS VEGETARIANAS PARA COZINHAR EM 5 MINUTOS

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS: COMECE EM CASA A LUTA CONTRA O DESPERDÍCIO

LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...