Não basta aplaudir, tem que parar de comer peixe


Um vídeo da Gisele Bündchen salvando uma tartaruga-marinha enroscada em uma rede de pesca bombou, e está bombando nas redes sociais mundo afora.

Todo mundo aplaudindo a nossa linda heroína, orgulho nacional. Mas não basta aplaudir. Tem que parar de comer peixe.

Gisele que, ao que parece, segue uma dieta vegana ou plant-based, bem que poderia aproveitar a onda do vídeo e falar sobre a importância de parar de comer peixe para salvar os animais.

Em seu post no Insta, ela fala apenas em “nos conscientizar e lembrar que a oportunidade de mudar começa com um único ato”.

Redes e apetrechos de pesca é um dos tipos de lixo que mais se encontram nos mares. É a chamada pesca fantasma. Se ninguém mais comer peixe, nenhuma indústria vai jogar redes no mar.

Pesca sustentável até  existe mas é muito difícil encontrar pescado sustentável. O peixe precisa ser de época e ser pescado em determinadas maneiras, não com redes que pescam de tudo e jogam fora o que não precisar, inocentes peixes que não são comerciais e não vão alimentar ninguém.

É preciso que as pessoas comecem a ter senso critico. Todo mundo fica triste ao ver animais marinhos sufocados de lixo, mas muitos comem peixe, muitos jogam lixo na rua que dos bueiros cai no mar ou é levado pelo vento até as águas.

Nós já falamos aqui de uma pesquisa que denominou o fenômeno humano de comer carne como carnívoros por dissociação. As pessoas gostam de carne e fazem de conta que a carne é uma coisa criada com o pensamento, não é um animal, não é uma vida. Se antes de comer carnes e peixes fôssemos obrigados a ver como é a pesca intensiva, como é a indústrias da pecuária, nos recusaríamos a comer.

Leia mais:

Então, super legal aplaudir a Gisele mas mais legal ainda é tomar de uma vez por toda a consciência de que o consumo de peixe favorece isso aí: animais marinhos lindos e inocentes pagando o pato da soberba humana.

Dá para amar os animais sem ser vegano?

Difícil amar os animais e comê-los. Mas quem quiser pode tentar matar um e comer para testar a sua capacidade de amar porque uma coisa é certa: a carne que você come, bem como o peixe que você come, não vem de um laboratório.

Mesmo assim, quem ama comer carne e acredita que não pode viver sem proteína animal, pode contribuir para a vida na Terra de outras maneiras: reduzindo o lixo, o desperdício, reduzindo o consumo, reduzindo a sua pegada de CO2, tentando viver uma vida mais natural e respeitosa com a Mãe Terra.

Mas enfim…

Não tem como não terminar esse post pedindo: GO VEGAN!

Talvez te interesse ler também:

França e Alemanha irão proibir abate de pintinhos por esmagamento

A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos

Por que você deve AGORA parar de comer carne de vitela

Plástico pandêmico: 26 mil toneladas de lixo da Covid poluindo os oceanos do mundo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...