©gisele/Instagram

Não basta aplaudir, tem que parar de comer peixe

Não basta aplaudir, tem que parar de comer peixe

Um vídeo da Gisele Bündchen salvando uma tartaruga-marinha enroscada em uma rede de pesca bombou, e está bombando nas redes sociais mundo afora.

Todo mundo aplaudindo a nossa linda heroína, orgulho nacional. Mas não basta aplaudir. Tem que parar de comer peixe.

Gisele que, ao que parece, segue uma dieta vegana ou plant-based, bem que poderia aproveitar a onda do vídeo e falar sobre a importância de parar de comer peixe para salvar os animais.

Em seu post no Insta, ela fala apenas em “nos conscientizar e lembrar que a oportunidade de mudar começa com um único ato”.

Redes e apetrechos de pesca é um dos tipos de lixo que mais se encontram nos mares. É a chamada pesca fantasma. Se ninguém mais comer peixe, nenhuma indústria vai jogar redes no mar.

Pesca sustentável até  existe mas é muito difícil encontrar pescado sustentável. O peixe precisa ser de época e ser pescado em determinadas maneiras, não com redes que pescam de tudo e jogam fora o que não precisar, inocentes peixes que não são comerciais e não vão alimentar ninguém.

É preciso que as pessoas comecem a ter senso critico. Todo mundo fica triste ao ver animais marinhos sufocados de lixo, mas muitos comem peixe, muitos jogam lixo na rua que dos bueiros cai no mar ou é levado pelo vento até as águas.

Nós já falamos aqui de uma pesquisa que denominou o fenômeno humano de comer carne como carnívoros por dissociação. As pessoas gostam de carne e fazem de conta que a carne é uma coisa criada com o pensamento, não é um animal, não é uma vida. Se antes de comer carnes e peixes fôssemos obrigados a ver como é a pesca intensiva, como é a indústrias da pecuária, nos recusaríamos a comer.

Leia mais:

Então, super legal aplaudir a Gisele mas mais legal ainda é tomar de uma vez por toda a consciência de que o consumo de peixe favorece isso aí: animais marinhos lindos e inocentes pagando o pato da soberba humana.

Dá para amar os animais sem ser vegano?

Difícil amar os animais e comê-los. Mas quem quiser pode tentar matar um e comer para testar a sua capacidade de amar porque uma coisa é certa: a carne que você come, bem como o peixe que você come, não vem de um laboratório.

Mesmo assim, quem ama comer carne e acredita que não pode viver sem proteína animal, pode contribuir para a vida na Terra de outras maneiras: reduzindo o lixo, o desperdício, reduzindo o consumo, reduzindo a sua pegada de CO2, tentando viver uma vida mais natural e respeitosa com a Mãe Terra.

Mas enfim…

Não tem como não terminar esse post pedindo: GO VEGAN!

Talvez te interesse ler também:

França e Alemanha irão proibir abate de pintinhos por esmagamento

A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos

Por que você deve AGORA parar de comer carne de vitela

Plástico pandêmico: 26 mil toneladas de lixo da Covid poluindo os oceanos do mundo

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *