A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos

A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos

A Escócia é um dos maiores produtores de salmão de viveiro do mundo, e suas criações estão acabando com os ecossistemas marinhos, como afirma um relatório da Just Economics chamado Dead Loss.

Além da poluição, essas criações atraem parasitas e causam a morte prematura de vários peixes.

Segundo informações do The Guardian, a mortalidade de peixes quadruplicou em quase 20 anos. Em 2002, o percentual de mortes era de 3% e em 2019 chegou a 13,5%. Tudo isso apenas nas fazendas de salmão escocesas.

De acordo com a avaliação, a principal causa dessas mortes são as infestações de piolhos do mar, que se alimentam de pele e muco de salmão, além de comê-los vivos. Além dos salmões, os piscicultores criam peixes selvagens que são usados para fazer farinha e óleo de peixe, para alimentar os salmões.

A sugestão tida como mais “sustentável” é a de usar óleo de algas como fonte de ômega 3 para alimentar os peixes do viveiro, substituindo o óleo de peixes selvagens. Contudo, os criadores preferem não adotar essa sugestão.

Essa prática acaba gerando um custo bastante elevado para os produtores, pois eles precisam tratar o problema dos piolhos do mar, além de arcar com o prejuízo causado pela morte dos peixes.

Uma empresa norueguesa, a Mowi, foi citada no relatório global como responsável pela morte prematura de 50 milhões de peixes entre 2010 a 2019. O custo de toda essa “brincadeira” representa US $1,7 bilhão.

Mesmo com todos esses problemas, os produtores defendem que o salmão de viveiro possui uma história ambiental, pois possuem a menor pegada de carbono, comparado com qualquer outra proteína animal.

Sushi mania

De qualquer forma, é importante salientar que todos esses problemas são causados devido à demanda mundial de todos os produtos comercializados a partir do salmão.

Se o consumo fosse menor ou nulo, certamente não haveria tanto prejuízo à vida marinha e ao ecossistema da Terra como um todo.

Pense antes de pedir o seu sushi de salmão. Existem opções gostosas, saudáveis, menos impactantes e até veganas. Basta querer!

Talvez te interesse ler também:

Receitas diferentes de Temaki, com ingredientes saudáveis

Sabe o que há por trás do peixe que você come?

Peixes sufocados e espancados: o lado negro da piscicultura intensiva

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *