Tomar café depois das refeições faz mal?


Depois do almoço dá aquela preguiça, vontade de fazer a famosa sesta espanhola. Mas como a maioria de nós tem que voltar ao trabalho, o jeito é beber um café para dar aquela levantada. Mas será que beber café depois do almoço ou jantar faz mal à saúde?

Será que a cafeína impede a absorção de alguns nutrientes da alimentação? Vamos saber.

O café tem sim seus benefícios e faz bem à saúde (sem exageros, é claro!)

Mas há casos em que é melhor não tomar café depois das refeições.

Por exemplo…

Café depois do almoço ou do jantar não é indicado para quem tem problemas de anemia ou, de forma geral, tem alguma deficiência de ferro. Isso porque, os polifenóis contidos no café dificultam a absorção deste importante mineral pelo organismo.

Por outro lado, o café pode ajudar na digestão de uma refeição mais pesada ou abundante.

Beber café depois das refeições não é um problema para a saúde de pessoas saudáveis. Mesmo assim, o ideal é bebê-lo entre as refeições e não exagerar. Dependendo do tipo de café (se mais ou menos forte), de 3 a 5 xícaras por dia esta2 de bom tamanho.

Por fim, beber café depois do jantar pode atrapalhar o sono. A não ser que quem quiser bebê-lo tenha a intenção de ficar ainda acordado por várias horas depois… beber café depois do jantar pode ser uma boa ideia.

Fonte: Ohga!

Talvez te interesse ler também:

E se a xícara de café fosse comestível?

Como Fazer o Café Moka. Super Dicas de um Italiano

Café pode matar? Qual é o limite recomendado?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...