Café pode reduzir risco de doença hepática crônica, afirma novo estudo


O café é um símbolo do Brasil. Os brasileiros não abrem mão da bebida, ainda mais no frio deste inverno. Além de gostoso, o café pode reduzir o risco de doença hepática crônica.

A doença hepática crônica é um grande problema de saúde no mundo todo. O British Liver Trust estima que ela é a terceira principal causa de morte prematura no Reino Unido, onde uma pesquisa mostrou que pessoas que beberam café tiveram 49% menos risco de morrer dessa doença.

Estudos anteriores já haviam identificado os benefícios do café no combate a doenças hepáticas relacionadas ao consumo de álcool. A nova pesquisa, que foi publicada na revista científica BMC Public Health, analisou dados de 494.585 participantes entre 40 e 69 anos. Quando se inscreveram no projeto, 384.818 disseram que eram bebedores de café, em comparação com 109.767 que não consumiam a bebida.

O estudo

A equipe de pesquisadores analisou o fígado dos participantes durante um período médio de quase 11 anos, encontrando 3.600 casos de doença hepática crônica, com 301 mortes e 1.839 casos de doença hepática gordurosa simples.

A análise, que levou em consideração vários fatores como índice de massa corporal, consumo de álcool e tabagismo, revelou que, para qualquer quantidade de café ingerida, os participantes tinham um risco 20% menor de desenvolver doença hepática crônica ou doença hepática gordurosa do que aqueles que não consumiram a bebida. Os bebedores de café também tiveram um risco 49% menor de morrer de doença hepática crônica.

Embora o estudo tenha limitações, como não conseguir provar que o café em si reduz o risco de doença hepática crônica, o professor da Universidade de Southampton Paul Roderick, coautor do estudo, faz uma análise da confirmação dos benefícios do café para o fígado por mais uma pesquisa:

“Isso, no entanto, levanta a questão de que pode ser uma intervenção eficaz para prevenir doenças graves do fígado, digamos, aqueles de alto risco”.

É claro que não basta apenas beber café para prevenir doenças hepáticas. Uma boa alimentação, a prática de atividades físicas e o consumo moderado de bebidas alcoólicas são as principais formas de manter a saúde do fígado.

Se adora café, não jogue a borra fora. ela serve para muita coisa:

Talvez te interesse ler também:

Purificar o fígado: 13 remédios naturais caseiros

Desintoxicar o fígado tomando chá à noite – 5 receitas e outras dicas

Conheça 10 alimentos que purificam o fígado




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...