Café da manhã de rei, almoço de príncipe, jantar de mendigo? Pra emagrecer, melhor não


Há quem acorde de manhã e não coma absolutamente nada. Outros tomam apenas um café puro. Alguns acordam com uma fome de leão. Mas para quem busca emagrecer, comer de manhã ajuda ou não a perder peso?

Em algumas culturas, como a mexicana, o café da manhã é considerado um almoço para nós, brasileiros. Fruta, feijão, tortilla, abacate! Enfim, um cardápio para recarregar as energias e começar bem o dia. Essa lógica de comer mais pela manhã teria a ver com o maior tempo disponível para a digestão durante o dia, com um possível benefício de emagrecimento. Algumas pesquisas concluíram:

Contudo, segundo uma pesquisa recente da Universidade Monash, em Melbourne (Austrália), comer pela manhã não contribui para o emagrecimento.

A pesquisa diz que quem faz o desjejum – que em média tem 260 calorias – pesa 1 quilo a mais do que quem pula essa refeição.

Ainda assim, os especialistas admitem que a ingestão de cálcio e fibras pela manhã melhora a concentração e a atenção, sobretudo, de crianças.

Nas dietas passadas por nutricionistas, muita gente se queixa da quantidade de refeições durante o dia. O argumentos dos profissionais é que comendo mais vezes, na verdade, come-se menos quantidade, já que o metabolismo fica acelerado e o organismo menos famélico.

A pesquisa australiana, publicada no periódico médico BMJ, revisou os resultados de 13 estudos sobre o efeito do café da manhã sobre o peso e a ingestão de energia e não encontrou evidências que amparem esses argumentos.

Segundo os pesquisadores, pular o café da manhã, aliás, poderia ajudar na redução calórica total.

O estudo

A pesquisa afirma que o café da manhã dá mais apetite durante o dia. Por isso, é preciso precaução ao recomendar para adultos os alimentos que estarão nessa refeição, para que o efeito não seja reverso.

Apesar dessa análise, os investigadores admitem que a pesquisa tem lacunas, já que os participantes dela foram acompanhados por períodos curtos – entre 2 e 16 semanas – sendo necessários mais estudos com acompanhamento por mais tempo.

Benefícios do café da manhã

O café da manhã é uma refeição importante para ingerir certos nutrientes. Por isso, ele não deve ser visto como um vilão das dietas. Essa é a opinião do professor especialista em dietética e chefe do departamento de Ciências Butricionais do King’s College, em London (Reino Unido), Kevin Whelan, em entrevista à BBC News Brasil:

“Este estudo não diz que o café da manhã é ruim para a saúde. O café da manhã é importante para a ingestão de nutrientes, cálcio e fibras”.

Além do mais, a pesquisa não diz que o café da manhã seria causa de obesidade, mas ao mesmo tempo revela que aquele ditado “café da manhã de rei, almoço de príncipe, jantar de mendigo” pode ser um mito.

Há de se lembrar que existem muitas variáveis nisso tudo, desde o estilo da vida da pessoa, passando pela sua genética e pelo que efetivamente ela come pela manhã, ou seja, é importante que o café da manhã seja saudável. veja opções nos links abaixo:

Talvez te interesse ler também:

NUTRICIONISTAS REVELAM O QUE COMER NO CAFÉ DA MANHÃ PARA PERDER PESO

CAFÉ DA MANHÃ: O QUE É QUE AS CRIANÇAS COMEM NO MUNDO

TRANSPLANTE DE FEZES PODE SALVAR VIDAS! VOCÊ SABIA DISSO?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...