café da manhã
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Um substancioso café da manhã ajuda a emagrecer. A nova confirmação vem de um estudo israelense

O famoso ditado “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo” continua sendo super válido. Agora, um novo estudo confirma: fazer um café da manhã substancial, é uma escolha saudável e promove a perda de peso.

De acordo com uma equipe de pesquisa israelense da Universidade de Tel Aviv, que conduziu o estudo sobre uma pequena amostra de voluntários adultos (11 mulheres e 18 homens com idade média de 69 anos, todos obesos e com diabetes tipo 2, tratados com insulina).

Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o primeiro seguiu uma dieta que consistia em um café da manhã substancial, um almoço médio e um jantar leve (Bdiet), enquanto o segundo foi convidado a seguir uma dieta diária baseada em 6 pequenos refeições (6Mdiet). No entanto, as duas dietas diferentes continham um número igual de calorias.

Os voluntários foram monitorados por 3 meses, período em que se avaliaram as flutuações do peso corporal e os níveis de glicose no sangue, de modo a destacar as diferenças obtidas com as duas dietas. O resultado mostrou o que já sabia o ditado popular: fazer um rico café da manhã e depois ir diminuindo a quantidade de alimento consumido é uma escolha saudável que promove a perda de peso.

A pesquisa, apresentada na ENDO 2018 (reunião anual da Endocrine Society of Chicago), destacou que, após 3 meses, aqueles que haviam seguido a primeira dieta perderam 5 quilos, enquanto aqueles que haviam consumido 6 pequenas refeições diariamente não só não tinham perdido peso, como até ganharam uma média de 1,4 quilos a mais.

E quanto aos níveis de glicose no sangue? O parâmetro foi testado a cada duas semanas e a dose de insulina foi ajustada conforme o necessário. Verificou-se que também importante valor melhorou apenas nos pacientes que seguiram o primeiro tipo de dieta. A glicemia diminuiu duas semanas após o início do experimento.

Como afirmou a principal autora do estudo, Daniela Jakubowicz, professora de medicina da Universidade de Tel Aviv:

“A hora do dia – quando você come e com que frequência – é mais importante do que o que você come e quantas calorias você consome. O metabolismo do nosso corpo muda durante o dia: uma fatia de pão consumida no café da manhã leva a uma menor resposta glicêmica e engorda menos do que a mesma fatia de pão consumida à noite”.

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Como já destacamos, esta é mais uma confirmação de que um bom café da manhã é uma excelente solução para manter o nível de açúcar no sangue nos níveis corretos, além de promover a perda de peso. Uma pesquisa anterior, conduzida pela Universidade Loma Linda, chegou à mesma conclusão em uma amostra muito maior de participantes (50.000).

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