Os 8 erros mais comuns do café da manhã


Todos sabemos que o café da manhã deveria ser a refeição mais completa do dia inteiro. Sabemos mas não o fazemos! Culpa das correrias da vida moderna que obriga a todos, de segunda a sexta, pelo menos, a levantar com os galos (que já não cantam nos quintais), engolir alguma coisa rápida e sair correndo para não perder o ônibus, o horário, o “bater o ponto” em algum relógio.

Então, é aí que a gente toma uma xícara de café, come um pedaço de pão com manteiga “e algo mais que tenha na geladeira”. Ou então, come aquela granola super elaborada, com leite, amêndoas e frutas, e um suco de laranja. Tudo correndo, claro!

E, sorte de quem tem dinheiro para a granola, as frutas e o suco de laranja – de caixa porque espremer laranja com pressa dá tudo errado! Mas, o pior de tudo, além de comer com pressa e já pensando no trabalho é comer alimentos industrializados.

Então, melhor que bolos, bolachas e biscoitos, cereais com chocolate, etc, continua sendo mais saudável um pão com manteiga. Se tiver queijo, melhor. E o café, é claro, senão o dia não começa.

Quais são os erros mais comuns no café da manhã que prejudicam sua saúde, você sabe?

1. Comer alimentos açucarados

O açúcar é gostoso, a gente sabe, e dá energia rápida tirando a fome instantaneamente mas, é justamente essa “coisa boa” que te faz mal. Quando você come alimentos açucarados o seu organismo sofre uma recarga de açúcar no sangue e, em seguida, não tem jeito, vem a queda. O colapso. Seu metabolismo fica maluco, a fome vem como uma onda enorme e, para piorar, você fica nervoso, hiper agitado. E aí, corre para comer outro alimento doce para tentar, infrutiferamente, reequilibrar a coisa.

2. Sucos de frutas e iogurte

Os sucos de fruta de caixinha são ricos em açúcar adicionado e sem nem um pingo de fibras vegetais. O iogurte também, exceto aquele que é natural, realmente. O melhor mesmo é tomar suco de fruta centrifugado em casa, feito na hora, ou comer a fruta, chupar a laranja e, já agora, comer o bagaço também. E o iogurte, sabe, você pode preparar em casa, e fica ótimo, para além de sair muito mais barato que o comprado no supermercado e ser, infinitamente, mais saudável.

3. Não beber água

A gente se esquece mas, o nosso corpo tem um absurdo de água, 80%, que é o meio básico de todas as nossas células. Então, é um pecado não tomar água, purinha, e de preferência, desfluoretada, para fazer o melhor para nosso corpo. Aliás, o ideal é mesmo você se acostumar a quebrar o jejum com uns 3 copos de água e só depois, uns 45 minutos depois, é que se deve comer qualquer coisa. Mas, se isso não for possível, os tais 45 min, pelo menos tome um copo de água pura ao se levantar. Algumas pessoas recomendam que essa água deva ser morninha, na temperatura interna do nosso corpo, para assim fazer com que as nossas funções “acordem” de forma sadia. Também é bom, eu sei, tomar água com limão – ativa o metabolismo e ajuda na desintoxicação. E se você tomar esse copo de água ao acordar, dali a nada seu intestino estará funcionando, como um relógio. Experimente.

4. Não coma rápido

O melhor mesmo é a gente comer devagarinho, mastigando várias vezes o alimento, e até mastigando o líquido, que é para a saliva se misturar bem ao alimento. Você sabia que a digestão começa na boca, com a salivação e masticação? Pois é, e para que a digestão seja bem feita e o alimento bem aproveitado, é preciso comer devagar, sem estar fazendo outra coisa ao mesmo tempo, a não ser pensar na vida, ouvir uma música suave, ou conversar com seu companheiro. O café da manhã deveria ser um bom momento de reencontro familiar, pense nisso.

5. Não comer tarde

Sabe aquela frase “Deus ajuda quem cedo madruga”? Pois, é. Tem ciência nisso. O melhor é você tomar seu café da manhã até, no máximo, uma hora depois de se levantar (aí dá certinho aquela receita dos 3 copos d’água e só comer 45 min depois, entretanto você toma banho, arruma a cama, põe a mesa, etc). Porque, quando você vai deixando seu café da manhã para cada vez mais tarde seu corpo, que já acordou faz tempo, começa a gastar energias de onde não tem, a fome, de repente, fica imensa, aí você come demais, ou então, a fome some de vez, e o estomago acaba fazendo uma úlcera. Então, regule os horários de acordar, tomar o café da manhã e depois de umas 4 horas, almoçar. Pode tomar um lanche leve no meio desse período, claro.

6. Não comer fibras suficientes

Fibras são celulosa, a gente não as digere, só os ruminantes o fazem mas, para nós também são fundamentais. A ingestão de fibras de boa qualidade que encontramos em cereais integrais, em frutas e folhagens, são muito importantes para a saúde do nosso intestino. Elas limpam a mucosa intestinal, carregando com elas o excesso de gorduras e açucares, aumentando a sensação de saciedade. E, um intestino bem regulado é caminho certo para uma vida saudável.

7. Quando você se esquece das proteínas

As proteínas, ao contrário dos carboidratos, levam um tempo maior para serem digeridas então, ajudam a você não sentir fome toda hora e ficar fazendo inúmeros lanchinhos. Por outro lado, é super importante ter uma refeição balanceada, você sabe, então escolha, dentro do que você gosta, de comer sempre uma proteína, pelo menos, no café da manhã. Ah, e reduza as gorduras mas, não as elimine. Também são necessárias. Por exemplo, eu gosto de húmus e, no pão integral com uns verdinhos por cima, fica ótimo. Ah, e tem proteína no tofu, queijo de soja, nos grãos e oleaginosas e, claro, naquele queijinho branco, mineiro, que fica ótimo no sanduíche com tomate e orégano.

8. Pular o café da manhã não faz bem para ninguém

Tem gente que não sente fome de manhã, e não come, nada. Tem gente que só toma um cafezinho e pronto e acha que está tudo certo. E tem gente que come um tico, para não engordar. Acontece que o café da manhã é a refeição principal e então esta deveria ser completa, rica, variada e bem balanceada. Comer pouco ou nada deprime o metabolismo e a gente engorda, pura verdade. E café puro em estomago vazio, por mais tradição que seja, só faz mal, apesar de gostoso, pois aumenta a acidez e secreção gástrica e daí, dá-lhe gastrite.

Bom, resumindo e concluindo. Faça do seu café da manhã um momento de alimentação saudável e reflexão que prepare o seu dia, no corpo e na mente. Bons alimentos e bons pensamentos são fundamentais para uma saúde forte e alegria de viver.

Talvez te interesse ler também:

PESQUISA REVELA QUE IOGURTE PODE DIMINUIR O RISCO DE HIPERTENSÃO

OS BENEFÍCIOS E OS MALEFÍCIOS DO LEITE DE SOJA

CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS QUE DIZEM SER SAUDÁVEIS MAS NÃO SÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...