Parece mas não é: a lista dos alimentos falso-saudáveis


Muitas pessoas creem que tomando um refrigerante light está consumindo um produto com menos calorias. De fato, a quantidade de açúcar de um refrigerante light é menor do que de um “normal”, mas trata-se de um mascaramento, pois o baixo teor de açúcar é substituído por um alto de teor de sódio.

Antenados com os novos hábitos dos consumidores em busca do consumo de alimentos saudáveis, as campanhas publicitárias elaboram discursos que visam seduzir o consumidor com estratégias como “sem glúten”, “menos açúcar”, “menos calorias”, “integral”, etc. Por isso, é preciso estar atento aos rótulos dos produtos comprados e, também, à idoneidade das empresas ávidas por esse filão do mercado.

Pensando nisso, elaboramos uma lista dos falsos saudáveis, ou seja, dos alimentos ditos saudáveis mas que na verdade, não são.

1. Alimentos livres de glúten: são produtos altamente industrializados e contêm alto teor de açúcar, além de conterem traços de glúten.

2. Iogurtes: os iogurtes naturais têm um alto teor de proteína, cálcio, vitamina B. Mas se o iogurte não for verdadeiramente natural pode conter um alto nível de açúcar, sabores e cores artificiais.

3. Suco de frutas de caixinha: sucos feitos da fruta são ricos em vitaminas e minerais. Já os sucos industrializados contêm açúcar e conservantes.

4. Soja: a soja tostada é uma fonte de proteína, mas o phytoestrogênio pode provocar efeitos cancerígenos, principalmente às mulheres.

5. Banana chips: por serem fritas, perdem muitos nutrientes, tais como: fibras, potássio, vitamina C. Contêm muitas calorias e gordura: uma banana chip tem 150 calorias, enquanto uma banana tem 105.

6. Peixes: peixes deveriam ser saudáveis mas o problema da contaminação por mercúrio e outras substâncias em nossos e mares e oceanos fazem com que os peixes não sejam alimentos seguros. Sem falar no peixe mais consumido no mundo, o salmão, OGM e criado em péssimas condições em tanques-redes superlotados.

Leia também:

POR QUE NÃO DEVEMOS COMER SALMÃO?

CIÊNCIA DESVENDA GENÉTICA DO SALMÃO. ISSO É BOM PARA QUEM?

7. Creme de amendoim: amendoim é um superalimento, além de gostoso, saudável, mas o creme de amendoim industrializado é cheio de açúcar e contém um monte de aditivos prejudiciais à saúde. Os que se dizem light então são piores ainda, pois deles são retiradas as gorduras boas contidas naturalmente no amendoim.

8. Pães multicerais: muitos destes pães industrializados contêm grãos refinados, ou seja, não integrais, além de açúcar e conservantes. Fique de olho no rótulo e não se deixe enganar.

9. Sopa instantânea: ainda que o rótulo seja verde, atraente, talvez com a descrição de ingredientes orgânicos, vamos combinar que de saudável essas sopas não têm nada. São cheias de sódio e seus ingredientes desidratados perdem propriedades nutritivas e benéficas durante o processo de desidratação. Sopa saudável é aquela feita em casa com ingredientes frescos, todo mundo sabe, mas a pressa e a preguiça….DICA: faça a sopa em uma quantidade maior e congele o que sobrar para as horas de pressa.

10. Leite de soja: está certo que o leite de vaca não é considerado um alimento saudável por muitos, mas o leite de soja tampouco te salva se tiver uma grande quantidade de açúcar e gordura em sua formulação industrializada.

Você pode substituir os alimentos industrializados por alimentos saudáveis fazendo-os em casa. Veja algumas receitas:

Banana Chips Salgada Desidratada

Ingredientes

– 3 a 4 bananas da terra – não podem estar maduras

– 1 colher de chá de limão

– ½ colher de chá de sal

– ½ colher de chá de práprica picante ou pimenta do reino

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno com temperatura baixa, para desidratar, aproximadamente 80-95ºC. Coloque o papel manteiga devidamente na assadeira e distribua igualmente as fatias da banana, deixando espaço entre elas. Em seguida, coloque o suco de limão sobre as fatias, para que não escureçam. Deixe assar até dourar – aproximadamente 1 hora. Adicione o sal e a páprica. Tire do forno e espere esfriar.

Leia também: CHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA

Iogurte natural

Ingredientes:

– 1 litro de leite (pode usar leite sem lactose)

– 1 potinho de iogurte integral (consitência firme) 170g aproximadamente

Modo de preparo:

Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formar uma película, descarte-a. Deixar esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantém quente, mas sem queimar seu dedo. Se você conseguir deixar o dedo no leite por 10 segundos, está no ponto. Nesse momento, coloque o copinho de iogurte no leite e misture bem até que se dissolva completamente. Feche a panela ou o pote onde você tiver misturado o leite com o iogurte e envolva-a com algum pano ou cobertor, para mantê-la aquecida. Deixe-a bem fechada por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente.

Se você prefere o iogurte mais consistente, basta retirar o soro com uma concha e descartar. Guarde na geladeira em recipiente fechado.

Talvez te interesse ler também:

BANANA CHIPS: VÁRIAS RECEITAS, FRITAS, ASSADAS, DOCES E SALGADAS

TRIGO PARA QUIBE: 3 RECEITAS DELICIOSAS

QUEDA NA VENDA DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NOS EUA: SERIA O INÍCIO DE UMA NOVA ERA?

Fonte foto: matogrossosaude




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...