Dieta para perder barriga: o cardápio da barriga lisinha


Muita gente quer ter a barriga lisinha, de tanquinho ou, os mais exagerados, querem ter uma barriga negativa. Vamos deixar a loucura de lado e ir direto ao assunto: uma barriguinha saliente pode até ser um charme, principalmente em mulheres, mas se ela começar a crescer além do limite charmoso, aí vira questão de saúde mesmo e não mais de estética.

Barriga lisinha e cheia de saúde

A gordura abdominal está ligada a problemas de saúde (diabetes, problemas cardíacos), e a uma maior taxa de mortalidade mas, nem pela gordura em si, e sim pelo excesso de peso, ou pela obesidade.

O mal que a gordura provoca tem mais a ver com a sua localização:

“O acúmulo de gordura na região abdominal não envolve apenas questões estéticas, guarda relação direta com a deposição de tecido adiposo no interior da cavidade abdominal, característica associada ao aumento da mortalidade geral. Já a gordura presente na região glútea ou nas coxas tem efeito metabólico menos pernicioso”.

Lê-se no site do Dr. Drauzio Varella que explica os estudos que comprovam que o aumento da circunferência abdominal é realmente preocupante e deve ser levado em conta muito além do IMC (o índice de massa corporal).

Leia mais: QUAL É O PESO IDEAL?

Uma barriga lisinha, ou melhor, não exageradamente gorda ou inchada, também pode ser indicativo de um trânsito intestinal em bom funcionamento e um sistema digestivo em plena saúde.

Dieta para perder barriga

Existe uma dieta para perder barriga? Ou seja, para emagrecer somente nos pontos que queremos?

Não exatamente matemático como você pode estar pensando mas sim!

Dizem os especialistas que é possível perder a gordura localizada na barriga pois o corpo, na falta de energia, irá buscá-la ali, onde ela estiver acumulada.

E como se faz isso?

Uns dizem que que bastaria diminuir a quantidade de calorias ingeridas. Sem nenhum segredo de coma isso e não coma aquilo.

A BBC por exemplo, em seu programa televisivo “Trust me I am a doctor”, que traz uma equipe de especialistas para investigar determinados problemas de saúde, concluiu que dá para perder até 2 centímetros de gordura abdominal em 2 meses!

Em um de seus experimentos, a equipe técnica do programa comprovou que uma dieta equilibrada faz perder barriga até mais do que fazer ginástica.

Para conseguir tal proeza, seria necessário apenas retirar 500 calorias da nossa dieta diária (veja aqui 200 calorias no prato para ter uma ideia visual do quanto os alimentos contêm em energia).

A importância dos exercícios para queimar gordura

Há também um outra teoria, muito bem fundamentada e que pode ser lida aqui na íntegra, que fala sobre o funcionamento da gordura no corpo.

Resumidamente, diz-se que o corpo ao entrar na dieta, ou seja, ao receber menos calorias, começa primeiramente a queimar músculos para depois partir para a gordura localizada.

Mas o organismo precisa de muita energia simplesmente para se manter vivo, para respirar, para pensar, para tudo. Um dos processos orgânicos que mais queima energia é justamente a digestão. Portanto, não comer não é uma boa ideia, mas comer coisas menos calóricas, sim!

Comendo, você está aumentando o teu processo metabólico, gastando mais calorias para se manter vivo e pode aumentar mais ainda este metabolismo fazendo exercícios fisico para ganhar músculo.

Os músculos para se manterem tonificados também gastam calorias, o tecido muscular, em repouso, queima o dobro ou o triplo a mais de calorias do que o tecido adiposo.

Por isso é importante fazer exercícios para ganhar músculos. Além de ajudarem a emagrecer, os exercícios ajudam a não ficar com aquela aparência “chapada”, doente, que vemos em muita gente que perde peso.

Leia também:

Como diminuir as calorias

Mudanças muito simples no dia a dia podem ajudar a diminuir as calorias sem nenhum esforço:

  • retire a bebida da refeição, mesmo as saudáveis como os sucos naturais, são sempre calorias a mais. Beba água em vez de suco, retire os refrigerantes, mesmo que diets, a cerveja, o vinho, etc
  • em vez de café que é realmente amargo sem açúcar, que tal passar a beber chá-preto? É saudável, ajuda a emagrecer, tem cafeína suficiente para levantar o astral e fica ótimo sem açúcar
  • retire molhos gordos, maioneses, catchup etc como condimento dos teus pratos.
  • Queijo ralado, por exemplo, pra quê? Só se for o verdadeiro parmesão, o parmigiano reggiano, senão, é só calorias a mais e sabor a menos no prato, concordam?
  • diminua o consumo de álcool (não precisa parar, mas se você bebe de quinta a domingo, por exemplo, já vai melhorar se beber de sexta a domingo, até passar a uma vez por semana, uma vez por mês, naturalmente! O álcool até pode fazer bem em pequenas quantidades, porque relaxa, mas lembre-se de que tem calorias também
  • coma salada antes de comer qualquer coisa para te dar antes a sensação de saciedade
  • mastigue bem devagar a comida
  • desligue o celular

Por que estas ultimas dicas são importantes?

Porque o cérebro precisa processar a alimentação. Quem come olhando no celular, rápido sem sentir o sabor, a consistência da comida não dá ao cérebro o tempo dele se saciar.

Bastaria comer em câmera lenta para diminuir a quantidade de comida que ingerimos mas, infelizmente, não damos valor a isso, na pressa nossa do dia a dia

Bom, então, resumidamente vimos que:

  • em teoria pode comer de tudo mas se comer coisas muito calóricas, deve-se comer menos, dependendo…bem menos. E atenção para as calorias vazias, aquelas coisas que não têm nada de nutritivo além de calorias
  • fazer ginástica para ganhar músculo é importante seja para o emagrecimento em si, seja para manter uma aparência saudável ao perder peso.

Alimentos permitidos

Frutas, verduras, hortaliças (vegetais são ricos em fibra; frutas mesmo as consideradas calóricas como banana e abacate podem e devem ser consumidas seja porque são saudáveis seja porque saciam)

Iogurte (leia o rótulo e não compre se contiver açúcar. Prefira o iogurte natural, sem açúcar, e adoce em casa com suco natural de laranja, mel, etc)

Chocolate 70% mínimo para a hora da fome de doce (chocolate até ajuda a emagrecer!)

Alimentos denominados termogênicos (gengibre, mel, pimenta e sucos naturais com estes ingredientes.

Leia mais aqui: SUCOS PARA EMAGRECER: QUAIS INGREDIENTES FAZEM TODA A DIFERENÇA

Pipoca (o lanche ideal! Veja aqui receitas)

Arroz integral, feijão, até nhoque, lasanha e fritura!

A lista nunca teria fim, porque na verdade pode tudo e vale lembrar que não adianta passar fome, uma porque não emagrece, como vimos, e outra porque passando fome a possibilidade de cair na tentação de se jogar em 10 brigadeiros é grande.

Importante também seria comer em casa, cozinhar, pois alimentos prontos e semi prontos são cheios de ingredientes a mais, calóricos, desnecessários, usados apenas para dar melhor aspecto ao alimento comprado.

Beba bastante água e abuse dos chás (detox, emagrecedores e chás gelados)

Alimentos não permitidos

  • porcariada de caloria vazia (batatinhas chips comprada, salgadinhos, biscoitos doces recheados, refrigerantes, produtos industrializados em geral, coloridos, cheios de açúcar, gorduras e nenhum nutriente)

Viu como é mais fácil dizer o que não pode? Porque pode tudo, basta ter bom senso e claro, procurar um bom nutricionista para preparar um menu especialmente para você, se o teu caso for o de emagrecer seriamente, ou seja, por conta de uma recomendação médica.

2 Últimas dicas

1. Já reparou que às vezes a gente come sem fome? E se a comida não for boa, pra que comer tanto?

2. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto fazer exame de sangue para medir o nível de colesterol ruim do sangue.

Pense nisso! Saúde é o que interessa!

Compulsão alimentar ou fome emocional? Reveja a sua relação com a comida

Talvez te interesse ler também:

DIETA DUKAN: COMO FUNCIONA E O QUE COMER NAS 4 FASES

DIETA LOW CARB: O QUE É, QUAIS SÃO OS ALIMENTOS PERMITIDOS E PROIBIDOS

QUAL É A MELHOR DIETA DO MOMENTO? NOVO RANKING U.S NEWS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...