Hoje é Dia Mundial da Pizza! Por que se comemora em 17 de Janeiro?


Hoje, 17 de janeiro, não é apenas o dia de homenagear Santo Antônio Abade e seus amigos de quatro patas, mas também marca uma celebração irresistível e deliciosa: o Dia Mundial da Pizza. Mas por que escolher esta data para comemorar esse ícone culinário italiano? Vamos explorar a história que une santidade, tradição e a irresistível magia da pizza.

Santo Antônio Abade, muitas vezes retratado ao lado de um porco com um sininho pendurado no pescoço, é o padroeiro dos animais domésticos. Em Milão, carinhosamente chamado de “Sant’Antoni del purcell”, sua festa é um momento especial em que a igreja abre suas portas para abençoar animais e também todas as profissões relacionadas ao fogo, incluindo a dos pizzaiolos.

Foi essa conexão simbólica que inspirou, em 1984, um grupo de pizzarias napolitanas a proclamar o 17 de janeiro como o Dia Mundial da Pizza. Uma data que transcende fronteiras, levando o aroma inconfundível da pizza para todos os cantos do globo.

Símbolo italiano por excelência

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo lobby agrícola italiano Coldiretti, a pizza é mais do que uma simples refeição na Itália; é um símbolo arraigado na identidade culinária do país.

Impressionantes 89% dos italianos a consideram o ícone gastronômico que melhor representa sua cultura. Superando até mesmo a pasta (88%), o vinho (59%) e o cappuccino (51%).

Considerada um “tesouro Made in Italy”, a pizza desempenha um papel central na sociedade italiana. Cerca de um terço dos italianos regularmente prepara a clássica pizza Margherita em casa, uma tradição que reforça os laços familiares em torno da mesa.

A Margherita, com seu inconfundível trio de tomate, mussarela e manjericão, tem uma história fascinante. Criada em homenagem à Rainha Margherita de Sabóia, em junho de 1889, pelo pizzaiolo napolitano Raffaele Esposito, a pizza foi concebida para representar as cores vibrantes da bandeira italiana.

Os benefícios da pizza

Além do prazer sensorial que a pizza proporciona, há mais motivos para celebrar. Estudos mostram que, quando consumida com moderação e ingredientes saudáveis, a pizza pode oferecer benefícios nutricionais. Com uma base rica em carboidratos, fornece energia e disposição: o tomate proporciona licopeno, um antioxidante poderoso, enquanto o manjericão contribui com vitaminas e minerais essenciais.

Então, neste Dia Mundial da Pizza, mergulhe nas tradições, sabores e benefícios deste ícone italiano. Seja você um amante da clássica Margherita ou um aventureiro gastronômico, a pizza continua a unir pessoas ao redor do mundo em uma celebração de sabor, tradição e convívio. Buon Appetito!

Fontes:

  1. WantedRome
  2. TGCOM24

Talvez te interesse ler também:

O que é Harissa? Conheça o Sabor Picante e Aromático do Oriente

Percebes ou Dedos de Lúcifer: o preço da iguaria que coloca em risco a vida de pescadores

Brasil despreza alimentos nativos, supernutritivos e econômicos, favorecendo indústria alimentícia estrangeira

Você é o que Você Come? Minissérie da Netflix Responde

20 Opções saudáveis para suprir aquela vontade louca de doce

Por que Macarrão Instantâneo faz tão Mal à Saúde?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...