Hoje, 6 de dezembro, comemore! A pizza é patrimônio da Unesco!


Desde 2017, a arte de fazer pizza é considerada patrimônio imaterial da humanidade e o Doodle do Google de hoje, faz uma homenagem a um dos pratos mais apreciados no mundo inteiro.

No dia 6 de dezembro de 2017, a arte culinária do napolitano “Pizzaiuolo” foi inscrita pela UNESCO na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Para a Unesco,

“o saber culinário ligado à produção de pizza, incluindo gestos, canções, expressões visuais, jargão local, a capacidade de manusear a massa de pizza, de atuar e de partilhar, é um património cultural indiscutível”.

O Doodle que comemora este dia traz um quebra-cabeças que desafia o participante a cortar a pizza da maneira correta.

No jogo criado pelo Google, o usuário é “desafiado” a cortar de acordo com o tipo de pizza que pediu. São necessárias várias fatias e atenção especial aos recheios, pois quanto mais preciso for o pedido e o “corte” da pizza, mais estrelas serão conquistadas.

Um pouco da história da pizza

O primeiro testemunho escrito sobre a pizza remonta ao latim vulgar de Gaeta, região central da Itália, em 997 e era um compenso dado como pagamento de aluguel de um moinho.

A primeira menção relativa à pizza marinara data de 1734, enquanto a da pizza Margherita nos anos 1796-1810.

Em junho de 1889, para homenagear a Rainha da Itália Margherita de Sabóia, o chef Raffaele Esposito preparou a “Pizza Margherita”, uma pizza coberta com tomate, mussarela (fior di latte) e manjericão, para representar as cores da bandeira italiana.

Mas, segundo alguns depoimentos, a Margherita já havia sido preparada antes da dedicação à Rainha da Itália.

E aí? Vai comemorar? Esqueça isso de que pizza engorda pois:

Então leia nossas receitas e bom apetite!

Pizza para Todos – Receitas Fáceis e Versáteis para Fazer em Casa

Como e por que fazer uma pizza arco-íris?

Pizza de liquidificador fácil. Receitas para experimentar! VÍDEO

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...