20 Opções saudáveis para suprir aquela vontade louca de doce


Vida amarga pede açúcar! Sentir uma vontade irresistível por doces pode ser um sinal de diversos fatores, desde questões emocionais até problemas de saúde. Se o desejo por doce for ocasional e passageiro, ele é absolutamente normal! É possível trocar as guloseimas cheias de açúcar por opções saudáveis para satisfazer esse desejo. Saiba mais sobre o doce desejo de açúcar e confira uma lista de opções saudáveis para driblar sua vontade de doçura.

Atenção!

Se você se pega constantemente desejando algo doce, saiba que isso pode estar relacionado a um desequilíbrio orgânico ou mesmo a aspectos emocionais. O desejo por açúcar pode surgir como uma resposta a emoções, como ansiedade ou estresse, ou ser um sinal de algum problema metabólico, como a resistência à insulina.

Se a vontade de comer doce se tornar frequente e incontrolável, é sempre aconselhável buscar orientação médica para uma avaliação completa. Mas se o desejo por doce for ocasional, saiba que existem alternativas saudáveis e deliciosas que ajudam a satisfazer esses desejos de forma equilibrada e saudável.  Confira abaixo 20 opções cientificamente comprovadas que podem ser ótimas para driblar a vontade de doce

  1. Frutas frescas: Frutas contêm açúcar, mas não só. Elas vêm naturalmente repletas de fibras, vitaminas e minerais. Maçãs, morangos ou abacaxis são uma explosão de sabor doce e nutritivo.
  2. Iogurte natural: Rico em proteínas, sacia, controla o apetite e o desejo por doces. Pode ser misturado com frutas ou mel, que apesar de doce, é muito saudável.
  3. Chocolate amargo: Uma pequena porção oferece um sabor doce sem exagerar no açúcar além de muitas vantagens, por exemplo, sua riqueza em magnésio.
  4. Banana com pasta de amendoim: Uma combinação cremosa e deliciosa que contém potássiovitamina E e do complexo B, além de tantos outros nutrientes.
  5. Tâmaras ou figos secos: Oferecem um toque doce e são ricos em fibras, minerais e vitaminas.
  6. Smoothie de frutas: Misture frutas, iogurte e um pouco de mel para um doce natural e saudável
  7. Pipoca: Uma opção saudável, crocante e leve para satisfazer o desejo.
  8. Gelatina natural: Pobre em calorias com um toque doce na medida certa.
  9. Barrinha de cereais caseira:Uma alternativa saudável e rica em nutrientes.
  10. Compota de frutas: Uma forma de aproveitar as frutas maduras, adicionando um toque de canela, uma especiaria anti-inflamatória e termogênica.
  11. Sementes de Chia: Ricas em fibras solúveis, ajudam a controlar o apetite e reduzir os desejos de açúcar.
  12. Mel: Com moderação, pode fornecer doçura natural e muitos benefícios à saúde.
  13. Nozes: Ricas em gorduras saudáveis, proteínas e fibras, são uma opção nutritiva e saciante.
  14. Kombucha: Uma bebida fermentada com baixo teor de açúcar pode ajudar a satisfazer o desejo por doces.
  15. Cacau em pó: Rico em antioxidantes, pode ser usado para criar sobremesas com baixo teor de açúcar.
  16. Vegetais: Snacks como cenouras, pepinos ou pimentões são opções saudáveis e de baixa caloria.
  17. Aveia: Rica em fibras, pode ser usada para criar receitas doces e nutritivas.
  18. Frutas desidratadas: Alternativas saudáveis e doces para lanches rápidos e nutritivos.
  19. Canela: Adicionada à dieta pode proporcionar um sabor doce natural e ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
  20. Batata-doce: Seu doce sabor mata a vontade de guloseimas, mantendo a fome longe por ser uma alimento saudável e que sacia.

Lembre-se, equilíbrio é tudo! Estas opções podem ser uma alternativa nutritiva e saudável para quando bater aquela vontade de doce, principalmente do tipo leite condensado e outras guloseimas super açucaradas.

No entanto, lembre-se! Se a vontade de doce persistir ou for excessiva, consulte um profissional de saúde para orientação adequada.

Talvez te interesse ler também:

Sobremesa light? Frutas ao forno: saudáveis, nutritivas e até podem emagrecer!

Qual sorvete escolher? Conheça os prós e os contras dos vários tipos de sorvete

Iogurte de Coco: Benefícios e Receita (sem lactose e açúcar)




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...